Visitas guiadas a edifícios classificados, música, cinema e "Andante" a um euro são algumas das mais de 60 iniciativas programadas para realizar no Porto dia 27, no âmbito das comemorações do Dia Nacional dos Centros Históricos.
A iniciativa é da Câmara do Porto que, associando-se às comemorações do dia que celebra o património histórico arquitetónico de várias cidades portuguesas, programou uma série de atividades, reunindo 27 entidades, para o dia 27.
O Dia Nacional dos Centros Históricos é, contudo, assinalado a 28 de março, e foi instituído, em 1993, através de um convénio celebrado entre o Governo e a Associação Portuguesa de Municípios com Centro Histórico.
A participação em algumas atividades obriga a inscrição prévia e levantamento de voucher, sendo certo que toda a programação ligada à música, à gastronomia e a compras não necessitam deste cuidado prévio.
Uma das novidades para este ano é o apoio dos Transportes Intermodais do Porto, que oferecem andantes a um euro às primeiras 250 inscrições que ocorram dias 26 e 27 no Posto de Turismo do Centro.
Na área da animação de rua, estão previstos jogos tradicionais no jardim da Casa Museu Guerra Junqueiro, bem como o espetáculo "O som das estrelas", que decorrerá nos novos mercados da cidade, designadamente Mercadinho dos Clérigos (rua Cândido dos Reis), Mercado Porto Belo (praça Carlos Alberto) e Feiras Francas (Palácio das Artes).
Está também prevista uma recriação histórica Idade Média, na igreja de São Francisco.
Haverá dois peddy-pappers na zona da Sé e visitas livres a igrejas da cidade.
As estações de metro dos Aliados e S. Bento receberão exposições de fotografia, enquanto a Biblioteca Almeida Garrett exibirá "Porto Desconhecido", uma mostra de cinema de animação.
Na área da gastronomia, vários restaurantes da zona histórica servirão petiscos e/ou aperitivos a um euro.
Estão ainda previstos vários concertos para aquele sábado, sendo que a Igreja da Misericórdia da Santa casa receberá um concerto com o organista Bruno Manuel Baptista.
O programa completo pode ser consultado em www.visitporto.travel.
Fonte: Destak.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário