31 março 2010

FEIRA MEDIEVAL DE CASTELO MENDO

Feira Medieval Câmara Municipal Almeida

Quinta do Barrieiro distinguida com o Prémio Qualificação da Oferta no 1º Congresso de Turismo do Alentejo

A Quinta do Barrieiro foi distinguida, durante o 1º Congresso de Turismo do Alentejo, com o prémio Qualificação da Oferta. Receberam ainda menções honrosas nesta categoria o  Hotel Mar d’Ar e o Évora Hotel.
A Quinta do Barrieiro, um espaço de turismo rural no concelho de Marvão, é um dos parceiros da Revista Pormenores, pelo que o prémio que agora recebeu, deixa também toda a nossa equipa bastante feliz.
Sendo parceira da Pormenores num esforço continuo de melhorar a imagem e a oferta de qualidade da nossa região, a Quinta do Barrieiro oferece um exemplar da Pormenores a todos os seus visitantes.

Fonte: blog.pormenores.pt

Esposende apresentou estratégia para o desenvolvimento do turismo

Esposende
Esposende já tem delineada a estratégia para o desenvolvimento do turismo no concelho, que assenta no reposicionamento da sua marca com base no profissionalismo e eficiência e na visão da trilogia "natureza, tranquilidade e mar", rompendo com o posicionamento vigente de "sol e praia" e a sazonalidade inerente a este tipo de procura.

Este instrumento de reflexão estratégica surge da necessidade de preparar o futuro turístico de Esposende, onde o turismo surge como uma actividade com peso relativo no sector económico local. Este documento, que assenta num Diagnóstico Estratégico anterior, deve ser encarado como algo em constante revisão e actualização,

O Plano Estratégico do Desenvolvimento do Turismo de Esposende foi ontem apresentado, em sessão realizada no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, na qual o Vereador do Pelouro do Turismo da Autarquia manifestou a satisfação do Município face ao documento elaborado pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), que vem definir as linhas de acção a desenvolver, no sentido de tornar Esposende "um destino turístico de excelência".

30 março 2010

TURISMO DO CENTRO LANÇA MAPA REGIONAL

Mapa do Turismo do Centro
A Turismo Centro de Portugal (TCP) lançou esta terça-feira o seu novo folheto turístico – Mapa Regional. Trata-se de uma nova ferramenta promocional em formato de bolso, que “permite descobrir a diversidade de recursos naturais e construídos existentes no Centro de Portugal, e dinamizar os fluxos de visita, uma vez que sinaliza os produtos, serviços e equipamentos de uso turístico existentes no território”, explicou a TCP.

O mapa apresenta várias cores e elementos gráficos que identificam a área geográfica de cada Pólo de Marca Turística: PMT Castelo Branco/Naturtejo, PMT Coimbra, PMT Ria de Aveiro, PMT Viseu/Dão Lafões. A oferta do mapa baseia-se em oito produtos turísticos do Centro de Portugal, são eles: Gastronomia & Vinhos, Cultural & Paisagístico, Saúde & Bem-estar, Golfe, Negócios, Náutico, Natureza e Sol &Mar. Por cada produto turístico estão indicados equipamentos/locais de visita associados aos respectivos pólos de marca turística.

Fonte: Publituris

Dia Nacional dos Moinhos


Moinho no Barreiro
No âmbito do Dia Nacional dos Moinhos a Câmara Municipal do Barreiro realiza, no dia 7 de Abril, visitas guiadas aos moinhos do Concelho.

Para assinalar o Dia Nacional dos Moinhos, a Câmara Municipal do Barreiro realiza uma visita guiada, no próximo dia 7 de Abril, a partir das 14h00, aos moinhos do Concelho do Barreiro e ao Moinho de Maré de Alhos Vedros.

As inscrições estão abertas até ao dia 6 de Abril, no Posto de Turismo da Câmara Municipal do Barreiro, no Mercado 1º de Maio, ou pelo telefone: 210 990 837.

Fonte: DN.sapo.pt

Reabre a Pousada de Elvas

Pousada de Elvas
As intervenções naquela unidade hoteleira abrangeram sobretudo as canalizações e o restaurante, incluindo também pinturas exteriores e interiores.

A pousada encerrou a 02 de Novembro do ano passado, para obras, aproveitando a época baixa.
A Pousada de Elvas, com 25 quartos, é a mais antiga de Portugal, e na altura do encerramento para obras tinha 23 funcionários.


Por sua vez, o Grupo Pestana, vai encerrar a Pousada de São Miguel, em Sousel, unidade que tinha fechado para obras de remodelação na mesma altura, e que não volta a reabrir.
O Grupo Pestana, segundo a diretora de Comunicação, abandona a gestão da Pousada de São Miguel a partir de dia 31 de Março.


O Marketing Turístico estará em debate na IV Conferência Anual do Turismo

Marketing Turístico em debate no Funchal
O Marketing Turístico estará em debate na IV Conferência Anual do Turismo, que terá lugar no Centro de Congressos do Hotel Pestana Casino Park, no Funchal. O evento, que se realiza a 7 de Maio de 2010, é promovido pela Delegação Regional da Madeira da Ordem dos Economistas. Em edições anteriores a Conferência Anual do Turismo já se debruçou nos temas “A sustentabilidade do Turismo Regional”, “O ambiente como compromisso turístico” e o “Transporte Aéreo”

A IV Conferência Anual do Turismo conta com o Alto Patrocínio do Banif e com a Cision e a Dupla DP como patrocinadores oficiais, sendo a última responsável pela imagem do evento. Deloitte, Secretaria Regional do Turismo e dos Transportes, APRAM, Uma, Grupo Pestana, Teleféricos da Madeira, DN, ANAM, TAP, Intemporâneo e InterTours, Euromar, Windsor, TopAtlântico, Blandy e Intervisa são os restantes parceiros.

Fonte: Marketeer

Casal da Eira Branca: Páscoa em ambiente rural

O Casal da Eira Branca unidade de turismo rural em funcionamento desde Outubro na aldeia de Infantes, a apenas 4 Kms das Caldas da Rainha, lançou um pacote promocional destinado aos que queiram passar o período da Páscoa em ambiente rural.

Assim, durante o período da Páscoa, quem se alojar no Casal da Eira Branca durante três noites, beneficiará de um desconto de 50% no alojamento da terceira noite. Recorde-se que os preços praticados pela unidade durante esta época, de acordo com o publicado no site do Casal da Eira Branca, são de 75 euros por noite em T1 e 60 euros em quarto duplo.

A unidade dispõe de cinco alojamentos independentes com casa de banho privativa, televisão por satélite, Internet e ar condicionado, sendo que dois deles têm também cozinha.

Sala própria com computador ligado à Internet, Salão de estar, onde decorrem exposições temporárias de pintura, desenho e fotografia; jardins, baliza de futebol, tabela de basquetebol, rede de voleibol, bicicletas, baloiço, "casa de brinquedos", barbecue e forno de lenha, compõem a oferta do Casal da Eira Branca que, através de diversas parcerias estabelecidas proporciona também aos seus hóspedes o acesso a diversas actividades como golfe, ténis, vela, equitação e ateliers de pintura.

Fonte: Turisver

29 março 2010

A "1ª Grande Gala de Turismo - Encontro de Gerações e muitas emoções" é já no próximo dia 10 de Abril.

O evento vai realizar-se na Quinta da Senhora Menina, em Faro, pelas 19h30, e pretende reunir actuais e antigos alunos e professores do curso de Turismo da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) da UAlg, ao longo dos seus 18 anos de existência.

Os interessados podem inscrever-se no Secretariado dos Cursos da ESGHT, em Faro ou Portimão, até ao próximo dia 26 de Março. O preço do jantar é de 25 euros.

Para quem esteja fora do Algarve e não consiga deslocar-se à ESGHT, solicita-se que envie um e-mail para calmeida@ualg.pt, de modo a poder receber as instruções de pagamento.

Fonte da imagem: Universia

“Semana do Sarapatel” de 29 Março a 4 de Abril

Castelo de Vide - Semana do Sarapatel

Turismo de Negócios: Hotel Vila Galé Coimbra aposta no segmento empresarial

Vila Galé Coimbra
Um novo hotel de quatro estrelas, do grupo Vila Galé, abre quinta-feira em Coimbra, dotado de 229 quartos e um centro de conferências com capacidade para 600 pessoas.

Inspirado no conceito "Leisure & Conference", o Vila Galé Coimbra destina-se ao turismo de negócios e de lazer e apresenta uma previsão de ocupação até ao final do ano de 50 por cento, registando-se já "dias fechados e muitos pedidos de grupos e de empresas para a realização de eventos", disse uma fonte do grupo à agência Lusa.

"A escolha da Vila Galé pela zona de Coimbra surgiu da necessidade de colmatar uma lacuna ao nível de unidades de grande qualidade que reunissem todas as condições para realização de eventos de maior escala", segundo uma nota acerca do novo hotel da cidade.

Grutas de Mira de Aire finalistas do concurso “7 Maravilhas Naturais de Portugal”

A Direcção da Entidade Regional do Turismo de Leiria-Fátima congratula-se com a presença das Grutas de Mira de Aire no grupo de 21 finalistas do Concurso "Sete Maravilhas Naturais de Portugal".

Grutas de Mira Aire
Foram considerados critérios como a beleza, importância ecológica, significado histórico e cultural e estado de conservação que elegeram as candidaturas mais representativas da biodiversidade de Portugal Continental e Ilhas, onde se incluem as Grutas de Mira de Aire, concelho de Porto de Mós, na categoria “Grutas e Cavernas”.

As Grutas de Mira de Aire, maiores grutas de Portugal, situam-se apenas a 15 km de Fátima e a 110 km de Lisboa. A extensão desta autêntica catedral subterrânea atinge os 11kms, mas apenas 600 metros podem ser visitados turisticamente. Inauguradas em 1974, já receberam mais de 6 milhões de visitantes. As dimensões, beleza e importância ecológica das águas subterrrâneas associadas a um polje com inundações periódicas, levaram às classificações como Imóvel de Interesse Público (1955) e Sitio RAMSAR (2005).

Açores, um dos melhores locais do mundo para ver baleias

Baleia nos Açores
O arquipélago dos Açores acolhe mais de duas dezenas de espécies de cetáceos, entre residentes e visitantes de passagem, o que o torna um dos melhores locais do mundo para a observação de baleias.

“Entre as cerca de 80 espécies que existem a nível mundial, conseguem-se avistar 24 nos Açores e a surpresa é poder encontrar uma diversidade muito grande”, afirmou Rui Rodrigues, responsável de uma empresa de observação de baleias em Ponta Delgada.

Consulta do Turismo de Portugal vai ter comité de peritos

Turismo de Portugal logo
A consulta que o Turismo de Portugal vai lançar para a criatividade da próxima campanha de turismo interno integra, pela primeira vez, um comité de peritos de apoio técnico ao júri de selecção.

Foram convidados para esse comité três personalidades da Publicidade - Armando Guerreiro, Edson Ataíde e Carlos Coelho – e a apresentadora do programa especializado Imagens de Marca, Cristina Amaro.

A este comité compete estabelecer a metodologia da avaliação das propostas criativas e a valorização das mesmas de forma a apoiar a decisão do Turismo de Portugal.

Para o "procedimento concursal", são chamadas as cinco agências de Publicidade que tiveram melhores desempenhos em 2009, de acordo com o ranking Media Monitor – EURO RSCG, Publicis, Ogilvy & Mather, TBWA e McCann Erickson – excluindo aquelas com as quais o TdP já não pode fazer novos ajustes directos em virtude da regulamentação das compras de entidades públicas (Y&R Red Cell, BBDO).

As agências de Publicidade terão completa liberdade criativa e poderão, inclusivamente, apresentar assinaturas que substituam a que foi utilizada na campanha de 2009 – “Descubra um Portugal maior”.

Fonte: Turismo de Portugal
Fonte da Imagem: Briefing

Hotéis ao desbarato no Algarve

Há hotéis de cinco estrelas no Algarve a cobrar pelo preço de três estrelas para atrair clientes, critica o director do resort Pine Cliffs.

"Ser agressivo com descontos, seja a nível hoteleiro seja do imobiliário, não é resposta", considera Carlos Leal, acrescentando que a estratégia dos concorrentes do Sheraton Algarve, integrado no Pine Cliffs, está a prejudicar o mercado e vai atrasar a recuperação.

O também director executivo da multinacional United Invest-ments defende a "inovação de produtos" para atrair os clientes, como tem sido a estratégia do Pine Cliffs.

O consultor Andrew Coutts concorda e diz que essa opção está já a inspirar muitos dos novos empreendimentos turísticos em construção no País.

O presidente do ILM Group está convencido de que o interesse pelo imobiliário "vai voltar", mas eventualmente sem a força da última década
.
Fonte: Dn.sapo.pt

JAVIER BLANCO, OMT: “É PRECISO POSICIONAR A OFERTA DE TURISMO DE SAÚDE E BEM-ESTAR

“É preciso posicionar a oferta de Turismo de Saúde e Bem-Estar e apostar em investir na competitividade deste produto, através da sua identificação, sistematização e organização estratégica”, defendeu Javier Blanco, da Organização Mundial de Turismo (OMT) durante a sua intervenção, a primeira do Seminário Internacional de Turismo de Saúde e Bem-Estar. Recorde-se que este evento insere-se na programação do Aquameeting – II Encontro Internacional de Turismo de Saúde e Bem-Estar, que aconteceu de 26 a 28 Março no centro de congressos da Alfândega do Porto.

Javier Blanco chamou a atenção para o facto de os profissionais que trabalham este produto terem a necessidade de “gerir a informação com maior rigor e rapidez para fazer a diferença”, através do uso da tecnologia no intuito de aumentarem a competitividade e a produtividade, ao mesmo tempo que reduzem os custos.

BEJA FOI CAPITAL DO TURISMO NACIONAL

O Castelo de Beja
Beja foi o palco do I Congresso de Turismo do Alentejo, uma iniciativa que decorreu nos passados dias 26 e 27 sob a égide da Entidade Regional de Turismo do Alentejo.
Desenvolvimento, organização e financiamento dos destinos turísticos em Portugal; o Aeroporto de Beja; Benchmarking de destinos turísticos – os exemplos da Toscânia, de La Rioja e do Algarve; Autarquias, que visão para o Turismo; Turismo no Alentejo – novos projectos, novos produtos, novos mercados; e Destination Management Organisations foram os temas abordados.

Para exploração Turística - Câmara Municipal de Ferreira de Zêzere cede Solar do Séc. XVIII

A Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, numa clara aposta no turismo, tem disponível para exploração turística, a Casa da Quinta do Adro. Trata-se de um solar do séc. XVIII cuja recuperação já está parcialmente concluída e no qual o promotor terá apenas de efectuar a restante reabilitação. Segundo os responsáveis da Câmara Municipal de Ferreira de Zêzere esta é uma excelente oportunidade de negócio já que a exploração poderá ser cedida a custo zero e durante o tempo máximo permitido por lei.

Segundo Jacinto Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, «a aposta no sector do turismo é extremamente importante, pelo que a autarquia deve desempenhar um papel mobilizador, através da criação de parcerias com entidades privadas, de modo a incrementar o sector, bem como o desenvolvimento económico e sustentável do Concelho. Entendemos que a cedência do Solar para exploração turística irá ser muito atractiva para os investidores, que aqui poderão desenvolver um turismo de qualidade».

10 Mil euros em prémios - PORTUGAL 2010 – Concurso Internacional de fotografia vídeo escrita criativa pintura

 Portugal é a mais antiga nação da Europa e foi conhecido antigamente pelo nome de Lusitânia. Tendo como referência a história de Portugal, a United Photo Press lança o concurso internacional de 10 mil euros em prémios “PORTUGAL 2010“.

O concurso internacional “PORTUGAL 2010“ aberto a todos os profissionais e amadores, nacionais e estrangeiros, integra fotografia, vídeo por telémovel escrita criativa e pintura interligando as 4 áreas e várias categorias nos trabalhos apresentados.

Surge desta forma a fusão de vários temas em fotografia, vídeo texto e pintura que passam pela construção de uma contracultura na arte Portuguesa; não exactamente no sentido radical de ruptura com a realidade social mas num sentido em que, precisamente, a partir dessa realidade mixada nas áreas, supostamente indiferente e perversamente domesticada, se afirma o olhar irónico, crítico ou redentor dos autores através dos temas a concurso do “PORTUGAL 2010”, que tem como sub-tema “Portugal no Mundo”, alargando infinitivamente a realização e produção dos trabalhos no exterior.

Os trabalhos selecionados serão apresentados em exposições nacionais e internacionais, finalizando o concurso com o livro “PORTUGAL 2010”.

Lançamento do regulamento em Abril (www.portugal2010.org).

Para mais informações: +351 9191 3535 5 * manager@unitedphotopress.net.

 UNITED PHOTO PRESS - ONG Internacional privada sem fins lucrativos, recruta voluntários para potenciar actividades na área da comunicação social, desenvolve projectos promovendo as boas práticas éticas, culturais e ambientais, em áreas tão vastas como a fotografia e o fotojornalismo, promovendo publicações literárias e acções comunitárias nacionais e internacionais.

28 março 2010

Turismo da Madeira: Inaugurado voo de baixo custo entre Madeira e Porto

A Região Autónoma da Madeira está ligada, a partir de hoje, a Lisboa e ao Porto por companhias aéreas de baixo custo, na sequência da liberalização do espaço aéreo.

A Transavia, companhia "low cost" da KLM e da Air France, inaugurou hoje o voo comercial entre a Madeira e o Porto, com tarifas de 40 euros (ida e volta por 80 euros), com quatro frequências semanais (aos domingos, segunda, quinta e sexta feira).

A partir de Outubro, estas frequências deverão passar a semanais.

A Transavia espera nos próximos 12 meses transportar 60 mil passageiros nesta rota. 

O Festival Gastronómico “A Pão e Laranjas”

 O Festival Gastronómico “A Pão e Laranjas” termina, hoje, na vila de Vidigueira. Neste último dia ainda há um conjunto de iniciativas a que vale a pena assistir.

Na vila de Vidigueira cumpre-se hoje o último dia do Festival Gastronómico “A Pão e Laranjas”. Uma iniciativa anual, promovida pela autarquia local, que já se tornou referência na região.

O Largo da Cascata foi o cenário escolhido para a realização desta edição de 2010 que está a recriar um ambiente de finais da Monarquia e inicio da República em homenagem a uma figura histórica da Vidigueira: o Visconde da Ribeira Brava. Com esta recriação o certame associa-se às comemorações do centenário da República.

Luís Pestana, vereador da Câmara Municipal de Vidigueira, afirmou que outra novidade deste ano é que ao pão, às laranjas e à doçaria associam-se outros produtos do concelho como o vinho, o azeite, os enchidos, os queijos e o mel.

O programa pode ser consultado em www.cm-vidigueira.pt

Fonte do texto e da imagem: Radio Voz da Planície

Dois Países – Um Destino: Norte de Portugal e Galiza unem-se na promoção

 “Dois Países – Um Destino”, é o mote da promoção conjunta do Turismo do Porto e Norte de Portugal e da Galiza que resulta de uma parceria entre estas duas entidades. Nesta iniciativa conjunta o Turismo de Saúde e Bem-Estar vai estar em destaque uma vez que é um produto partilhado por ambas as regiões. O objectivo desta promoção conjunta passa por potenciar a competitividade deste produto na região portuguesa e na espanhola para fazer concorrência a mercados emergentes como os países do Leste europeu.

Fonte: Publituris

24ªedição do Festival do cabrito, em Torres Novas de 27 de Março a 18 de Abril

A 24ª edição do Festival Gastronómico do Cabrito chega a Torres Novas entre 27 de Março e 18 de Abril.

Uma iniciativa da Câmara Municipal de Torres Novas em parceria com o gabinete de Turismo. Uma iniciativa que pretende mostrar as especialidades gastronómicas da região, onde o cabrito será o centro das atenções.

Cabrito à padeiro, cabrito na púcara, cabrito assado no forno com arroz de miúdos, ensopado de cabrito, cabrito na brasa com miga ou caldeirada de cabrito, são algumas das especialidades, sem esquecer a doçaria regional e os frutos secos e típicos da região.

