27 março 2010

Maratona Fotográfica Vicentina: Fotógrafos percorrem concelhos de Vila do Bispo e Aljezur.

Fotógrafos percorrem concelhos de Vila do Bispo e Aljezur.

Os amantes da paisagem vicentina têm este fim-de-semana a oportunidade de sair em busca de pequenos paraísos escondidos, participando na Agreste – Maratona Fotográfica da Costa Vicentina. A empresa de formação Giz e a agência de comunicação Nutkase são as responsáveis pela iniciativa e contam com o apoio das câmaras de Vila do Bispo e Aljezur. A iniciativa, que nasceu pelas mãos de Nuno Ribeiro, responsável pela Giz, pretende trazer ao Algarve pessoas de todo o país para criarem fotografias únicas que servirão posteriormente de mote a uma exposição.



“Sou um apaixonado pela Costa Vicentina. Por ser uma zona protegida, esta é uma das poucas zonas em que a paisagem continua sem sofrer as alterações que normalmente o turismo traz”, afirma o responsável. A maratona terá início às 11h00 de sábado (dia 27), na Escola da Aldeia da Pedralva, local de receção aos inscritos e termina no mesmo local, 24 horas depois, ou seja, às 11h00 de domingo, com a aceitação e formalização de candidatura ao concurso. Os participantes inscritos na maratona fotográfica ficam desde logo habilitados aos prémios a concurso bem como a verem os seus trabalhos selecionados para as exposições. A iniciativa conta já com cerca de 30 participantes inscritos, “pessoas de todas as idades e profissões, fotógrafos amadores e profissionais”, conforme explica Nuno Ribeiro.

As câmaras municipais envolvidas terão um papel ativo na escolha dos locais a fotografar, até porque a ideia é criar posteriormente um banco de imagens da região para que possam servir como suportes de comunicação das duas câmaras municipais. O evento culminará com a exposição das fotografias nos concelhos de Vila do Bispo e Aljezur, durante o próximo Verão.

A iniciativa, no entanto, parece não ficar por aqui e Nuno Ribeiro manifestou já a sua vontade em “cobrir todo o país em maratonas fotográficas”. A Giz iniciou a sua atividade em 2008, está sedeada na Aldeia da Pedralva, Vila do Bispo, revitalizou a escola primária da aldeia que estava fechada há mais de 25 anos e oferece agora um vasto leque de cursos e workshops nas áreas das novas tecnologias, artes e design.

A Nutkase é uma marca jovem e profissional que acredita que a criatividade e a tecnologia são os instrumentos que têm o potencial de contribuir para o desenvolvimento das empresas, em pequenos ou grandes centros urbanos, aumentando assim a sua competitividade no mercado e a mais-valia dos seus recursos humanos. Todos os interessados em participar na maratona fotográfica poderão consultar mais informações em www. agreste.org.

Fonte: Jornal do Algarve

Sem comentários:

Gambuzinos - O Melhor de Portugal está aqui!