27 dezembro 2010

"COMPRO o que é nosso"

O projecto "COMPRO o que é nosso", desenvolvido pela Associação Empresarial de Portugal (AEP) conquistou meio milhar de empresas aderentes, que representam cerca de 1750 marcas e um volume de negócios agregado de 9,5 mil milhões de euros.

Hoje em dia, o sector alimentar está representado com 157 empresas - o que representa 31% das 500 empresas aderentes à iniciativa -, seguindo-se os sectores de têxtil, calçados e acessórios com 77 empresas, o sector metalomecânico com 57 empresas e os sectores de cerâmica e construção com 53 empresas.

É a região Norte do país que reúne mais de 50% das empresas aderentes a este projecto, que se concentram, sobretudo, nos distritos do Porto (21%) e Aveiro (17%). Contudo, assiste-se a uma subida acentuada da adesão de empresas da capital do país (18%).

Dos aderentes predominam as pequenas e médicas empresas com volumes de negócio inferiores a 2,5 milhões de euros (46%), as grandes empresas com volumes de negócio superiores a 7,5 milhões de euros (31%) e as médias empresas com volumes de negócio entre 2,5 e 7,5 milhões de euros (23%). O projecto “COMPRO o que é nosso” tenta apelar à consciência dos portugueses, com o objectivo destes comprarem o que é produzido em Portugal e, desta forma, contribuírem para a criação de emprego e para o desenvolvimento sustentado da nossa economia.

Gamado, aqui.

23 dezembro 2010

Turismo do Algarve lança campanha televisiva para promover reveillon

O Turismo do Algarve lançou uma campanha de fim de ano para atrair o mercado interno, assente em spots televisivos com uma versão reduzida do filme promocional «Algarve. O Segredo mais Famoso da Europa», com inicio no próximo sábado, dia 25.

Os spots televisivos têm a duração de 30 segundos e vão ser emitidos 120 vezes nas três estações nacionais de televisão generalista – RTP, SIC e TVI –, numa média de 40 inserções publicitárias por estação, até 30 de Dezembro, num investimento que ronda os 90 mil euros, avança o Turismo do Algarve em nota informativa. “Nós temos o ambiente perfeito para quem quer começar bem o ano.

E o anúncio reforça apenas essa ideia, recordando que somos o ‘clássico’ mais revisitado nesta época de alegria, de sonho e de partilha com família e amigos”, defende Nuno Aires, presidente do Turismo do Algarve. A campanha pretende atrair os turistas portugueses ao Algarve no reveillon, com recurso a imagens dos ‘segredos’ mais bem guardados da região, nomeadamente da costa algarvia e praias de areia dourada, das paisagens dramáticas da Costa Vicentina, dos greens, da beleza natural da Ria Formosa, dos hotéis de topo, dos restaurantes com estrelas Michelin, das festas de glamour e das noites de animação com música e fogo-de-artifício.

Spot completo:


Spot 30"

Gamado, aqui.

20 dezembro 2010

Mourinho e Ronaldo ajudam Turismo

Contrato entre treinador e futebolista e o Turismo de Portugal foi feito através de uma empresa irlandesa e as Finanças portuguesas ficaram ‘a ver navios’.

Numa campanha de promoção internacional do país, promovida pelo Turismo de Portugal, o treinador José Mourinho e o futebolista Cristiano Ronaldo receberam cada um 150 mil euros pelos direitos de imagem, mas em vez de a verba ser contabilizada como rendimento em Portugal, tudo passou ao largo da Nação, através de um contrato com a Irlanda.

Segundo o Correio da Manhã, Mourinho e Ronaldo assinaram um contrato a ceder os direitos das respectivas imagens ao Turismo de Portugal, no âmbito da campanha de promoção externa que associou o país à costa do Oeste da Europa entre 2007 e 2009 e o negócio foi celebrado com a sociedade irlandesa Multisports & Image Management, Limited, só que no país a taxa de IRC é 12,5%, metade da taxa de 25% cobrada em Portugal.

Gamado, aqui.

19 dezembro 2010

Concurso Internacional de criadores de Moda - Namorar Portugal

Encontram-se abertas as inscrições para o VIII Concurso Internacional de criadores de Moda, que se realiza todos os anos, no mês de Fevereiro, em Vila Verde. O mote, como sempre, é ‘Lenços de Namorados: Escritas de Amor’. A edição de 2011 promete ser a mais exigente de sempre, no ano em que é lançado mais um desafio: o I Concurso de Acessórios de Moda Namorar Portugal.