Fonte: O Ribatejo

27 março 2010

Governo: novo modelo com as agências regionais de promoção turística

O ministério da Economia vai criar um novo modelo de contratualização com as agências regionais de promoção turística, que deverá entrar em vigor a partir de 2011, anunciou hoje o secretário de Estado  Carlos Zorrinho.

No âmbito das medidas de promoção e de estímulo à procura do destino Portugal, o novo modelo, "mais eficaz e mais adequado à realidade", irá substituir o atual, que "vigorou entre 2006 e 2009 e foi prorrogado por mais um ano", explicou.

O secretário de Estado da Energia e da Inovação, em representação do ministro da Economia, Vieira da Silva, falava na sessão de encerramento do 1.º Congresso de Turismo do Alentejo, que terminou hoje, em Beja, e cuja próxima edição vai decorrer em março de 2011, em Tróia, no litoral alentejano.

Na sua intervenção, Ceia da Silva, presidente da Turismo do Alentejo, organizadora do congresso, pediu ao Governo para "agilizar" e "mudar os regulamentos" do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

Maratona Fotográfica Vicentina: Fotógrafos percorrem concelhos de Vila do Bispo e Aljezur.

Fotógrafos percorrem concelhos de Vila do Bispo e Aljezur.

Os amantes da paisagem vicentina têm este fim-de-semana a oportunidade de sair em busca de pequenos paraísos escondidos, participando na Agreste – Maratona Fotográfica da Costa Vicentina. A empresa de formação Giz e a agência de comunicação Nutkase são as responsáveis pela iniciativa e contam com o apoio das câmaras de Vila do Bispo e Aljezur. A iniciativa, que nasceu pelas mãos de Nuno Ribeiro, responsável pela Giz, pretende trazer ao Algarve pessoas de todo o país para criarem fotografias únicas que servirão posteriormente de mote a uma exposição.

Oito empresas lançam cluster para a hotelaria

José Sócrates apadrinha a apresentação na segunda-feira de um cluster industrial de oito empresas, com catálogo  único para a hotelaria. O projecto hi.global valoriza as marcas e reforça a capacidade competitiva.

A Móveis Viriato já equipou centenas de hóteis, incluindo de cadeias como a Hilton, Sheraton, Radisson ou Meridien e as torneiras da Cifial viajam pelas principais cidades americanas e redes como a Four Seasons, St. Regis ou Beverly Hills. Viriato e Cifial são duas das oito empresas exportadoras que se associaram na constituição de um cluster industrial para o sector hoteleiro que será apresentado na segunda-feira, em Lisboa.

Amorim Revestimentos (cortiça), Lusotufo (alcatifas), Molaflex (colchões), Costa Verde (porcelanas) e Lasa (têxteis-lar) são os outros sócios da associação Line Friends que opera sob a marca hi.global. No conjunto, geram vendas de 250 milhões de euros e empregam  3.000 pessoas.

O primeiro ministro, José Sócrates, e o ministro da Economia apadrinham o lançamento do hi-global. "A aliança confere massa crítica e congrega as experiências individuais em mercados mais difíceis que serão colocadas ao serviço de todos", sintetisa  António Rocha, da Viriato, que preside á hi.global.

O projecto hi.global traduz-se no lançamento de um catálogo único e a capacidade do agrupamento fornecer e decorar chave na mão uma unidade hoteleira ou um resort turístico.  A hi.global "vai oferecer à hotelaria mundial soluções integradas que valorizam as marcas associadas e reforçam as condições competitivas das empresas", dizem os promotores. Por isso, o risco de cada parceiro é menor e a rede comercial será trabalhada numa lógica comum, adaptando-se a cada mercado.

Fonte: Expresso

V Jornadas de Etnobitânica de Fornos de Algodres

O Município de Fornos de Algodres e a Confraria da Urtiga organizam de 16 a 18 de Abril as V Jornadas de Etnobotânica, iniciativa de grande alcance quer social quer científico que valoriza um dos produtos naturais que, embora simples e por vezes menosprezado pelas pessoas pode ter grande importância na gastronomia regional: A URTIGA.

Este vegetal que cresce abundantemente nos campos, de forma selvagem é já reconhecido em alguns países pelas suas propriedades nutritivas e vitamínicas (a URTIGA tem mais vitamina C do que a Laranja) mas também, aproveitando as suas fibras constitui uma matéria-prima com grande potencial na confecção de tecidos e outros materiais afins.

Acresce que as suas propriedades gastronómicas são variadas e permitem a sua utilização nos mais diversos produtos, desde sopas, queijos, sorvetes, esparregados, sobremesas, etc.

4ª Feira do Açúcar de Vizela: arrancou oficialmente esta tarde

Arrancou, esta tarde, a 4ª Feira do Açúcar de Vizela – “O Bolinhol Convida”. Apesar da chuva foram vários os que já se deslocaram à Praça da República para provar as doçarias conventuais.

Ao todo são 13 os doceiros presentes, numa edição que conta com a participação da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Vizela e do clube de coleccionadores de pacotes de açúcar.

O bolinhol é marca gastronómica de Vizela, com o presidente da Câmara Municipal de Vizela, Dinis Costa, a reiterar a importância da doçaria local: “Toda a gente fica encantada com o bolinhol. Esta Feira veio também no sentido de deixarmos a nossa marca a nível nacional. E traz gente a Vizela”.



Querem a Linha do Tua a Património Nacional

Um grupo de cidadãos pediu esta sexta-feira ao Governo o reconhecimento da Linha do Tua como Património Nacional por considerarem «única e exemplar» esta via ferroviária, que corre o risco de ficar submersa devido à construção de uma barragem, diz a Lusa.

Entre os mais de cem subscritores do pedido entregue esta sexta-feira no Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR) há nomes transversais de vários sectores da sociedade portuguesa, nomeadamente os músicos Sérgio Godinho e José Mário Branco, os professores universitários Adriano Moreira, Gaspar Martins Pereira e Lopes cordeiro, além de escritores, representantes de movimentos cívicos e autarcas.

Relatório do World Travel & Tourism: 2010 pode ser um ano de recuperação para o Turismo

A previsão é da mais importante Organização de Turismo do Mundo e atribui a Portugal uma estimativa de crescimento de quase 2%. São dados que deixam os operadores nacionais optimistas.

Um relatório do World Travel & Tourism Council é optimista para Portugal já que fala em recuperação.

Segundo esta instituição mundial de turismo, Portugal vai crescer este ano e nos seguintes, no que se refere à entrada de turistas.

Segundo os dados, o PIB português, no que se refere ao turismo, deverá crescer 1,9% para 24 mil milhões de euros, por ano. Outro dado importante  é que o número de pessoas a trabalhar para a indústria do turismo em Portugal chegará aos 23%.

Para este ano o turismo deverá representar 14,4% do PIB enquanto em 2020 deverá atingir 16,9%. Para Pedro Costa Ferreira, o vice-presidente da APAVT – a Associação das Agências de Viagem Portuguesas – estes dados são positivos pois falam em recuperação já para este ano.

Fonte : Rádio Renascença

Longevity Wellness Resort : O primeiro hotel português dedicado ao turismo sénior

Acaba de abrir um novo resort português para hóspedes entre os 45 e os 70 anos. Chama-se Longevity Wellness Resort e nasceu na serra de Monchique, Algarve

      Um resort para gente mais velha? Como assim?

      O Longevity Wellness Resort, que acaba de abrir em Monchique, no Algarve, é o primeiro conceito deste género em Portugal. É um espaço voltado para pessoas com mais de 45 anos e, segundo o CEO do grupo, Nazir Sacoor, a ideia é combinar "a vertente turística com a vertente da medicina preventiva e de gestão do envelhecimento, articulando, num único espaço, uma oferta de bem--estar baseada em abordagens holísticas (terapias de relaxamento para a mente e para o corpo), estéticas (terapias de rejuvenescimento) e médicas (diagnóstico clínico, prescrição, nutrição)."

Associação Empresarial da Região do Algarve: Turismo – Nova fase. Nova visão

Vítor Neto – Empresário e Gestor, presidente do NERA, Associação Empresarial da Região do Algarve, assina esta coluna uma vez por mês

O Turismo é de facto um mundo muito especial. Ou melhor, uma verdadeira «constelação», como diz o Prof. Ernâni Lopes.

Nas fases heróicas de crescimento, o Turismo brilha em todo o seu esplendor de sucessos, projectos, investimentos grandiosos e até heróis. As certezas absolutas sobre os «produtos» que no futuro serão procurados por milhões de turistas são inabaláveis. Foi o que se passou nas últimas décadas, do «Club Mediterranée» ao «Dubai».

Em Portugal a última década tem sido fértil nas ambições e nas desilusões. Basta recordar o objectivo de colocar Portugal, em dez anos, no «top ten» do turismo mundial (D.Barroso, Maio 2003) e as metas do Pent (2006) para 2009 (15 milhões de turistas) ou 2015 (20 milhões).

Nas fases de quebra tudo se esquece e misteriosamente deixa-se de falar em números. A «crise» explica tudo. Mas ficam os factos.

A Turismo Centro de Portugal participa na Hora do Planeta

A Turismo Centro de Portugal (TCP) participa na acção A Hora do Planeta, movimento internacional que visa alertar consciências e desenvolver comportamentos ambientalmente sustentados. No próximo sábado, dia 27 de Março 2010, as luzes do edifício sede da TCP, localizado em Aveiro, vão estar desligadas das 20h30 às 21h30.

O Planeta precisa da ajuda de todos! As alterações climáticas têm provocado efeitos negativos nos modos de vida das populações e na conservação da biodiversidade. É urgente a adopção de uma atitude ambiental mais equilibrada e a prática responsável de modelos de cidadania.

Este ano, espera-se que a participação na Hora do Planeta seja ainda maior e que milhões de pessoas em todo o mundo adiram à esta iniciativa.

Junta-se à Turismo Centro de Portugal e apague as luzes! Promova um futuro melhor. Apoie esta iniciativa.

Fonte: Publituris

II Jornadas de Reflexão de Animação Turística: Ambiente e Turismo Responsável nos Açores

As II Jornadas de Reflexão de Animação Turística subordinadas ao tema “Ambiente e Turismo Responsável nos Açores” irão decorrer na ilha do Pico a 16 a 18 de Abril de 2010.

