A construção de um novo hospital, privado, arranca este ano em Coimbra, com 130 camas e um serviço de urgência preparado para atender 250 utentes por dia, num investimento de 15 milhões de euros, foi hoje anunciado.
O Hospital de Santa Filomena, que substituirá a actual Casa de Saúde Santa Filomena (Sanfil), ficará no iParque - Parque de Inovação em Ciência, Tecnologia e Saúde, em Antanhol, Coimbra, prevendo-se a conclusão da construção e entrada em funcionamento em 2013, segundo o director-geral da Sanfil, Henrique Amaral Dias.
O investimento programado para a construção é de 15 milhões de euros e o número previsto de postos de trabalho 350, dos quais 120 directos (mais 30 por cento que o actual número na Sanfil).
O hospital terá as "principais valências" médicas, unidades de imagiologia, medicina física e reabilitação, urgência e hemodiálise, bem como centros especializados em diversas áreas, incluindo pediatria, fertilidade, tratamento de obesidade e estética.
O projecto inclui um centro de partos e neonatologia que, de acordo com Henrique Amaral Dias, poderá atingir os 200 a 300 partos/ano.
Prevê-se o tratamento diário de “mil doentes” na Unidade de Medicina Física e de Reabilitação e de “200 insuficientes renais crónicos” na Unidade de Hemodiálise.
Com a construção de oito salas de bloco operatório são esperadas “20 mil cirurgias/ano”, disse o director-geral da Sanfil, instituição que, sublinhou, “pelo terceiro ano consecutivo, em 2009, foi a unidade privada que mais cirurgias realizou a nível nacional”, no âmbito das convenções para redução das listas de espera no sector público.
Confrontado com a actual vasta rede de hospitais públicos existente em Coimbra, Amaral Dias disse que a nova unidade “não se destina apenas à região”, tendo como vector estratégico o mercado externo, a pensar no turismo de saúde.
Embora sem nenhuma unidade distinta relativamente às unidades hospitalares existentes, como admitiu Amaral Dias, o Hospital de Santa Filomena apresenta como principal característica diferenciadora “vir a tornar-se um pólo de investigação e desenvolvimento nas áreas das ciências da vida e saúde”.
A aposta na investigação, disse o responsável, justifica em parte o local escolhido para a construção.
O novo hospital terá também um “sistema dedicado de transporte de doentes”, creche e 'healthclub', para servir os trabalhadores.
Sem comentários:
Enviar um comentário