20 março 2010

Vila Verde marcou agenda turística nacional

Foi com o objectivo de promover a tradição dos lenços de namorados que Vila Verde se internacionalizou.
Fruto de um projecto pioneiro no país, o Namorar Portugal levou os motivos dos lenços de namorados à moda, à porcelana e ao turismo, chegando mesmo à culinária e à perfumaria, através da Escola Profissional Amar Terra Verde.

O Namorar Portugal, que arrancou em 2003 com um concurso e desfile de moda de jovens criadores, viveu em 2010 o seu ponto alto, num mês dedicado ao romance. O evento tem cativado novos parceiros na região com o intuito de transformar o concelho num destino turístico de excelência.
Novos produtos associados à marca Namorar Portugal foram lançados em Fevereiro.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, o resultado não podia ser melhor.
“Verificamos que o concelho de Vila Verde marcou a agenda turística nacional com a qualidade deste evento, que trouxe ao concelho uma visibilidade muito grande e um enorme potencial de divulgação do concelho e de promoção dos produtos locais”, destacou António Vilela, garantindo que o projecto se está “a traduzir numa dinâmica própria dentro das populações e dentro dos investidores que, na área do turismo, começam a desenvolver projectos” com o intuito de “afirmar Vila Verde como concelho que promove um turismo de qualidade”.
A organização conseguiu, assim, alcançar o grande desafio do Namorar Portugal que era “envolver tudo e todos”.

A promoção de Vila Verde como um “destino turístico de excelência” é a base do Plano Municipal de Desenvolvimento do Turismo, que se encontra em fase de consolidação.

“É que o turismo, a par de gerar riqueza e criar postos de trabalho, deve ser um factor de conservação ambiental e impulsionador da salvaguarda do património”, referiu o autarca, lembrando que “o turismo é um sector estruturante para Vila Verde”, daí que a aposta se centre “em produtos e serviços que fazem a diferença e que, a seu tempo, irão alavancar de uma forma decisiva a economia local”, atraindo e fixando a população ao território.

Convidado a discursar no âmbito do seminário ‘Namorar Portugal - uma marca com destino’, que decorreu no Instituto Empresarial do Minho, o presidente da Entidade de Turismo Porto e Norte de Portugal garantiu que um dos objectivos é “colocar o Namorar Portugal nas agendas dos eventos internacionais”.
Referindo-se ao evento âncora, não só para o concelho como para a região, Melchior Moreira assegurou que “estão reunidas as condições para a afirmação da marca Namorar Porugal como ex-líbris do Turismo Porto e Norte de Portugal”.

Fazer de Vila Verde um “município diferente e diferencia-dor” é o que pretende a Entidade de Turismo Porto e Norte de Portugal, através da promoção de produtos de excelência. O lançamento de um “receituário” gastronómico, com ementas dedicadas ao ‘romance’, foi o desafio lançado à organização do Namorar Portugal.
A Entidade de Turismo reconhece, assim, a relevância turística do projecto para a promoção e sustentabilidade da actividade turística.

Evento atrai novos parceiros

A estratégia de alargamento do evento Namorar Portugal a outros sectores de actividade, como o caso do sector da pastelaria foi uma aposta ganha.
Em resultado de uma parceria com a Associação Comercial de Braga e com os mestres pasteleiros, foi apresentada uma patente no âmbito da pastelaria gourmet - o denominado Pink Cake - ‘bolo dos namorados’, que poderá ser encontrado à venda nas pastelarias do concelho de Vila Verde.

De acordo com Manuel Barros, presidente do Conselho de Administração da empresa municipal Proviver, este “é mais um contributo inovador e uma promessa, tal como foi o sucesso do bolo-rei gourmet, que anuncia um grande sucesso na pastelaria regional”.
Também o ‘chocolate Namorar Portugal’, a ‘bolacha do amor’ e a ‘Água de Perfume Amar Terra Verde’ se associaram à marca Namorar Portugal, promovendo o concelho em território nacional e internacional.

A bolacha e o perfume são as mais recentes apostas dos cursos de Padeiro/Pasteleiro e do Curso Técnico de Análise Laboratorial da EPATV.
De acordo com o director da Escola Profissional Amar Terra Verde, João Luís Nogueira, a ‘bolacha do amor’ e a ‘Água de Perfume Amar Terra Verde’ representam “a contribuição da escola nesta parceria com o município” que visa a promoção do território.

“O primeiro objectivo desta iniciativa foi pôr os alunos e a comunidade a participar e a empreender, o segundo não ter prejuízo e o terceiro fazer com que os fundos obtidos revertam para o grupo de voluntariado da escola, de forma a adquirir equipamento para apoiar famílias e núcleos desfavorecidos”, adiantou.
Idealizada no Centro de Simulação Empresarial do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, a empresa Fava do Cacau lançou em Fevereiro o ‘chocolate Na-morar Portugal’, que adoçou o mês dedicado ao amor.

As sócias Adélia Azevedo e Célia Fernandes apresentaram um “produto muito natural” que para Adélia Azevedo pode ser considerado “um dos melhores chocolates do país”.
“Trata-se de um produto muito natural porque só leva chocolate e ingredientes naturais. A sua validade é muito reduzida pois o produto não leva conservantes”, explicou Adélia Azevedo, assegurando que os produtos naturais conferem ao chocolate um “sabor e um aroma inconfundível”.

Até ao final do ano, a Fava do Cacau deve abrir uma loja em Vila Verde. “No futuro teremos em Vila Verde um espaço onde será comercializado não só o chocolate mas tentar também vários produtos da região, em conceito gourmet, aos quais será também associado o vinho”, adiantou a sócia da F ava do Cacau, Célia Fernandes.

‘Namorar com todos e para todos’

Tal como os novos parceiros e produtos, também a dinâmica da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) conta com o apoio do município de Vila Verde.
O grande objectivo é envolver toda a comunidade local no evento Namorar Portugal.
“O município está fortemente apostado em criar dinâmicas com novos parceiros. A EPATV é um parceiro privilegiado, mas no futuro queremos envolver novos parceiros e toda a comunidade local neste projecto”, sublinhou a vereadora da Cultura, Júlia Rodrigues Fernandes.

“Queremos gerar dinâmicas capazes de criar oportunidades de emprego para os nossos jo-vens de forma a fixá-los nas suas terras. Não podemos desperdiçar as suas capacidades, antes pelo contrário, devemos aproveitá-las para criar riqueza local e lançar novos desafios de empreendedorismo com amarras para o futuro”, acrescentou, lançando um desafio aos jovens.
“Porque não, no futuro, cria-rem uma fábrica de perfumes? Nós não temos nada do género na nossa região e os perfumes que a escola lançou são essências óptimas”, considerou Júlia Rodrigues Fernandes.

Porque “não podemos desperdiçar ideias novas e inovadoras”, a vereadora salientou que a autarquia apoia estas iniciativas que desenvolvem o concelho e que estão ao serviço do programa de turismo para atracção de novas clientelas e para o desenvolvimento do território.
Para Manuel Barros, presidente da Proviver, o mote ‘Namorar com empreendedorismo na EPATV’ marca, assim, mais um ciclo de novos produtos associados ao evento Namorar Portugal.

Via verde para acesso a fundos

A afirmação cultural de Vila Verde na Europa é um desafio para o eurodeputado José Manuel Fernandes, ex-presidente do município e grande impulsionador do Namorar Portugal.
A candidatura a fundos comunitários é uma alavanca para a projecção de Vila Verde na União Europeia.

“Este é um evento em que a cultura transporta também um vector de afirmação local e de desenvolvimento. Sempre afirmei que era possível conjugar tradição à modernidade e à inovação” e o resultado está à vista.

O eurodeputado mostrou-se muito satisfeito com o aparecimento de novos produtos asso-ciados à marca Namorar Portugal, elogiando o trabalho de excelente qualidade que tem sido desenvolvido, fruto da estreira colaboração do município com os novos parceiros.

Chocolate

“Vou começar a levar estes chocolates (lançados pela Fava do Cacau) para a Bélgica em vez de trazer os da Bélgica para cá porque o nosso chocolate não
lhes fica a dever nada”, garantiu José Manuel Fernandes.
Pelo facto de se ter tornado num evento de interesse turístico nacional, o Namorar Portugal pode, agora, exibir o “selo de qualidade”, que é em simultâneo um selo de garantia.

Estão, assim, reunidas as condições para que o “Namorar Portugal cresça com qualidade, garantindo apoios que merece em termos das candidaturas e de acesso a fundos comunitários porque o selo de garantia é também uma via verde de acesso a fundos comunitários e nacionais”, atirou o eurodeputado.

Estratégia de salvaguarda

O projecto Namorar Portugal continuará a marcar pontos pela sua estratégia de salvaguarda, revitalização e promoção do património cultural, destacando-se a aposta no processo de certificação dos ‘lenços de namorados’, com reflexos vivos e consistentes direccionados para uma maior profissionalização dos artesãos e na dinamização das associações.

O Namorar Portugal promete continuar a surpreender o público em 2011.
O alargamento às áreas do turismo e gastronomia serão uma aposta cada vez mais evidente, numa estratégica que visa catalisar turistas para a região.
Estão, assim, lançados os ingredientes para Vila Verde continuar a Namorar Portugal.

Ourivesaria, mel e queijo surpreendem em 2011

A organização está já a preparar o programa para 2011. A ideia é que o evento seja um processo contínuo ao longo do ano e que culmine, em Fevereiro, no mês do romance.
A ourivesaria tradicional, o queijo e o mel são os novos produtos associados à marca Namo-rar Portugal, que estarão em destaque na edição 2011 do evento.
A ouriversaria é um dos complementos da moda de raiz tradicional, que tem grande destaque no Namorar Portugal através do concurso de jovens criadores de moda.

Com o intuito de alargar o leque de produtos associados ao evento, “estamos a firmar, neste momento, uma parceria com a Universidade do Minho, através da licenciatura em Design e Moda, onde estará em destaque a ourivesaria”, disse o presidente da empresa municipal Proviver, Manuel Barros.

E avançou: “como não podemos estar a inventar aquilo que já está inventado, tive uma conversa prévia com a vereadora da Cultura da Póvoa de Lanhoso”, com o intuito de dar início a uma “experiência nova”, que unirá o município de Vila Verde à Póvoa de Lanhoso.
“O objectivo é aproveitarmos a riqueza e a experiência em torno da filigrana para que com a participação de estilistas e de joalheiros possamos desenvolver produtos de ourivesaria ligados à marca Namorar Portugal”, justificou Manuel Barros.

Pela “grande ligação à linguagem do amor”, o mel é também uma das apostas para o futuro.
O objectivo é juntar vários produtores que “queiram alinhar no lançamento de uma marca de mel Namorar Portugal”, realçou o presidente da Proviver, lançando ainda o desafio à fábrica de queijos instalada em Vila Verde, para que “em Fevereiro de 2011 possa comercializar um queijo Namorar Portugal”.
Atrair visitantes ao concelho é o grande objectivo do projecto que já venceu as fronteiras nacionais e está, agora, de olhos postos nos parceiros e nos mercados internacionais.

Fonte: Correio do Minho

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