23 março 2010

Primeiro voo experimental da nave da Virgin Galactic para preparar turismo espacial

 A nave especial onde o milionário Richard Branson pretende levar os turistas espaciais a partir de 2010 realizou ontem o seu primeiro voo de ensaio, sobrevoando o deserto da Califórnia sob a asa de uma “nave-mãe”. É nesta nave que viajará em breve o português Mário Ferreira.

A Virgin Space Ship (VSS) Enterprise e a “nave-mãe” WhiteKnight II descolaram de uma base aérea no deserto Mojave, pelas 7h05 locais (14h05 em Lisboa). Voaram durante 2 horas e 54 minutos e atingiram uma altitude de 45 mil pés, cerca de 13,7 quilómetros, anunciou a Virgin Galactic em comunicado.

Em nenhum momento deste voo experimental as naves se separaram, mas em teoria, num futuro voo para o espaço, a VSS Enterprise separar-se-á da WhiteKnight II a cerca de 60 mil pés (a cerca de 18,3 quilómetros) da Terra. Nessa altura, os turistas poderão observar a Terra pelas vigias da nave.

De acordo com Richard Branson, a VSS Enterprise está concebida para regressar à Terra muito lentamente, “como uma pena de badminton” para evita o sobre aquecimento.

A Virgin Galactic prevê novos voos de ensaio ainda este ano e no próximo. Se tudo correr como previsto, os primeiros turistas espaciais poderão viajar em 2011, entre eles o português Mário Ferreira.

Branson informou que já recebeu 45 milhões de dólares dos 330 candidatos à aventura – cada um terá pago pela viagem cerca de 200 mil dólares.


Fonte: SIC online

Sem comentários:

Gambuzinos - O Melhor de Portugal está aqui!