07 dezembro 2010

Allgarve dá lugar ao Allgarve Nations

O programa Allgarve de 2011 vai surgir com um modelo novo e «amadurecido», que aponta para novas estratégias: “Allgarve Nations” é o novo conceito que irá inaugurar um formato renovado no próximo ano e que inclui um programa de eventos especificamente dedicado a um mercado emissor de turistas.
Celebrando o principal emissor de turistas para a região algarvia, a quinta edição do Programa “Allgarve” será dedicada ao Reino Unido e vai integrar eventos culturais, desportivos, de animação, gastronómicos, música e outros com origem neste mercado emissor.

Nuno Aires salienta que “não se trata de reformular um modelo já bem implantado, mas sim de aprofundá-lo e dinamizá-lo de forma mais estratégica, cativando mais turistas desse mercado, para além do público local e nacional. Será um cruzamento entre o que temos em Portugal e a oferta desse mercado emissor”.

A edição deste ano já incluiu uma aproximação ao conceito do “Allgarve Nations” através da inclusão no programa da exposição “Dez Monumentais Esculturas Britânicas”, da Colecção Berardo, inaugurada em Setembro no Museu e Estação Arqueológica do Cerro da Vila, em Vilamoura, e que estará patente por um ano.

Allgarve'10 teve recorde de audiência

O “Allgarve’10” - marcado por um programa mais abrangente e por um calendário que se prolongou por quase todo o ano - fecha a sua quarta edição com chave de ouro no que respeita a audiência, registando um aumento de 55% do público face ao período homólogo, a evolução mais significativa desde o início do programa, em 2007.

A edição de 2010 contou com a participação de 189710 pessoas versus 122000 consolidadas em 2009.

A adesão quase total dos municípios, a introdução da Animação de Rua e o número recorde de 95 eventos de qualidade determinaram a escolha do público e ditaram o sucesso do Allgarve’10 enquanto complemento da oferta tradicional de Sol e Mar, típicos da região algarvia.

Para o presidente do Turismo do Algarve Nuno Aires, “esta edição conseguiu mobilizar mais autarquias e entidades privadas, estendeu-se por mais regiões, assegurou um maior número de eventos e soube conquistar públicos abrangentes com novos motivos de interesse. Tudo isto com um investimento financeiro idêntico à edição de 2009".

Nuno Aires acrescentou que "O “Allgarve’10” contribuiu de forma decisiva para consolidar, definitivamente, um programa que já se afirmou como fator de animação e valorização da região algarvia.”

A maior concentração de público foi registada entre os meses de Junho e Setembro e as autarquias que contaram com o maior número de eventos foram as de Loulé, Portimão, Faro e Albufeira.

Turismo de Portugal e Turismo do Algarve
entregam 65 mil euros a instituições de cariz humanitário


A edição do “Allgarve’10” contou com padrões de gestão de grande rigor, permitindo - com um investimento similar à edição de 2009 - introduzir mais 30 eventos e a execução de 100% do orçamento.

Um maior investimento por parte dos municípios, o modelo de co-financiamento dos promotores Everything is New, no espetáculo de Jamie Cullum, e Estratégia, no de Anastacia, foram algumas das estratégias aplicadas que, apesar de terem gerado menos receitas – quebra de 40% -, produziram menos custos a um programa que se estendeu por 11 meses, com eventos de grande qualidade concetual e artística.

Parte dos lucros do programa “Allgarve” destina-se a instituições de cariz humanitário, sendo que, em 2010, o Turismo de Portugal e o Turismo do Algarve entregam a treze instituições particulares de solidariedade social (IPSS) da região um total de 65 mil euros, a distribuir equitativamente, valor que resultou das receitas dos concertos de música pop que decorreram durante o Verão.

Pancho Guedes, Colecção Berardo Fura Dels Baus, Allgarve Gourmet de Portimão, Anastacia e Jamie Cullum

O “Allgarve Arte” e “Animação de Rua Allgarve” foram as áreas que contaram com os números mais expressivos, tendo concentrado cerca de 80 mil e 69 mil visitantes e espectadores, respetivamente.

Nas 19 exposições integradas no Programa “Arquipélago”, desenhado por Nuno Faria, houve um grande investimento em propostas fortes, apelativas e, como habitual, plenamente integradas no espaço algarvio, como foram as mostras de Pancho Guedes na Fortaleza de Sagres e de José de Guimarães na Fonte da Pipa.

A exposição inédita da Coleção Berardo “Dez Monumentais Esculturas Britânicas”, em Vilamoura, também forneceu números expressivos ao Programa de Arte do “Allgarve”.

A área da animação de rua, introduzida pela primeira vez este ano, carateriza-se como uma das apostas mais certeiras do programa, mobilizando cerca de 69 mil pessoas.

O acesso gratuito aos espetáculos ímpares trazidos pela mão do programador Pedro Bartilotti e a audiência nas performances do Circo da Madrugada e dos Fura dels Baus contribuíram para os números consolidados.

Do lado da Gastronomia, uma das áreas mais sólidas do “Allgarve”, é de salientar que o programa liderado pelo chef Bertílio Gomes obteve números recorde com um acréscimo na afluência em cerca de dois mil visitantes, destacando-se pela positiva a introdução do Concurso de Cataplana e a afluência ao Allgarve Gourmet de Portimão.

O programa de Música desenhado pelo Maestro Osvaldo Ferreira – Pop/ World Music, Clássica e Jazz - reuniu cerca de 25500 espetadores, tendo o “Allgarve Pop/ World” assumido a posição de destaque nesta área temática.

O mês de Agosto assumiu um dos momentos altos do Programa com concertos da Anastacia, Jamie Cullum e, por duas vezes no Allgarve 2010 e esgotando ambas as sessões, o projeto Amália Hoje.

Do lado do Jazz, destaque pela positiva pelos números e mediatismo alcançados pelos concertos de Diana Krall, McCoy Tyner e Jean Luc Ponty.

A Música Clássica, área que regressou à edição de 2010 do programa “Allgarve”, contou com uma audiência de cerca de 6400 pessoas, salientando-se os concertos de Ópera no Castelo de Silves e “Sons Ardentes” na Praia dos Pescadores de Albufeira.

Gamado, aqui.

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