Concurso de Moda Namorar Portugal

O Concurso Internacional de Criadores de Moda é uma iniciativa do Município de Vila Verde, promovida pela cooperativa Aliança Artesanal e pela empresa municipal PROVIVER, realizando-se pelo oitavo ano sob o tema: ‘Lenços de Namorados:

Escritas de Amor’.

Mantendo-se fiel ao objectivo inicial - a promoção dos Lenços de Namorados, ícone cultural do Município de Vila Verde, transportando-o para a modernidade através da Moda - o desenlace do concurso acontece, como sempre, na Gala Namorar Portugal, a 14 de Fevereiro de 2011. Os coordenados a concurso são desfilados por alguns dos mais reputados manequins e figuras públicas nacionais, numa gala onde os mais prestigiados estilistas portugueses também exibem as suas criações.

O concurso é aberto a todos os criativos capazes de idealizar e materializar em peças de vestuário a sua inspiração. Os participantes podem concorrer a título individual ou colectivo, inscrevendo-se na Aliança Artesanal através da entrega do Projecto e Ficha de Inscrição. A data limite para a inscrição é 10 de Janeiro de 2011. Um mês depois são entregues os coordenados concorrentes, este ano sujeitos a uma pré-selecção.

Na noite do desfile sobem à passerele apenas 80 das propostas concorrentes, um número encurtado em relação a anteriores edições, onde facilmente ultrapassou-se a centena em desfile.

O objectivo deste corte é, segundo a organização, “subir de patamar na criatividade, exigência e qualidade da confecção e acabamentos dos trabalhos propostos”, num dos eventos de moda mais originais e acarinhados do panorama nacional.

Com um Prize Money de quase dois mil euros distribuídos pelos cinco prémios a atribuir, o VIII Concurso de Criadores de moda de Vila Verde é apoiado pelo Instituto Português da Juventude, pela Entidade Regional de Turismo Porto e Norte e pela Associação Comercial de Braga.

O regulamento e informação mais completa e actualizada sobre o evento podem ser consultados nos sites das entidades organizativas: www.aliancartesanal.pt, www.proviver.pt e www-cm-vilaverde.pt.

E ainda… I Concurso de Acessórios de Moda

A evolução do conceito Namorar Portugal no mundo da moda motivou a criação e lançamento do I Concurso de Acessórios de Moda, a realizar já em 2011. Sob o mesmo lema que inspira o Concurso de Moda – ‘Lenços de Namorados: Escritas de Amor’ - a final realiza-se a 26 de Fevereiro, integrada ainda na programação especial ‘Mês do Romance ‘, que ao longo de todo o mês de Fevereiro propõe actividades diversas ligadas à moda, ao lazer, à gastronomia, à cultura e à tradição, evocando os Lenços dos Namorados e o espírito do Romance.

 Fonte: PROVIVER

18 dezembro 2010

SATA disponibiliza passagens a 88,5 euros

“Neste novo esquema tarifário existem duas tarifas que dão origem a preços totais das passagens, de ida e volta, com taxas incluídas, inferiores a 100 euros”, afirmou António Gomes de Menezes, presidente da SATA.

As novas tarifas promocionais, que estarão disponíveis para venda a partir das 09:00 de domingo, permitem viagens de ida e volta entre os Açores e o continente a 88,5 euros, a 99,5 euros e a 146,5 euros, incluindo tarifas e taxas.

No caso da mais barata, a passagem tem que ser adquirida com uma antecedência de 21 dias, enquanto nas duas restantes tem que ser adquirida com uma antecedência de 14 dias.

Estas tarifas promocionais continuam a não ser reembolsáveis, mas apresentam agora como novidade o facto de poderem ser alteradas, mediante o pagamento de uma penalidade mínima de 100 euros.

António Gomes de Menezes assegurou que a SATA disponibilizará, “pelo menos, 60 mil lugares por ano” para estas tarifas promocionais, o que representa cerca de 10 por cento dos lugares disponíveis por rota, mas admitiu que esse valor pode subir conforme a resposta do mercado.

Estas tarifas promocionais destinam-se a residentes e estudantes, mas podem também ser adquiridas por não residentes nos Açores, ainda que Gomes de Menezes tenha salientado que “estão protegidos” os que residem no arquipélago, que terão preferência na aquisição das passagens a estes valores.

A SATA revelou também os novos valores das passagens aéreas entre os Açores e a Madeira, que serão de 88,41 euros, 99,41 euros e 146,41 euros nas tarifas promocionais.

FONTE: www.auniao.com

Primeira Rota Turística Ibérica apresentada em Foz Côa

A primeira Rota Turística Ibérica é apresentada em Vila Nova de Foz Côa, juntando 11 sítios classificados como Património da Humanidade com o objetivo de ganhar dimensão internacional.

A "Rota do Património da Humanidade do Vale Internacional do Douro/Duero", que se constituirá como o primeiro destino turístico ibérico, nasce no dia em que se comemora o aniversário da classificação do Alto Douro Vinhateiro e do Centro Histórico de Guimarães.

Para além destes dois sítios, a iniciativa que tem como promotor a Fundação Rei Afonso Henriques (FRAH) junta ainda o Centro Histórico do Porto, o Parque Arqueológico do Vale do Côa, Ávila, Atapuerca, Burgos, Las Médulas, Salamanca, Siega Verde e Segóvia.

Gamado,aqui.

15 dezembro 2010

Empresas do turismo obtêm estatuto de PME Excelência

Num universo de 1.100 empresas dos vários sectores de actividade, foi atribuído o Estatuto PME Excelência a 90 no sector do turismo, de acordo com o site do Turismo de Portugal. Entre as distinguidas, 42 são empreendimentos hoteleiros, 30 são estabelecimentos de restauração e bebidas, dez agências de viagem, cinco estabelecimentos de animação e três rent-a-car.

Lisboa foi a região destacada onde se reúnem mais empresas PME Excelência (22), seguida de Faro (19) e Porto (16).

“No seu conjunto, as empresas PME Excelência do Turismo geram 3.377 postos de trabalho directos e apresentam um volume de negócios de quase 203 milhões de euros em 2009. Com um activo líquido de 388,4 milhões de euros e capitais próprios de 208,9 milhões de euros, as PME Excelência do Turismo têm uma autonomia financeira média de 53,8%”.

A entrega dos prémios decorreu esta terça-feira, no Europarque, em Santa Maria da Feira, numa cerimónia presidida pelo ministro da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, José Vieira da Silva.

Gamado, aqui.

07 dezembro 2010

Allgarve dá lugar ao Allgarve Nations

O programa Allgarve de 2011 vai surgir com um modelo novo e «amadurecido», que aponta para novas estratégias: “Allgarve Nations” é o novo conceito que irá inaugurar um formato renovado no próximo ano e que inclui um programa de eventos especificamente dedicado a um mercado emissor de turistas.
Celebrando o principal emissor de turistas para a região algarvia, a quinta edição do Programa “Allgarve” será dedicada ao Reino Unido e vai integrar eventos culturais, desportivos, de animação, gastronómicos, música e outros com origem neste mercado emissor.

Nuno Aires salienta que “não se trata de reformular um modelo já bem implantado, mas sim de aprofundá-lo e dinamizá-lo de forma mais estratégica, cativando mais turistas desse mercado, para além do público local e nacional. Será um cruzamento entre o que temos em Portugal e a oferta desse mercado emissor”.

A edição deste ano já incluiu uma aproximação ao conceito do “Allgarve Nations” através da inclusão no programa da exposição “Dez Monumentais Esculturas Britânicas”, da Colecção Berardo, inaugurada em Setembro no Museu e Estação Arqueológica do Cerro da Vila, em Vilamoura, e que estará patente por um ano.

“Allgarve’10” em números

4 640 000 € de investimento global
1 076 000 € de investimento no “Allgarve Pop/World Music”
189 710 de audiência, das quais:
79 818 pessoas em Arte
68 900 pessoas em Animação
15 468 pessoas em Gastronomia
13 713 pessoas em Pop/World Music
6403 pessoas em Música Clássica
5408 pessoas em Jazz
178 000 folhetos e outros suportes distribuídos
77000 visitas ao site Allgarve.pt
65000 € doados a 13 IPSS
2569 notícias em Órgãos de Comunicação Social
1120 Spots em 5 rádios regionais e 1 nacional (RFM)
800 Kits de Imprensa distribuídos
658 jornalistas acreditados
432 OCS fizeram a cobertura dos eventos (não inclui desporto)
316% de variação positiva do público do Allgarve, desde 2007
215 Passatempos realizados
128% de variação positiva da adesão dos municípios, desde 2007
100% de execução do orçamento
95 eventos
64 locais abrangidos
30 eventos somados à programação de 2009
23 eventos só no mês de Agosto
20 eventos em Loulé, o município que acolheu maior número de acções
16 Municípios abrangidos
4 mercados externos receberam campanhas online
4 meses de programação acrescida

Neve afasta turistas



O forte nevão que caiu na passada semana deixou turistas na estrada e obrigou ao cancelamento de reservas nos diversos hotéis da Turistrela.

Segundo o director geral da empresa concessionária do turismo na Serra da Estrela é inaceitável que aquele que deveria ser um factor de promoção do turismo se transforme num constrangimento. José Luíz Moreira, em entrevista ao programa "Flagrante Directo" da RCB, diz que Portugal não é um país com tradição de neve "as pessoas vão para a praia e levam protector solar, fato de banho e chinelos, mas vêm para a neve e não trazem correntes no carro", por outro lado, aquele responsável considera que falta apoio, meios e união em torno da Serra da Estrela, "é inaceitável que no primerio nevão da época fiquemos logo com as estradas intransitáveis, precisamos de mais meios, como limpa neves, e fazer o que fazem por exemplo na Suiça em que os limpa neves trabalham à noite para no dia seguinte as estradas estarem transitéveis, nós aqui não conseguimos fazer isso".

O director geral da Turistrela admite que a falta de união e cooperação tem prejudicado o turismo em geral e a Serra da Estrela em particular "em Portugal não temos espírito cooperativo, temos várias associações ligadas ao sector mas que juntas representam muito pouco". Por outro lado, não há no país quem responda pelo Turismo "quem é que fala pelo turismo neste país? nós vamos a uma feira internacional e o stand de Portugal está cheio de capelinhas, quando deveríamos ter uma estratégia colectiva para promover um país que apesar de pequeno tem muita diversidade de oferta como o Douro, a Serra da Estrela, a praia...".

Segundo José Luíz Moreira a recente reorganização do sector não corresponde a essa estratégia, apesar de tudo "é melhor fazer algo do que não fazer nada". Questionado se o Instituto de Turismo não responde pelo turismo em Portugal aquele responsável é claro "deveria, mas não é isso que acontece".

Gamado, aqui.

MADRP e Porvid preservam castas nacionais

O Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas (MADRP) homologou hoje o protocolo técnico para a constituição e gestão do Pólo Experimental Central para a conservação da variabilidade genética das castas nacionais.

O protocolo técnico assinado pela Associação Portuguesa para a Diversidade da Videira (Porvid) e a Direcção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo prevê também a colaboração com outras entidades de forma a difundir o conhecimento sobre as castas portuguesas, promovendo a sua imagem como alicerce de qualidade e identidade dos vinhos nacionais.

O pólo experimental situado na Herdade de Pegões, concelho de Palmela, destina-se a conservar toda a variedade de castas nacionais e a desenvolver projectos experimentais para posterior utilização. Portugal tem cerca de 250 castas autóctones.

Muitas de elevado valor enológico tais como o Alvarinho, a Touriga Nacional e o Verdelho. Uma diversidade de variedades que constitui um forte factor de diferenciação do vinho português.

O MADRP associou-se à iniciativa por considerar «este projecto de interesse nacional, tendo presente a situação única de Portugal em termos de riqueza do seu património genético vitivinícola».

Gamado, aqui.

06 dezembro 2010

Os desafios do Turismo até 2015

Nos próximos cinco anos, a Internet, redes sociais e os mercados emergentes vão alterar as forças do turismo mundial. China e Índia vão triplicar o seu peso, enquanto a Internet terá um impacto "brutal" sobre empresas e preferências do consumidor.

O sector do turismo vive actualmente sob diversos paradoxos. Apesar da maior crise económica das últimas décadas, o crescimento de turistas em todo o mundo não pára de crescer a taxas de quase dois dígitos. Simultaneamente, as empresas do sector - das companhias aéreas, aos hotéis, às agências de viagens - esmagam margens operacionais, reportam dificuldades financeiras e avançam para projectos de consolidação para evitarem a falência. Fala-se do turista mais independente e do fim dos intermediários, como as agências de viagens, mas, por outro lado, assiste-se à criação de impérios, como as agências de turismo online ou os sites agregadores de reservas de voos e hotéis.

Os paradoxos actuais do turismo são oriundos da profunda e rápida transformação que os seus agentes estão a sofrer. Nos últimos dez anos, o sector assistiu a eventos que alteraram quase por completo a forma como se faz negócio ou se estabelece a  ligação com clientes. A lista é imensa: o 11 de Setembro, os desastres naturais, pandemias, surgimento das companhias aéreas low cost, a explosão da Internet e das redes sociais, o preço como factor determinante, forte movimento de concentração no sector, as agências e serviços online, a escalada dos preços do petróleo e restantes commodities e a maior crise económica e financeira das últimas seis décadas. Numa década, o perfil de cliente - seja ele de lazer ou profissional - ou as redes de distribuição, sofreram uma mutação sem precedentes.  

O sector acredita que a fase actual é de transição. De transição para um turismo mais global e mais digital. O online irá determinar todo o modelo de negócio e países emergentes irão tornar-se na principal fonte de crescimento mundial de turistas, especialmente China e Índia, segundo um estudo sobre o futuro das agências de viagem apresentado no XXXVI congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo (APAVT) que decorreu esta semana na Madeira.

Reconversão turística muda nomes de motéis, pensões e albergarias

O Algarve vai ser a primeira região do país a ter o novo modelo de classificação turística. As novas placas vão ser hoje colocadas em duas unidades hoteleiras da região. Motéis, pensões e albergarias mudam de nome.

De acordo com a nova lei, que entra em vigor em 2011, os melhores passam a chamar-se "hotel" e os restantes vão chamar-se simplesmente "alojamento local". No final desde ano, termina o prazo para a reconversão turística nos termos da lei aprovada há quase três anos.

O secretário de Estado do Turismo diz que esta é "uma forma de qualificar a oferta do turismo nacional" e explica que, até agora, 900 empreendimentos turísticos já pediram a reconversão .

“A cerca de metade já foi dada resposta. O nosso objectivo é que este processo decorra neste mês de forma célere”, acrescenta Bernardo Trindade. As novas placas são válidas por quatro anos e apresentam já o número do Registo Nacional de Turismo, de acordo com a nova legislação.

Gamado, aqui.

04 dezembro 2010

Hotéis com novas placas a partir de segunda-feira

O novo sistema de classificação turística (instituído por lei há dois anos) estará visível a partir de segunda-feira, com a colocação das novas placas nos empreendimentos que já se classificaram ou reconverteram de acordo com o novo sistema de classificação.

As primeiras duas placas, que contêm já um prazo de validade de quatro anos para a classificação dos empreendimentos turísticos e o número do Registo Nacional de Turismo, serão colocadas em duas sessões no Algarve que contarão com a presença do secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, e do presidente do Turismo de Portugal, Luís Patrão.

A primeira sessão terá lugar segunda-feira, às 10h30, no Hotel Real Marina, em Olhão. A segunda placa será colocada, às 16h00, no Hotel Memo Baleeira, em Sagres, numa cerimónia presidida também pelo secretário de Estado do Turismo. Refira-se que o processo de reconversão hoteleira, cujo prazo já foi anteriormente prorrogado e termina a 31 de Dezembro próximo, está atrasado e aquém das expectativas iniciais.

03 dezembro 2010

Concerto de Natal pelas crianças africanas

No próximo dia 11 de Dezembro, pelas 15h30, na Fundação Eng. António de Almeida, no Porto, a ATACA realizará um Concerto de Natal pelas crianças africanas com a participação do Coro Anonymus e da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins.

Estão convidados a celebrar a paz, a fraternidade e a harmonia enquanto valores universais, num encontro entre vozes e instrumentos enquanto faces de uma mesma paleta musical.

Apresentando melodias intemporais no seu estado mais puro, pontuadas por momentos de redescoberta trazidos por criadores dos nossos tempos, esta hora de música propõe-se preencher os espíritos de todas as idades com a leveza das sonoridades natalícias.

Bilhetes – 4 atacas (reservas ataca@ataca.org)

Organização:
ATACA – Associação de tutores e amigos da criança africana
Apoios:
Fundação Eng. António de Almeida
Coro Anonymus
Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins
Confeitaria Petúlia

Fonte: Coro Anonymus

01 dezembro 2010

Turismo do Alentejo apresenta nova campanha

"Alentejo, tempo para ser feliz" é a assinatura da nova imagem promocional apresentada ontem pelo presidente da Entidade Regional do Alentejo, António Ceia da Silva, que posiciona a Região como um destino "fresco", "pintado de azul", que alia os valores do Património, Natureza aos "novos espaços" como o Alqueva ou o litoral.

A apresentação da nova imagem e plano promocional contou com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, que disse que o trabalho que vindo a ser feito em prol do reconhecimento da região se reflecte nos números e reforçou a necessidade de apoiar as regiões emergentes, além das mais maduras, no quadro da oferta nacional.
Gamado, aqui.

Gambuzinos - O Melhor de Portugal está aqui!