23 março 2010

Páscoa deverá ser marcada por quebra nas receitas no turismo

O número total de visitantes e o volume de receitas turísticas angariado durante as férias da Páscoa em Portugal deverão ser inferiores aos registados durante igual período do ano passado.

Esta é uma das principais conclusões do 31º Barómetro Academia do Turismo, levado a cabo pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), divulgado hoje.

O Barómetro Academia do Turismo afirma que procurou perspetivar o comportamento do Turismo Nacional durante as férias da Páscoa de 2010, em comparação com o período homólogo do ano transato, tendo para isso convidado o painel a pronunciar-se sobre a expetável evolução das receitas e do número de turistas provenientes do mercado interno e externo durante este período. Pela primeira vez, acrescentam, o painel foi ainda desafiado a revelar o nível de confiança atualmente depositado no setor do Turismo em Portugal.

Assim, quase metade dos inquiridos (48,1 por cento) "partilha da opinião de que se assistirá a uma retração das receitas provenientes do mercado interno e externo. Três em cada quatro inquiridos consideram mesmo que o número de turistas oriundos de mercados externos será 'igual' ou 'pior' ao registado em 2009".

No entanto, quando a atenção recai sobre o mercado interno as expetativas são mais animadoras. O Barómetro revela que "70,9 por cento antevê que o desempenho do setor ao nível do número de turistas será 'igual' ou mesmo 'melhor'".

Já se analisado o turismo nacional ao longo de todo o 2010, as previsões deixam antever um ano difícil para o setor. "Ainda que o número de turistas possa ser igual ou superior ao registado em 2010 - opinião partilhada por 67,1 por cento dos inquiridos -, a maioria considera que o volume de receitas e a criação de emprego no setor poderão regredir face aos valores registados em 2009", refere o mesmo estudo.

Contudo, sublinha, "o nível de confiança depositada pelo painel no Turismo de Portugal é amplamente positivo".

Medido numa escala de 0 a 100, "o índice de confiança médio situa-se nos 63,3 pontos percentuais. Na perspetiva de minorar a quebra na chegada de turistas oriundos dos tradicionais mercados emissores, Espanha encabeça a lista de países onde a promoção do destino Portugal deve ser reforçada, seguida de perto pelo Brasil e pela Alemanha", reforçam.

O universo de inquiridos foi de 143 pessoas dos vários quadrantes do setor, tendo o IPDT obtido e tratado 80 respostas, no período de auscultação que foi de 19 de fevereiro a 1 de março de 2010.

O IPDT é uma associação sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que tem como premissa o ensino pós-graduado e a investigação aplicada no sector do turismo.


Fonte: Jornal i

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