O município estreia-se com este certame em que pretende destacar o pão-de-ló cozido em forno de lenha e em formas de barro. E haverá mais doçaria para os visitantes se deliciarem neste evento que visa ainda atrair turismo ao concelho.
Centenas de anos de história fazem do genuíno pão-de-ló, o 'folar' de Felgueiras, um marco da gastronomia de região. Por isso, o município promove no próximo fim-de-semana o primeiro Festival do Pão-de-Ló - Mostra Anual de Pão-de-Ló e Doces Tradicionais, no Mosteiro de Pombeiro.
Tradicionalmente cozido em forno a lenha e em formas de barro, o pão-de-ló de Felgueiras é rei em muitas mesas portuguesas, especialmente na Páscoa e no Natal.
Na primeira mostra anual de doçaria, dezenas de casas fornecedoras da iguaria vão expor e vender o bolo típico da região.
"O pão-de-ló de Felgueiras é um bem nacional, um produto por excelência e diferenciador em relação a muita doçaria que se fabrica no país. Desta forma, considero que é possível tornar o concelho de Felgueiras, com este primeiro festival, num marco turístico da região nortenha mercê também do pão-de--ló que cá se fabrica, sem descuramos a receptividade, nesta mostra anual, de doçaria fabricada noutros pontos regionais", diz Inácio Ribeiro, presidente da autarquia de Felgueiras
A abertura oficial do certame acontece no sábado de manhã, pelas 10.00.
No mesmo dia são promovidas diversas actividades lúdicas, pedagógicas e culturais que têm como tema central o pão-de-ló: um teatro, uma recriação etnográfica ('Pão-de-Ló de Margaride - o "folar" da Páscoa!'), um atelier lúdico ('Pasteleiro por um dia') e um workshop ('A importância do Pão-de-Ló no contexto da Gastronomia e Vinhos - Produto Estratégico por excelência no Porto e Norte de Portugal'). À noite decorre um concerto da fadista Susana Cardoso.
O Festival do Pão-de-Ló está integrado nos fins-de-semana gastronómicos, uma iniciativa do Turismo do Porto e Norte de Portugal. Os 13 restaurantes aderentes à iniciativa vão confeccionar cabrito assado no forno.
Paralelamente à Mostra Anual de Doces Tradicionais vão decorrer açgumas visitas guiadas ao Mosteiro de Pombeiro, ligado ao período de Reconquista Cristã, cuja construção remonta a meados do século XI e inícios do século XII.
Fonte do Texto e imagem: Diário de Noticias Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário