É a maior exposição do mundo de esqueletos e réplicas de dinossauros e abre as suas portas ao público, no próximo sábado, pelas 16 horas, no pavilhão do Nercab, em Castelo Branco. Durante sete meses a Expo Dino vai atrair à cidade de Castelo Branco dezenas de milhares de visitantes.
A iniciativa que tem como parceiros media o Reconquista e o Ensino Magazine, é vista pelo presidente da Câmara albicastrense como uma oportunidade. "Esperamos que esta exposição contribua para que esta região se afirme como um destino turístico. Esperamos milhares de visitantes durante o período deste evento". No entender do autarca chegou a hora "de não se fazerem iniciativas que só dão despesas. Por isso contamos com todos, para que esta exposição tenha uma retribuição económica significativa para a Região".
A Dino Expo é organizada pelo Geopark Naturtejo, que assim pretende promover o território, e pela empresa holandesa “Creatures & Features”. Na conferência de Imprensa que serviu de apresentação do evento, o responsável pela Creatures & Features, Aart Walen, mostrou-se entusiasmado com a realização da exposição em Castelo Branco, até porque como refere possui casa de férias em Nisa e estar no com este evento no território Naturtejo é algo de especial.
Parte desta exposição já estive patente noutras partes do globo, como nos Museé des Sciences Naturelles, em Bruxelas; Arqueologiacal Museum, na Alemanha; Sauriermuseum, na Suíça; International Expo of Dinossaurs, no Japão; ou na Naturalis, na Holanda.
Carlos Neto Carvalho, geólogo do Geopark Naturtejo, que com Pedro Viegas, assume a coordenação do evento, não tem dúvidas: “esta é a maior exposição itinerante de dinossauros do mundo, que nunca antes fora reunida. As exposições realizadas na China e no Museu de História Natural de Londres têm normalmente 7 a 10 dinossauros em exposição, por exemplo”.
A exposição é composta por esqueletos completos e crânios de dinossáurios, aves e répteis voadores, e modelos «de carne». Além disso, integra também ovos, ninhos e ovos com embriões; garras e dentes; e área educativa com um Diplodocus real (Wyoming digging site recreation) e um modelo de Tarbosaurus bataar para os alunos desenvolverem uma escavação.
Carlos Neto Carvalho destaca a dimensão do evento, o qual terá “em exposição mais de 32 elementos. "A exposição é composta por: dez réplicas (desde o Coelurosaurus de 2m até um Diplodocus de 17m), diferentes modelos “flesh models” - réplicas de dinossauros em vida; 12 Crânios (desde Stegossaurus com 30cm até Triceratops com 2,75m); Placas Archeopterix – uma das maiores colecções privadas de lajes de Archeopterix; e um esqueleto 3D de Archeopterix", explicou.
Haverá ainda espaço para os répteis voadores, como o Pteranodons - em posição de voo (suspenso) e em posição de repouso -, o Pterodactylus, o Santanodactylus, e répteis com enorme envergadura de asas. Presentes vão estar exemplares portugueses cedidos pela Sociedade de História Natural de Torres Vedras.
A exposição tem também inúmeros Ovos, Embriões e Ninhos de Dinossauros, garras e dentes dos maiores carnívoros de sempre (T-Rex, Torvosaurus, etc), e fósseis reais de Diplodocus “in situ” em contexto de escavação nos EUA.
Nesta mostra mundial, os responsáveis pelo evento destacam a apresentação do Diplodocus, com 17 metros, tal como se encontrava na sua jazida original. “Este elemento fará par com a réplica de Diplodocus de forma a proporcionar ao visitante um corredor de 20 metros em que de um lado pode observar os fósseis reais como foram encontrados e do outro a réplica em toda a sua envergadura original”.
Outro dos motivos de interesse é a escavação didáctica, de um Tarbosaurus bataar, em caixa de areia. “Aqui as crianças terão a oportunidade de serem paleontólogos por um dia, terão à sua disposição material de escavação e um guia para os auxiliar nas suas descobertas”.
A exposição contará ainda com animações tanto à entrada como dentro do próprio edifício, almoços didácticos, actividades lúdicas sobre paleontologia, os fósseis, o processo de fossilização e moldagem. Depois haverá ainda uma ampla oferta de merchandising, atraindo e divulgando a exposição de dinossauros do Geopark-Naturtejo.
O presidente da Entidade de Turismo do Centro de Portugal considera que a Dino Expo é uma mais uma mais-valia para "toda esta região". Pedro Machado diz que um dos objectivos da entidade a que preside é colocar o território Naturtejo como "o primeiro produto de turismo natureza do País. Aqui existem produtos de excelência para isso".
Aquele responsável lembrou ainda que existem "dois milhões e 400 mil pessoas só na região centro", sublinhando que são um potencial público para a exposição. "Mas devemos também desafiar as grandes cidades, como Lisboa e Porto a virem até Castelo Branco", disse. Pedro Machado adiantou ainda que é importante aumentar a procura estrangeira, cativando as regiões espanholas da Extremadura e da Castilla y Leon, onde estão mais dois milhões de pessoas.
Uma das particularidades desta exposição é a existência do chamado comboio do dinossauro, Numa parceria com a CP, a Naturtejo e a empresa holandesa Creatures & Features, incentivam os visitantes a vir até Castelo Branco de comboio, garantindo ainda o transporte dos passageiros para o local da exposição.
No âmbito da exposição, são esperados milhares de alunos nas actividades educativas promovidas no âmbito da DinoExpo. Carlos Neto Carvalho, coordenador científico do Geopark Naturtejo lembra que estas actividades passam por visitas pedagógicas à exposição , exploração de conteúdos adaptados aos diferentes níveis de ensino, e uma visita à área educativa com um Diplodocus real.
Uma das mais-valias da realização daquela exposição é o facto de todos os concelhos que integram o Geopark Naturtejo virem a receber uma mostra itinerante. Esta é uma forma de todas as pessoas do território terem acesso a uma parte da exposição. Na mostra itinerante vão estar réplicas, ovos e esqueletos de dinossauros.
Como forma de atrair mais gente e lhes proporcionar actividades que complementem a Dino Expo, o Nercab vai desenvolver diferentes eventos. Benjamim Rafael, secretário-geral daquela Associação Empresarial, assegurou que vão realizar-se festivais gastronómicos durante a Exposição. Deste modo quem visita a Dino Expo terá também oportunidade de apreciar as iguarias da região.
Fonte: Jornal Reconquista
Sem comentários:
Enviar um comentário