26 março 2010

Dino Expo: A maior exposição de esqueletos e réplicas de dinossauros do mundo abre sábado

É a maior exposição do mundo de esqueletos e réplicas de dinossauros e abre as suas portas ao público, no próximo sábado, pelas 16 horas, no pavilhão do Nercab, em Castelo Branco. Durante sete meses a Expo Dino vai atrair à cidade de Castelo Branco dezenas de milhares de visitantes.

A iniciativa que tem como parceiros media o Reconquista e o Ensino Magazine, é vista pelo presidente da Câmara albicastrense como uma oportunidade. "Esperamos que esta exposição contribua para que esta região se afirme como um destino turístico. Esperamos milhares de visitantes durante o período deste evento". No entender do autarca chegou a hora "de não se fazerem iniciativas que só dão despesas. Por isso contamos com todos, para que esta exposição tenha uma retribuição económica significativa para a Região".

A Dino Expo é organizada pelo Geopark Naturtejo, que assim pretende promover o território, e pela empresa holandesa “Creatures & Features”. Na conferência de Imprensa que serviu de apresentação do evento, o responsável pela Creatures & Features, Aart Walen, mostrou-se entusiasmado com a realização da exposição em Castelo Branco, até porque como refere possui casa de férias em Nisa e estar no com este evento no território Naturtejo é algo de especial.

Vila Nova de Milfontes: Diversão e gastronomia em Feira de Turismo

Vila Nova de Milfontes é o cenário para a 4ª edição da Feira de Turismo do Concelho de Odemira, que vai decorrer nos dias 2, 3 e 4 de Abril.

Trata-se de um evento anual que visa promover o potencial turístico de Odemira, através de uma mostra de produtos, serviços, animação, cultura e história.

A Feira é uma iniciativa da Câmara Municipal de Odemira e das Casas Brancas, em conjunto com empresários, associações locais e população.

Aos domingos e feriados os monumentos vão receber menos turistas e mais famílias

Igespar interdita acesso de grandes grupos nos dias em que entrada é grátis Aos domingos e feriados os monumentos vão receber menos turistas e mais famílias

É efectivo a partir de 1 de Abril — depois do problemático fim-de-semana da Páscoa: no horário de entrada gratuita dos domingos e feriados, monumentos como o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém, em Lisboa, ou o Convento de Cristo, em Tomar, deixam de receber grandes grupos em visita guiada como forma de “garantir o acesso universal à cultura”, nomeadamente o acesso das famílias e visitantes individuais “sem possibilidade de conhecer de outra forma o património histórico nacional”.

A decisão afecta monumentos como o Mosteiro dos Jerónimos ou a Torre de Belém (Pedro Cunha)

A decisão foi tomada pelo secretário de Estado da Cultura, Elísio Summavielle, antigo director do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (Igespar), num despacho em que abre a hipótese de apenas a título excepcional os directores dos espaços autorizarem essas visitas nas manhãs de domingos e feriados, até às 14h (o horário de entrada gratuita). O mesmo despacho determina um regime de agendamento prévio nos restantes horários dos mesmos sítios e momentos, em geral listados pela UNESCO como património mundial ou da humanidade — outros exemplos: o Parque Arqueológico do Vale do Côa e o Mosteiro de Alcobaça.

Gonçalo Couceiro, actual director do Igespar, diz que o que acontece actualmente é que muitas famílias e indivíduos, em muitos casos com rendimentos reduzidos, acabam por ser ultrapassados pelos grandes grupos, mas sublinha também a necessidade de fragmentar a pressão concentrada que os grupos em visita guiada representam nas manhãs de domingos e feriados, insustentável para espaços que têm que ser protegidos fisicamente.

Segundo dados do instituto, dos 1,8 milhões de visitantes anuais dos espaços sob tutela do Igespar, cerca de 413 mil estão concentrados nos momentos de entrada gratuita. Destes, 340 mil serão visitantes estrangeiros. “Isto dá noção da pressão que existe”, sublinha Gonçalo Couceiro, explicando que isto é tanto mais verdade quando “200, 300 pessoas na Torre de Belém já é imenso”.

Para a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), parceiro fundamental do Igespar, esta é, contudo, uma medida que, a juntar ao recente aumento dos valores de acessos, mostra “o maior desrespeito e desprezo pela actividade turística nacional, pelos agentes de viagens, operadores nacionais e estrangeiros e pelas pessoas que nos visitam”. Num comunicado desta semana, a APAVT pede a revogação da decisão “com carácter de urgência”.

A APAVT é um “parceiro importante”, reconhece Gonçalo Couceiro — “contactei o director, vamos reunir” —, mas sublinha: “Em termos internacionais há restrições em todos os monumentos de grande afluência. Em Granada, sem marcação, consegue-se ver os jardins [do palácio de Alhambra] quando se consegue e isto chegando antes das 13h”.

Fonte: Publico



Semana Gastronómica do Borrego


Semana Gastronómica do BorregoO Borrego é o pretexto para uma Páscoa festiva no Baixo Alentejo. De 29 de Março a 4 de Abril, 100 restaurantes, de 38 concelhos do Alentejo, apresentam a tradicional cabeça de borrego assada no forno, ensopado de borrego, molhinhos e pezinhos, pá de cordeiro com catacuzes, entre outras receitas.

Uma Iniciativa da ERT Turismo do Alentejo. Os clientes dos restaurantes aderentes, durante essa semana, podem sugerir uma frase/slogan sobre a iniciativa, enviando a sua ideia num postal para a Turismo do Alentejo, para se habilitarem a um fim-de-semana para duas pessoas numa unidade turística.

Fonte da imagem: reguengos-monsaraz.pt

ONU abre casa em Idanha-a-Nova

Idanha-a-Nova vai receber a sede da Comissão para Soluções Técnicas do Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP).

Os novos serviços daquele programa tutelado pelas Nações Unidas surgem após o primeiro Meeting da UN Music & Environment Iniciative Stakeholder, que decorreu esta semana, em Arendal, na Noruega.

Nesse encontro ficou ainda decidido que em Setembro, o novo Meeting será realizado naquela vila raiana.
Segundo apurámos, a reunião, em que participou o vice-presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, e onde estiveram presentes 24 representantes da Indústria da música a nível mundial, ficou aprovada uma carta de intenções, como primeiro passo para criar uma Rede de actuação Mundial e um compromisso de financiamento, com o apoio da UNEP, e de alguns dos mais representativos participantes do encontro.

A abertura desta comissão em Idanha-a-Nova é vista como uma mais-valia, não só para o concelho raiano, mas para todo país, tanto mais que as outras duas comissões ficarão instaladas em Londres e na Austrália.

Fica também demonstrada a forte aposta que a autarquia idanhense tem feito nesta área, como o demonstra o próprio Boom Festival, e todo o trabalho desenvolvido no âmbito do turismo, em especial do turismo de natureza e património, tendo em Armindo Jacinto o seu grande impulsionador e estratega.

Fonte:Jornal Reconquista

25 março 2010

Exposição Museu dos Descobrimentos
Atravessar o oceano e acompanhar a chegada ao Brasil presenciando o encontro de dois povos distintos e o início de um país com uma biodiversidade impressionante. Isto é apenas um gostinho do que pode ser degustado no Museu dos Descobrimentos, no Centro Interpretativo “À Descoberta do Novo Mundo”, em Belmonte, na Serra da estrela, em Portugal, que recria a saga de Pedro Álvares Cabral, com um espaço reservado para o Brasil e Porto Seguro (BA). Lá é possível conhecer toda a história dos descobrimentos portugueses em 16 salas modernas e interativas. A preocupação com os detalhes é impressionante, tanto que na sala do Brasil, o clima foi alterado para lembrar a temperatura dos trópicos.

Quando foi a ultima vez que foi passear sozinho com a sua mulher? - 15 sítios para largar os miúdos nas férias

Se os miúdos mandassem, os programas de férias não tinham actividades pedagógicas. Prefiriam ir a Los Angeles conhecer a Miley Cyrus, à Disney Paris, a Londres, ou simplesmente ao espaço. Como isso não é assim tão simples e não queremos provocar um ataque de nervos aos pais, escolhemos 15 actividades para ocupar as duas semanas de férias dos mais pequenos. De norte a sul do país ainda é possível encontrar vagas. Mas apresse-se a marcar.

Apesar de serem miúdos, já sabem bem o que querem. Assim, há férias para todos os gostos, até para quem gosta de tudo um pouco. Há aulas de surf e de caiaque para os mais audazes. Mas os pais não precisam de se preocupar, porque há sempre monitores atentos para amparar as quedas. Para acabar de vez com a ideia de que os vegetais nascem nas prateleiras dos supermercados, inscreva-os nos ateliers de jardinagem e horticultura. E se o seu filho tiver queda para salvar o ambiente e os animais, pode sempre levá-lo para a colónia de férias do Monte Selvagem, no Alentejo ou até ao Jardim Zoológico, para darem uma mãozinha aos tratadores. Quem tiver veia artística, não faltam opções por todo o país.

Fonte: Jornal i

MoMA com parceiros nacionais em Destination: Portugal


A Loja de Serralves, o Ministério da Cultura, o Turismo de Portugal, a AICEP Portugal Global e a TemaHome vão ser os parceiros do MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova Iorque) para o lançamento, no próximo mês de Maio, do projecto Destination: Portugal.

Este projecto, inserido na iniciativa Destination: Design Series que visa dar a conhecer as tendências do design em vários países do mundo, reúne várias peças de designers portugueses, desde a cortiça ao mobiliário, passando por acessórios para a casa e louças inspirados na cerâmica portuguesa e na azulejaria, jóias contemporâneas que incorporam técnicas tradicionais como a filigrana, entre outros. As peças serão expostas nos espaços comerciais do MoMA, onde a Loja de Serralves, parceira do projecto e da MoMA Design Store, terá vários produtos incluídos na colecção.

Fonte: Meios e Publicidade

NOVO TERMINHAL DE CRUZEIROS PRONTO EM 2013

tejo_cruzeiros
A Câmara Municipal de Lisboa e a Administração do Porto de Lisboa (APL) lançam hoje (quarta-feira) o Concurso Público de Concepção para a Elaboração do Projecto do Terminal de Cruzeiros de Lisboa. Um projecto que corresponde a um investimento global de mais de 25,5 milhões de euros e que ficará concluído em 2013, ao cabo de 24 meses de obras. O projecto a apresentar na sequência do concurso de ideias requer a definição de um edifício ímpar, que se destaque pela sua integração na cidade, com uma estratégia de refuncionalização de edifícios na área envolvente, que permita uma vivência do espaço ao nível do turismo, lazer, comércio, serviços e equipamentos.

DIRECTOR DA OMT VAI AO SEMINÁRIO DO AQUAMEETING

Javier Blanco da Organização Mundial de Turismo (OMT) será um dos oradores no Seminário Internacional sobre Turismo de Saúde e Bem-Estar, a convite do Turismo do Porto e Norte de Portugal. Recorde-se que este evento insere-se na programação do Aquameeting – II Encontro Internacional de Turismo de Saúde e Bem-Estar, a acontecer de 26 a 28 Março no centro de congressos da Alfândega do Porto.

Constituído por vários painéis e workshops, este seminário tem por objectivo analisar e discutir o Turismo de Saúde e Bem-Estar.

O Turismo do Porto e Norte de Portugal destaca no dia 27 os temas “Selo de qualidade turística para SPAS de hotel” e “Management and SPA business”, às 9h30m e 11h respectivamente.

Segundo Melchior Moreira, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, “eventos como este contribuem para solidificar o desejo de tornar o Norte no principal destino wellness do país”. Recorde-se que “Saúde e Bem-Estar” é um dos sete produtos estratégicos prioritários na estratégia de promoção definida pela entidade regional.

Fonte: Publituris

MARKETING TURÍSTICO” É TEMA DA IV CONFERÊNCIA ANUAL DO TURISMO


A Delegação Regional da Madeira da Ordem dos Economistas volta a promover a IV Conferência Anual do Turismo, que decorrerá a 7 de Maio no Centro de Congressos do Hotel Pestana Casino Park, no Funchal. Em debate estará o “Marketing Turístico” um tema que a organização considera “obrigatório pela sua transversalidade a todo o sector”, explica no comunicado enviado à redacção.

O programa da IV Conferência Anual do Turismo, que a organização divulgará dentro em breve, pretende “dar continuidade ao modelo estabelecido nas anteriores edições sendo os oradores de fora da região, e envolvendo moderadores e comentadores do sector e agentes locais”.

A Delegação Regional da Madeira da Ordem dos Economistas sublinha que com a realização desta conferência pretende continuar o trabalho que desenvolveu nas anteriores onde se debateram “A sustentabilidade do Turismo Regional”, “O ambiente como compromisso turístico” e o “Transporte Aéreo”.

Fonte: Publituris

Uma nova impressão no Turismo de Portugal

Declarações de Hugo Sousa, director do Departamento de Sistemas de Informação

24 março 2010

Feira Rural regressa ao pavilhão de exposições do Cartaxo

No dia 28 de Março os produtores e comerciantes do Cartaxo levam à cidade as frutas, legumes frescos e os produtos tradicionais. O pavilhão municipal de exposições recebe no próximo domingo a segunda edição da Feira Rural do Município do Cartaxo, onde os produtores vão ter oportunidade de comercializar os seus produtos. Espera-se a presença de 30 produtores e comerciantes locais.

A primeira Feira Rural decorreu em 20 de Dezembro e superou as expectativas de produtores, visitantes e organização, a cabo da autarquia e da Confederação Nacional de Jovens Agricultores de Portugal (CNJ).

Esta segunda edição vai voltar a reforçar o apoio social prestado aos seniores do concelho, que podem usufruir de cheques rurais, descontos que podem ser levantados na câmara, juntas de freguesia. Os portadores do cartão sénior municipal, podem ter acesso gratuito a frutas e legumes frescos.

A Câmara do Cartaxo rotula a Feira Rural como inovadora e inédita, sendo a única do género a realizar-se em Portugal. Como mais-valias do evento destaca-se a forte interligação com o mundo rural, o estímulo à economia local, a promoção de uma agricultura local sustentável e de melhores hábitos alimentares.

 Fonte: O Mirante

Campeonato Mundial de SMS de regresso

Arranca hoje em Braga a primeira fase das eliminatórias portuguesas do World Mobile Cup, o concurso que visa descobrir o utilizador de telemóvel mais rápido a escrever SMS

Organizado pela LG o campeonato vai passar por mais de uma dezena de cidades portuguesas até chegar à Amadora no dia 3 de Abril.

Os vencedores da primeira fase passam depois para uma segunda fase que decorre em Abril e Maio no Algarve, Porto, Viseu e Lisboa.

Para apadrinhar a edição deste ano do evento a fabricante de telemóveis escolheu Pedro Matias, um dos portugueses que chegou à final internacional realizada em Nova Iorque, onde bateu o record mundial ao escrever um SMS com 264 caracteres em 1 minuto e 59 segundos.

Mais informações sobre o evento neste link.

Fonte do texto e da Imagem: Sol

Tomar: Festival S. Silvestre Jovem 2010 dia 2 de Abril

O Festival S. Silvestre Jovem 2010 vai decorrer dia 2 de Abril, às 23:30, na sede da Associação Cultural e Desportiva de S. Silvestre, em Tomar.
O evento, agora na décima edição, pretende ajudar bandas a «saírem da garagem», visando responder ao contexto de «difícil afirmação da nova música portuguesa», segundo o divulgado em comunicado.

Estão inscritas diversas bandas, entre as quais os Ashes, que obtiveram o 16.º lugar do Preload (entre 1600 concorrentes) no concurso do SuperBock SuperRock de 2007, tendo já tocado também no palco Novos Valores do Avante em 2006.

A entrada tem o custo simbólico de um euro.

Consulte mais informações no site da associação.

 Fonte: Diário Digital

Windsurf: Frota nacional regressa no Faro Conquilha Challenge 2010

A segunda edição do Faro Conquilha Windsurf Challenge, agendado para o próximo sábado, 27, na praia de Faro, marca o regresso da frota portuguesa de windsurf às regatas.

O Centro Náutico da Praia de Faro acolhe este evento, que terá uma componente desportiva e outra formal, com a realização de uma assembleia geral da Associação Portuguesa de Windsurf.

Na reunião magna, vão ser votadas algumas alterações aos estatutos, apresentados os resultados da época 2009 e o calendário 2010. “Depois de um ano onde se arrumou a casa, é altura de implementar o novo figurino e planear as acções de futuro, como um ranking formatado e um ranking de ondas”, declarou o presidente da associação, Nuno Jardim.

As inscrições já efectuadas apresentam um misto de atletas experientes e principiantes nestas andanças competitivas, antevendo “uma enriquecedora troca de experiências e motivação para trazer mais atletas para os eventos competitivos a realizar no futuro”, refere a organização.

Manuel Plantier e Augusto Garcia estarão presentes no evento onde está prevista, pela manhã, a apresentação do maior circuito privado ibérico de slalom, com os presentes a conhecerem em primeira mão todos os detalhes sobre o Circuito Ibérico ProAm – Windsurf Summer Tour 2010.

Este evento é uma co-organização do portal Conquilha e da Câmara Municipal de Faro.

Fonte: Região Sul

1º Encontro Terra Lazer Ribatejo Presidente do Turismo de Lisboa e Vale do Tejo destaca potencialidades e excelência da oferta da Região

Lisboa, 24 de Março de 2010 – Durante 3 dias, o Plaza Ribeiro Telles, Vila Franca de Xira, foi palco da primeira edição do 1º Encontro Terra Lazer Ribatejo (www.terralazer.com).

Uma mostra que contou com a presença de expositores de diversas áreas da actividade económica da Região, como de autarquias locais e entidades estatais. No total, foram mais de 20 os expositores, nas áreas dos vinhos, doçaria, animação turística, turismo, viagens, hotelaria, eventos e turismo equestre, nesta primeira mostra de produtos e serviços de empresas que operam no Ribatejo.

Entre 12 e 14 de Março, foi possível conhecer “o melhor do Ribatejo, em todos os sentidos...”, através da oferta de cada um dos expositores presentes, como através do programa de actividades paralelas, com degustações, workshops e animação.

A abertura do evento contou com a presença de Joaquim Rosa do Céu, presidente do Turismo de Lisboa e Vale do Tejo (TLVT), que destacou «vale a pena apostar no Ribatejo e mostrar que bem perto de Lisboa existe uma Região com grandes potencialidades. O que se vai passar no Terra Lazer», disse, «simboliza isso mesmo: a excelência da oferta e as suas potencialidades, como são os exemplos da lezíria e do Estuário do Tejo. O País só terá a ganhar se todos congregarmos esforços para uma oferta turista única».

Lisboa eleita "Melhor Destino Europeu 2010"

A capital de Portugal foi eleita o 'Melhor Destino Europeu 2010 – A Escolha dos Consumidores', numa votação que incluía ainda outras nove cidades europeias (Barcelona, Londres, Copenhaga, Bilbau, Lyon, Amesterdão, Berlim, Praga e Helsínquia).

A vitória de Lisboa permitirá a promoção da 'cidade das sete colinas' na página da Internet da Associação Portuguesa do Consumidor, publicidade nos media europeus e a utilização do logótipo 'Escolha do Consumidor' durante um ano na comunicação do Turismo da cidade.

Em declarações às SIC Notícias a organização afirmou que o resultado da votação reflecte "uma cidade que soube preservar toda a sua alma e oferecer uma porta de entrada ao turismo, sem esquecer as suas riquezas sociais e culturais".

Qualidade de vida e das infra-estruturas, oferta cultural e turística da cidade foram os critérios de selecção que deram a vitória a Lisboa.

Fonte: Correio da Manhã

Red Bull Air Race: Turismo de Portugal não apoiaria corrida no Tejo

O Instituto do Turismo de Portugal (ITP) não apoiaria a realização da Red Bull Air Race em Lisboa, ao contrário do que fará no Porto, afirmou hoje o presidente da autarquia da capital, António Costa (PS).

O autarca de Lisboa recusou, contudo, que exista "qualquer relação" entre a não realização da prova este ano na capital e a ausência de um apoio de 500 mil euros ao evento por parte do Turismo de Portugal.

"O acordo com a Associação de Turismo de Lisboa e a Câmara Municipal de Oeiras previa um montante em caso de haver verbas do ITP e em caso de não haver. A razão pela qual as coisas evoluíram como evoluíram foi porque me foi solicitado pelo senhor presidente da Câmara do Porto que a prova se pudesse realizar alternadamente nas duas cidades", afirmou.

Festival do Peixe do Rio - 27 e 28 de Março de 2010

Um típico festival gastronómico associado ao peixe do rio. Decorre na aldeia ribeirinha do Pomarão durante o mês de Março. Uma excelente oportunidade para provar o muge frito, o ensopado de enguias, as enguias fritas, a lampreia, a caldeirada de peixe do rio, as sopas de peixe e outros petiscos típicos. Para animar há sempre música, concursos de pesca, passeios de barco e exposições alusivas ao rio e à arte da pesca.


[+] programa

[+] galeria

Fonte: http://www.merturis.pt/pt/eventos/detalhe.php?id=5

Bicicletas de Lisboa disputadas por quatro

JCDecaux, Clear Channel Manvia, Public Bike System Co e o consórcio Transdev/Soltráfego foram as empresas convidadas pela Câmara Municipal de Lisboa a apresentar propostas para a criação de uma rede de bicicletas partilhada na cidade, noticiou o JN.

O modelo de exploração prevê que a bicicleta possa suportar publicidade, sendo que a gestão e as receitas ficarão com a entidade que ganhar o concurso. Segundo explicou ao M&P fonte oficial do executivo camarário, as quatro empresas têm até meados de Abril para apresentar as suas propostas.

Após a adjudicação do contrato e num prazo de seis meses, a empresa vencedora deverá instalar 100 estações, o que corresponde a pelo menos mil bicicletas. A cumprir-se o cronograma, ainda este ano haverá bicicletas partilhadas a circular pela capital.

Numa segunda fase e dentro do prazo de um ano após a assinatura do contrato, o número total de bicicletas deverá situar-se nas 2.500. A JCDecaux implementou redes em cidades como Paris, Viena, Bruxelas e Sevilha, a Clear Channel está presente, entre outros, em Barcelona, Oslo e Estocolmo), enquanto o Public Bike System Co é responsável por cidades como Montreal e Londres.

Fonte: Meios e Publicidade

23 março 2010

Câmara de Angra assinala Dia da Água com conferência sobre termalismo


A autarquia de Angra do Heroísmo vai comemorar o Dia da Água, que se assinala esta segunda-feira, com uma conferência sobre termalismo a realizar na próxima quinta-feira, dia 25 de Março.

“Termalismo em Angra uma oportunidade” é o titulo da conferência que visa abordar as potencialidades termais das águas provenientes da zona hidrotermal do Posto Santo.

Restaurantes e Câmara de Loulé promovem gastronomia com a Primavera de Sabores

Onze restaurantes da cidade de Loulé participam na 4ª Mostra Gastronómica “Primavera de Sabores” que irá decorrer de 28 de Março a 18 de Abril.

Esta é uma das iniciativas da autarquia de Loulé que pretende potenciar a gastronomia enquanto componente cada vez mais importante para as actividades turísticas.

Bica Velha, A Moagem, Paralelo 38, Museu do Lagar, Naturalmente, Monte da Eira, 3 Wonders, Calypso, O Avenida, L`Auberge e Atelier do Bacalhau são os restaurantes aderentes.

Sagres integra "Rota Vicentina" de percursos pedestres

O projecto arranca em Junho deste ano e deverá estar concluído em Novembro de 2011.

O município de Vila do Bispo vai integrar o projecto “Rota Vicentina”, que consiste na implementação de uma grande rota de percursos pedestres entre Santiago do Cacém, no litoral alentejano, e Sagres.

O projecto quer desenvolver a região sudoeste como destino turístico de natureza, promovendo a integração da zona no mapa internacional de percursos pedestres, ajudando à recuperação e manutenção dos caminhos e contribuindo para um modelo de turismo sustentável e com valor económico.

Tenda dedicada ao enoturismo marca Festival Queijo, Pão e Vinho

Três dias para celebrar os produtos de qualidade do concelho




A 16ª edição do Festival Queijo, Pão e Vinho decorre entre 26 e 28 de Março, em S. Gonçalo, freguesia de Quinta do Anjo, concelho de Palmela, numa organização da ARCOLSA – Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida com a Câmara Municipal de Palmela. Uma oportunidade única para saborear os nossos produtos tradicionais de qualidade e para desfrutar dos encantos da região. O Queijo de Azeitão certificado, o queijo de ovelha, o pão e os vinhos regionais são os reis do certame, onde há lugar, também, para a doçaria e o mel da Arrábida. Assim, no Pavilhão I, teremos a presença de 31 expositores – 13 de queijo, nove de vinhos, seis de pão e bolos e três de mel.

Portugal com 41 nomeações nos óscares do Turismo

Portugal é um dos países mais nomeados para os World Travel Awards, prémio internacionais de turismo atribuídos por uma organização já com 17 anos. A TAP, o aeroporto de Lisboa ou a Praia Dona Ana, em Lagos, fazem parte de uma lista de 41 nomeados portugueses, 31 das quais em categorias europeias.

Da lista, constam também vários hotéis e resorts, nomeadamente na categoria de luxo. Lisboa surge ainda como um dos melhores destinos para uma escapadela citadina e melhor paragem para cruzeiros, entre outros atributos.

A Madeira integra a lista de nomeados com várias ofertas, o que poderá também contribuir para o relançamento do turismo na região.
Fique a conhecer as nomeações portuguesas.

Primeiro voo experimental da nave da Virgin Galactic para preparar turismo espacial

 A nave especial onde o milionário Richard Branson pretende levar os turistas espaciais a partir de 2010 realizou ontem o seu primeiro voo de ensaio, sobrevoando o deserto da Califórnia sob a asa de uma “nave-mãe”. É nesta nave que viajará em breve o português Mário Ferreira.

A Virgin Space Ship (VSS) Enterprise e a “nave-mãe” WhiteKnight II descolaram de uma base aérea no deserto Mojave, pelas 7h05 locais (14h05 em Lisboa). Voaram durante 2 horas e 54 minutos e atingiram uma altitude de 45 mil pés, cerca de 13,7 quilómetros, anunciou a Virgin Galactic em comunicado.

TAP. Greve asfixia turismo. Páscoa vale 122 milhões de euros

É o primeiro período do ano em que há mais de um milhão de hóspedes em hotéis.

A greve de seis dias dos pilotos da TAP prevista para 26 a 31 de Março está a lançar o pânico no sector turístico nacional. O protesto dos pilotos apanha os primeiros dias da semana da Páscoa, ou seja, a primeira época realmente alta para o sector. "A greve vai transformar a Páscoa num inferno", sintetizou Carlos Pinto Coelho, o novo líder da Confederação do Turismo Português.

Sem contar com a Madeira, que ficou de fora da paralisação depois da tragédia que se abateu sobre a ilha, o mês da Páscoa representa um encaixe total entre os 120 e os 122 milhões de euros para o turismo português, segundo estatísticas do Turismo de Portugal relativas a 2008 e 2009. Este nível de receitas compara com as receitas médias do sector inferiores a 95 milhões de euros conseguidas nos meses anteriores à Páscoa. Esta época festiva representa aliás o primeiro grande salto nas taxas de ocupação dos estabelecimentos hoteleiros do país.

1º Congresso de Turismo do Alentejo arranca 6ª-feira em Beja

As novas organizações de gestão de destinos turísticos é um dos temas do 1.º Congresso de Turismo do Alentejo, que arranca sexta-feira, em Beja, para «afirmar» uma região que em 2009 teve «o melhor ano turístico de sempre».
 

Organizado pela Turismo do Alentejo, o congresso, com 850 participantes inscritos e 35 oradores distribuídos por seis painéis, vai decorrer até sábado no Teatro Municipal Pax Julia.


O congresso pretende «afirmar o Alentejo como destino turístico consolidado a nível nacional e que está a afirmar-se no contexto internacional», explicou hoje à agência Lusa o presidente da Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva.

Fonte: Diário Digital / Lusa

Rede Rural Europeia: 1ª Edição do Guia da Cooperação Transnacional

A Rede Rural Europeia disponibiliza no seu sítio o Guia da Cooperação Transnacional, documento que sistematiza informação diversa produzida sobre o tema pelas Redes Rurais Nacionais, adaptando-a às necessidades da cooperação no actual período de programação de 2007-2013.

Esta 1ª edição apresenta informação sobre o que é a cooperação, quais os seus benefícios e um conjunto de orientações metodológicas pormenorizadas para o planeamento, implementação, monitorização e avaliação de projectos de cooperação.

Este guia, elaborado pelo Ponto de Contacto da Rede Europeia, foi concebido como uma ferramenta dinâmica, prevendo-se actualizações que respondam  às necessidades e propostas apresentadas pelos seus utilizadores.

Numa próxima edição do Guia serão feitas ligações para os diversos Estados-Membros, disponibilizando informação sobre as regras e procedimentos administrativos em vigor em cada um dos países, na área da cooperação.

Jornadas Gastronómicas do Tortulho e da Criadilha: Castelo Branco

Abril é o mês dos cogumelos em Castelo Branco!

Durante o mês de Abril, deixe-se conquistar pelos sabores dos cogumelos silvestres. Com o apoio técnico da DRAPCentro, a AFLOBEI e a Câmara

Municipal de Castelo Branco uniram-se a restaurantes da cidade para surpreender o seu paladar com deliciosas receitas confeccionadas à base de tortulhos (Amanita ponderosa) e criadilhas (Terfezia arenaria).

Experimente as sugestões de vários restaurantes e descubra o potencial gastronómico dos cogumelos de Primavera, com grande expressão na Beira Baixa.

Os melhores partos serão eleitos em concurso gastronómico.

Revista Sábado lança colecção Os Melhores Restaurantes

A Sábado lança na próxima quinta-feira a colecção Os Melhores Restaurantes – Receitas & Segredos. Composta por 20 livros, de 64 páginas, cada título é dedicado a um restaurante português reunindo receitas escolhidas e descritas pelo seu chef, bem como uma apresentação do próprio restaurante e do respectivo chef.

O restaurante Eleven inaugura a colecção, à venda por mais um euro com a newsmagazine. Os restantes números têm um preço adicional de 3,95 euros.

Os restaurantes 100 Maneiras, Alma, Cafeína ou São Gabriel são outros dos estabelecimentos que compõem esta colecção. A acção decorre até 5 de Agosto.

Fonte: Meios e Publicidade

Passeios à descoberta de Borba 2010






 


Tendo em conta o êxito dos Passeios Pedestres à Descoberta do Concelho de Borba, realizados durante 2009, o Município de Borba lança o calendário para as novas caminhadas agendadas.
Estes passeios realizam-se mensalmente, ao Domingo de manhã, e vão permitir-lhe descobrir maravilhas do concelho Borba

































Mais informações em http://www.cm-borba.pt/pt/conteudos/eventos/Passeios+a+Descoberta+de+Borba.htm

Barrancos: Feira do Presunto e dos Enchidos

 
























Para mais informações : http://www.cm-barrancos.pt/

Turismo do Algarve empenhado em tornar o destino acessível

 O Turismo do Algarve está a desenvolver uma parceria com a Associação Salvador, com o objectivo de tornar a região num destino mais acessível, informou a Entidade Regional de Turismo.

Através desta parceria, o Turismo do Algarve vai fazer um levantamento das unidades hoteleiras da região adaptadas a pessoas com mobilidade reduzida, em especial em cadeira de rodas, colocando depois no portal “Portugal Acessível", da responsabilidade da Associação, os empreendimentos que estejam adaptados.
“Estamos neste momento a delinear a estratégia para abordar o Turismo Acessível, que terá de ser transversal a todos os produtos turísticos. Temos ouvido vários organismos públicos e privados para criar uma marca que distinga o Algarve como um destino ideal também para turistas com necessidades especiais”, explica o vice-presidente do Turismo do Algarve, António Almeida Pires.

A Entidade Regional de Turismo tem, por enquanto, colaborado com a Associação Salvador na elaboração de um inventário as unidades hoteleiras e os museus da região que têm capacidade para receber pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência motora, mas conta vir a estender a colaboração a outras associações e entidades.

“O objectivo é promover a consciência social para uma realidade que afecta 37 por cento da população e, ao mesmo tempo, pensar em programas específicos para outros nichos de mercado”, refere o responsável.

Além dos hotéis, o portal Portugal Acessível, disponível através do site www.portugalacessivel.com, inclui também informações sobre os melhores restaurantes, museus e monumentos para pessoas com mobilidade reduzida, sendo o primeiro a nível nacional a fornecer este tipo de informação.
“Gostaríamos que o Algarve fosse a região do país com mais estabelecimentos turísticos acessíveis inscritos no portal”, conclui António Almeida Pires.

Fonte:Turiver

Monchique aposta no turismo anti-envelhecimento

O primeiro "resort" de medicina anti-envelhecimento do país foi inaugurado domingo em Monchique.

O início da primavera é o mote para a abertura do primeiro "resort" do país focado em medicina anti envelhecimento, em Monchique, que começa a receber hóspedes em regime de "soft opening" a partir de domingo. Situado em plena serra de Monchique, junto às termas, o "Longevity Wellness Resort" aposta sobretudo no turismo residencial, com 195 apartamentos que podem ser alugados caso os proprietários o autorizem, disse à Lusa o diretor geral do empreendimento.

Anil Sampat revelou que "boa parte" dos apartamentos, cujo preço ronda os 200 mil euros, já estão vendidos, estando prevista numa segunda fase a construção de vivendas ao longo da encosta que ladeia o "resort". Segundo aquela responsável, há seis anos em Portugal e pela primeira vez no Algarve depois de muitos anos ao serviço dos hotéis "Marriot", o empreendimento dá emprego a cerca de 100 pessoas, sendo privilegiada a população local.

Com um investimento que ronda os 40 milhões de euros, o "resort", circundado pela verdejante paisagem da serra, terá piscinas interiores e exteriores, centros de medicina e de estética e um "putting green" para aprender a jogar golfe. Mas segundo o diretor geral do "resort", o que distingue este empreendimento dos SPA ditos normais - que no Algarve existem sobretudo associados a hotéis de luxo -, é o facto de integrar tratamentos de saúde e atos médicos específicos.

"Monchique era a capital do Algarve em termos de saúde, não só pelas águas termais como pelo ar puro, pelo que este é o local ideal para fazer tratamentos", refere Anil Sampat, de origem indiana e nacionalidade holandesa. Segundo Teresa Malheiro, diretora geral do "Longevity Medical SPA", além dos habituais tratamentos de beleza e rejuvenescimento existentes nestas estruturas, o "resort" terá médicos residentes de várias especialidades. Logo à chegada do cliente, a equipa médica faz uma avaliação geral e consoante os resultados traça um programa específico de tratamentos, que pode durar entre sete a trinta dias e custar entre 3.000 a 8.000 euros.

"Temos cinco programas médicos específicos que fazem o diagnóstico da saúde do cliente", diz Teresa Malheiro, acrescentando que o público-alvo é "muito extenso" e recusando a ideia de os programas serem apenas destinado a idosos. Os programas incluem ainda actividades como Ioga, meditação, caminhadas e equitação, entre outros, havendo junto ao empreendimento trilhos com indicações para os amantes dos passeios na natureza.

Para além dos tratamentos, o "resort" tem ainda um restaurante com a chancela do "chef" de cozinha Olivier, em que os menus são ajustados aos diferentes segmentos e feitos "à medida" de cada cliente. MAD.

Fonte: Jornal do Algarve

Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo pede Cimeira da NATO no Porto


A Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo enviou hoje uma carta ao Presidente da República, a pedir que a Cimeira da NATO, que Portugal vai receber em Novembro, aconteça no Porto.

Ao Rádio Clube, Rodrigo Pinto Barros, o presidente da Associação, diz que esta seria uma forma de descentralizar os grandes eventos.

A Associação de Hotelaria, Restauração e Turismo considera que o Porto e a região Norte precisam de um sinal efectivo de ânimo e confiança por parte do chefe de Estado.

Fonte: Rádio Clube Português

Teatro com gastronomia procura dinamizar turismo na Póvoa de Lanhoso

 O Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso estreia, na próxima sexta-feira (26 de Março), uma peça de teatro que alia representação e gastronomia.
Intitulada “A Saga de Zacarias contra a Morte e o Diabo”, a peça é encenada na Casa do Bárrio, na freguesia de Moure, às 20h00, numa sala onde será servido arroz Pica-no-Chão.

Fonte: Diário do  Minho

Páscoa deverá ser marcada por quebra nas receitas no turismo

O número total de visitantes e o volume de receitas turísticas angariado durante as férias da Páscoa em Portugal deverão ser inferiores aos registados durante igual período do ano passado.

Esta é uma das principais conclusões do 31º Barómetro Academia do Turismo, levado a cabo pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), divulgado hoje.

O Barómetro Academia do Turismo afirma que procurou perspetivar o comportamento do Turismo Nacional durante as férias da Páscoa de 2010, em comparação com o período homólogo do ano transato, tendo para isso convidado o painel a pronunciar-se sobre a expetável evolução das receitas e do número de turistas provenientes do mercado interno e externo durante este período. Pela primeira vez, acrescentam, o painel foi ainda desafiado a revelar o nível de confiança atualmente depositado no setor do Turismo em Portugal.

Assim, quase metade dos inquiridos (48,1 por cento) "partilha da opinião de que se assistirá a uma retração das receitas provenientes do mercado interno e externo. Três em cada quatro inquiridos consideram mesmo que o número de turistas oriundos de mercados externos será 'igual' ou 'pior' ao registado em 2009".

No entanto, quando a atenção recai sobre o mercado interno as expetativas são mais animadoras. O Barómetro revela que "70,9 por cento antevê que o desempenho do setor ao nível do número de turistas será 'igual' ou mesmo 'melhor'".

Já se analisado o turismo nacional ao longo de todo o 2010, as previsões deixam antever um ano difícil para o setor. "Ainda que o número de turistas possa ser igual ou superior ao registado em 2010 - opinião partilhada por 67,1 por cento dos inquiridos -, a maioria considera que o volume de receitas e a criação de emprego no setor poderão regredir face aos valores registados em 2009", refere o mesmo estudo.

Contudo, sublinha, "o nível de confiança depositada pelo painel no Turismo de Portugal é amplamente positivo".

Medido numa escala de 0 a 100, "o índice de confiança médio situa-se nos 63,3 pontos percentuais. Na perspetiva de minorar a quebra na chegada de turistas oriundos dos tradicionais mercados emissores, Espanha encabeça a lista de países onde a promoção do destino Portugal deve ser reforçada, seguida de perto pelo Brasil e pela Alemanha", reforçam.

O universo de inquiridos foi de 143 pessoas dos vários quadrantes do setor, tendo o IPDT obtido e tratado 80 respostas, no período de auscultação que foi de 19 de fevereiro a 1 de março de 2010.

O IPDT é uma associação sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que tem como premissa o ensino pós-graduado e a investigação aplicada no sector do turismo.


Fonte: Jornal i

Turismo Saúde: AQUAMEETING 2010

Este ano o AQUAMEETING chega com a Primavera Dias 26, 27 e 28 de Março, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.
Imagine um espaço onde pode encontrar uma mostra de termas, hotéis com SPA, thalassos, SPAS, unidades de saúde, operadores turísticos, equipamentos…

A Alfândega do Porto serve de casa à 2ª Exposição Internacional de Turismo de Saúde e Bem-Estar. Um evento único em Portugal que visa contribuir para posicionar o país como um destino de saúde e bem-estar privilegiado, evidenciando a oferta de excelência que o país tem neste sector.

Turismo Saúde: Construção de novo hospital privado arranca este ano em Coimbra num investimento de 15 ME

A construção de um novo hospital, privado, arranca este ano em Coimbra, com 130 camas e um serviço de urgência preparado para atender 250 utentes por dia, num investimento de 15 milhões de euros, foi hoje anunciado.

