Nos dias 3, 4 e 5 de Abril, Constância volta a receber a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem / Festas do Concelho 2010. Uma festa com tradições seculares ligadas ao rio e à faina marítima. Motivo de interesse são as ruas floridas da vila, resultado do trabalho colectivo feito pelos moradores. Também não faltará música, foguetes e tasquinhas para os comes e bebes.
Sábado às 15 horas é feita a abertura oficial das festas, na praça Alexandre Herculano. Mais tarde, no palco do Pelourinho poderá assistir ao espectáculo de música popular com o Grupo de Cantares da Casa do Povo de Montalvo e o Grupo Cultural Emoções de Malpique. A Bandinha da Alegria também irá animar as ruas durante a tarde. À noite, pelas 22 horas, sobe ao palco Camões a banda portuguesa de reggae, Mercado Negro. A partir das 23h30 dança-se rock’n’roll ao som dos RCA.
Durante estes dias decorrerá também a XXIII Mostra Nacional de Artesanato. Aproveite para adquirir as famosas réplicas dos barcos em miniaturas ou as bonequinhas que as mulheres dos marítimos confeccionavam aproveitando os restos de tecido. E claro, a típica cestaria de Constância, elaborada com verga de carvalho negral, não poderia faltar. A não perder ainda, o Grande Prémio de Páscoa em Atletismo e a Descida dos 3 Castelos feita em canoa.
E para adoçar a boca, nestes três dias realiza-se também a V Mostra de Doces Sabores no Parque de Merendas. Experimente os tradicionais queijinhos do céu, as tigeladas, as belhoses e o arroz doce.
Domingo à tarde poderá assistir a uma tarde de folclore com as exibições de vários ranchos. A animação continua pelas ruas ao som da banda Xaral Dixie. Às 22 horas sobe ao palco a batida popular dos Oquestrada.
Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem
A devoção a Nossa Senhora da Boa Viagem em Constância está associada ao tráfego fluvial de mercadorias que se fez durante séculos entre o porto desta vila e a capital. A Festa e a Bênção dos Barcos, na Segunda-feira de Páscoa, são os momentos culminantes desta devoção.
A cerimónia religiosa que é a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem compreende a Missa Solene, a Procissão e a Bênção dos Barcos nos rios Tejo e Zêzere.
À noite sobem ao palco os GNR. O grupo português apresenta o novo trabalho de originais e certamente irá por todos a cantar “Dunas como que são divãs”. E para encerrar o espectáculo há fogo-de-artifício.
Fonte: RTP
Sem comentários:
Enviar um comentário