O Hospital de Santa Filomena, que substituirá a actual Casa de Saúde Santa Filomena (Sanfil), ficará no iParque - Parque de Inovação em Ciência, Tecnologia e Saúde, em Antanhol, Coimbra, prevendo-se a conclusão da construção e entrada em funcionamento em 2013, segundo o director-geral da Sanfil, Henrique Amaral Dias.

21 março 2010

Mais de 60 iniciativas assinalam Dia Nacional dos Centros Históricos

Visitas guiadas a edifícios classificados, música, cinema e "Andante" a um euro são algumas das mais de 60 iniciativas programadas para realizar no Porto dia 27, no âmbito das comemorações do Dia Nacional dos Centros Históricos.
A iniciativa é da Câmara do Porto que, associando-se às comemorações do dia que celebra o património histórico arquitetónico de várias cidades portuguesas, programou uma série de atividades, reunindo 27 entidades, para o dia 27.

O Dia Nacional dos Centros Históricos é, contudo, assinalado a 28 de março, e foi instituído, em 1993, através de um convénio celebrado entre o Governo e a Associação Portuguesa de Municípios com Centro Histórico.

Turismo do Algarve vê oportunidades na crise

Quatro décadas depois da criação da Região de Turismo do Algarve, o sector atravessa uma das piores crises  de que há memória. Presidente do organismo fala em confiança e qualidade  para o caminho futuro.

"Temos de olhar em frente com confiança, que tem existido por parte dos operadores turísticos dos mercados emissores, mas também dos profissionais aqui do Algarve. É preciso uma plataforma de entendimento conjunta entre o sector público e o privado, com uma estratégia que passa por diversificar os produtos turísticos para além do sol e mar e atenuar o efeito de sazonalidade", explica o presidente do Turismo do Algarve, Nuno Aires.

Cruzeiros sem grande impacto no comércio em Ponta Delgada

A caminho da Europa ou rumo às Caraíbas, cerca de meia centena de navios de cruzeiro, com 66 mil turistas a bordo, fazem este ano escala em Ponta Delgada, mas o seu peso na economia da cidade é pouco significativo.

"Os turistas entram nas camionetas na doca para viagens organizadas ao pontos turísticos mais importantes de S. Miguel e regressam à cidade na altura do barco partir", lamentou uma vendedora da Casa Regional Ilha Verde, que vende artesanato e artigos para turistas na baixa de Ponta Delgada, em declarações à Lusa.

Pão-de-Ló torna-se rei de mostra anual de doçaria

O município estreia-se com este certame em que pretende destacar o pão-de-ló cozido em forno de lenha e em formas de barro. E haverá mais doçaria para os visitantes se deliciarem neste evento que visa ainda atrair turismo ao concelho.

Centenas de anos de história fazem do genuíno pão-de-ló, o 'folar' de Felgueiras, um marco da gastronomia de região. Por isso, o município promove no próximo fim-de-semana o primeiro Festival do Pão-de-Ló - Mostra Anual de Pão-de-Ló e Doces Tradicionais, no Mosteiro de Pombeiro.

Tradicionalmente cozido em forno a lenha e em formas de barro, o pão-de-ló de Felgueiras é rei em muitas mesas portuguesas, especialmente na Páscoa e no Natal.
Na primeira mostra anual de doçaria, dezenas de casas fornecedoras da iguaria vão expor e vender o bolo típico da região.

Vila mais manuelina de Portugal quer entrar nos roteiros do turismo cultural

 O rumo está traçado e passa também pela ligação ao Oriente desta terra transmontana de onde partiram o primeiro navegador português a chegar à China, Jorge Álvares, e inúmeros missionários.

Mais de uma centena de livros em chinês e sobre o Oriente trazidos nas missões vão ser disponibilizados ao público na biblioteca dos navegadores e missionários a instalar na igreja do Convento São Filipe de Nery.

Fonte: RTP

20 março 2010

Turismo: Confederação quer apostar no Algarve como destino para se viver todo o ano

A aposta no Algarve como um sítio para se viver durante todo o ano e em Lisboa como capital europeia de negócios são algumas das propostas da Confederação do Turismo Português (CTP) para os próximos três anos, anunciadas hoje.

“Parece-me que é altura de decidir se queremos jogar para não descer de divisão ou para ficar no meio da tabela”, afirmou o presidente da CTP, Carlos Pinto Coelho, na conferência de imprensa em que apresentou as propostas da confederação para o triénio 2010-2012.

Carlos Pinto Coelho disse que nos próximos três anos a CTP vai estar centrada em recuperar a competitividade do país e em criar condições de crescimento do setor.

É neste âmbito que defende a aposta num projeto integrado, até porque “fazer pontualmente é muito pouco rentável”.


Algarve/Turismo: Hotéis e hospitais querem cativar doentes

Os hospitais e hotéis algarvios querem unir-se na criação de pacotes turísticos conjuntos para atrair doentes a fazer tratamentos na região, disse o presidente do Turismo do Algarve em entrevista à Lusa.
 

De acordo com Nuno Aires, o crescimento do segmento de turismo de saúde traduz-se já em investimentos concretos, como o primeiro «resort» do Grupo Longevity a abrir no país, e que será inaugurado este mês em Monchique.


O Algarve pode mesmo vir a ser uma das primeiras região do país a consolidar um produto turístico relacionado com a saúde e bem-estar, à semelhança do que já acontece na Polónia, Tailândia, Índia, Malásia e Israel.

Fonte: Diário Digital / Lusa

Via Algarviana - À descoberta do Algarve

 De um lado, o Guadiana; do outro, o Atlântico. No meio, a unir estas duas fronteiras naturais, a Via Algarviana, um caminho que atravessa o Algarve interior e esquecido. No total, são 301 quilómetros... percorridos a pé, em 14 dias


 DIA 1 24,2 Km - Alcoutim-Balurcos

Se à noite reina a melancolia em Alcoutim, durante o dia vive-se o passar vagaroso do tempo, que, por estes lados, parece ter outro ritmo. Armando Marques, 57 anos, ex-GNR, é um dos dois barqueiros que faz por rio os cerca de 500 metros que separam Portugal e Espanha (um euro a viagem). Vê o presente com desilusão e o futuro com desassossego: "O Guadiana está mal aproveitado em termos de turismo. Era necessário olhar para este rio com mais carinho." E é com o rio pelo nosso lado direito que iniciamos a caminhada.

Vila Verde marcou agenda turística nacional

Foi com o objectivo de promover a tradição dos lenços de namorados que Vila Verde se internacionalizou.
Fruto de um projecto pioneiro no país, o Namorar Portugal levou os motivos dos lenços de namorados à moda, à porcelana e ao turismo, chegando mesmo à culinária e à perfumaria, através da Escola Profissional Amar Terra Verde.

O Namorar Portugal, que arrancou em 2003 com um concurso e desfile de moda de jovens criadores, viveu em 2010 o seu ponto alto, num mês dedicado ao romance. O evento tem cativado novos parceiros na região com o intuito de transformar o concelho num destino turístico de excelência.
Novos produtos associados à marca Namorar Portugal foram lançados em Fevereiro.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, o resultado não podia ser melhor.
“Verificamos que o concelho de Vila Verde marcou a agenda turística nacional com a qualidade deste evento, que trouxe ao concelho uma visibilidade muito grande e um enorme potencial de divulgação do concelho e de promoção dos produtos locais”, destacou António Vilela, garantindo que o projecto se está “a traduzir numa dinâmica própria dentro das populações e dentro dos investidores que, na área do turismo, começam a desenvolver projectos” com o intuito de “afirmar Vila Verde como concelho que promove um turismo de qualidade”.
A organização conseguiu, assim, alcançar o grande desafio do Namorar Portugal que era “envolver tudo e todos”.

A promoção de Vila Verde como um “destino turístico de excelência” é a base do Plano Municipal de Desenvolvimento do Turismo, que se encontra em fase de consolidação.

Usar a Internet para atrair turistas

Passam a ser quatro as companhias aéreas a ligar Portugal Continental à Madeira: além da TAP, da SATA e da Easyjet (todas a partir de Lisboa), agora também a Transavia passa a voar do Porto para o Funchal com preços desde 40€. 

"Dado que o mercado interno ultrapassou, no ano passado, quer o mercado inglês, quer o mercado alemão, achamos que devemos continuar a apostar nos portugueses e, também, nos galegos", explicou Conceição Estudante, secretária Regional do Turismo, de visita à Galiza e ao Porto, numa acção de promoção do turismo interno esta semana.

Em Vigo, Conceição Estudante teve a confirmação de outra importante ligação que, a partir de 28 de Abril, passará pelo Funchal. "Será um cruzeiro que partirá de Vigo, passando no Funchal, ilhas espanholas e em Lisboa. Fará 22 viagens durante este Verão". Anualmente, no Funchal, são feitas cerca de 450 escalas, que significam meio milhão de passageiros desembarcados.

"O comércio do Funchal não sobrevive dos 250 mil madeirenses, mas com o milhão e meio de turistas além dos madeirenses", revelou Conceição Estudante, assegurando que "a maioria das lojas afectadas pelo mau tempo já reabriram e as que não o fizeram é porque estão a aproveitar a ocasião para se modernizarem". De resto, "da recuperação da tempestade faltam apenas poucas construções mais demoradas, essencialmente habitações particulares e algumas poucas estradas".

A grande preocupação das autoridades madeirenses passa, agora, pela substituição das "imagens da catástrofe, que foi muito localizada e em áreas relativamente pequenas", mas que originaram cancelamentos de férias e, "pior do que isso, um abrandamento nas reservas" para a Madeira.

"Sabemos que não vamos conseguir divulgar estas imagens no Mundo todo pela Comunicação Social, portanto criámos uma rede informal de parceiros para divulgar testemunhos e imagens da recuperação, nomeadamente através da Internet", explicou Estudante. "É isto que temos de dizer ao Mundo: a Madeira não foi ao fundo, o produto não está estragado", disse, assumindo também que o objectivo este ano é chegar, pelo menos, aos valores de 2007", já que 2008 foi excepcionalmente "bom" e 2009 foi, por comparação, bastante mau.

Fonte: Jornal de Notícias

Gambuzinos - O Melhor de Portugal está aqui!