28 fevereiro 2010

"Gurus" do turismo juntos em Aveiro

A conferência internacional INVTUR 2010 – Investigação em Turismo: O Estado da Arte e Perspectivas de Futuro , a decorrer entre os dias 10 e 13 de Março de 2010, irá afirmar-se como palco privilegiado para a discussão sobre a investigação em turismo, nomeadamente a produção científica realizada ao nível de programas de mestrado, doutoramento e projectos de investigação.

Trata-se da maior conferência científica alguma vez organizada no nosso país sobre o Estado da Arte, perspectivas futuras da investigação em Turismo em Portugal, do seu enquadramento em termos internacionais, e da sua relação com o mundo das empresas e organizações que operam na área do turismo.




É importante introduzir um elemento de governança no sector do turismo em Portugal. Só com uma liderança forte e coesa é possível os destinos terem a sustentabilidade económica desejada.


É pelo menos esta a opinião de Carlos Costa, professor na Universidade de Aveiro e especialista nesta área, e um dos temas a debater na InvTur, uma conferência que irá reunir, em Aveiro, os principais investigadores da área do turismo.


"As experiências mundiais demonstram que podemos ter todas as condições nesta área, quer sejam empresas rentáveis, destinos seguros, excelentes estratégias. No entanto, se não tivermos uma governança e uma liderança adequada, os destinos não terão sucesso", afirmou Carlos Costa.

Além desta questão, a InvTur pretende ainda debater o estado actual e futuro do sector do turismo, reflectir sobre as melhores estratégias, as novas apostas e desafios, para além da inovação e do desenvolvimento.


A InvTur decorrerá de 10 a 13 de Março, na Universidade de Aveiro, e contará com a presença de Chris Cooper, Dimitrios Buhalis, John Tribe, Geoffrey Wall, Alan Fyall, Lionello Punzo e Alfonso Vargas-Sanchez, considerados os "gurus" da área do turismo.


Trata-se de uma parceria entre a Turismo Centro de Portugal e a Universidade de Aveiro e que, segundo Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro, irá "contribuir para a afirmação da região como um destino com capacidade para organizar grandes congressos e conferências".


Fonte: Jornal de noticias

O turismo é actualmente um dos maiores sectores da actividade económica em termos mundiais, sendo a sua expressão em termos sociais, políticos e ambientais igualmente uma realidade inquestionável. Contudo, para que este sector venha a crescer no futuro de uma forma economicamente rentável, social e ambientalmente sustentável, e de uma forma inovadora e competitiva, torna-se fundamental que o seu desenvolvimento seja estruturado dentro de um quadro de opções técnico-científicas devidamente fundamentadas.

Volvidos 20 anos do início da primeira licenciatura em turismo em Portugal, é altura de se fazer uma retrospectiva do caminho percorrido em termos de conhecimento gerado nesta área, de se prospectivar o futuro da investigação científica em turismo no nosso país e de se discutir o seu contributo para o sector.

A conferência internacional INVTUR 2010 – Investigação em Turismo: O Estado da Arte e Perspectivas de Futuro , a decorrer entre os dias 10 e 13 de Março de 2010, irá afirmar-se como palco privilegiado para a discussão sobre a investigação em turismo, nomeadamente a produção científica realizada ao nível de programas de mestrado, doutoramento e projectos de investigação. Trata-se da maior conferência científica alguma vez organizada no nosso país sobre o Estado da Arte, perspectivas futuras da investigação em Turismo em Portugal, do seu enquadramento em termos internacionais, e da sua relação com o mundo das empresas e organizações que operam na área do turismo.

A conferência terá como destinatários não apenas a comunidade académica (professores, estudantes e investigadores) mas também empresários, investidores, organizações e entidades públicas e privadas que operam no sector, e técnicos da administração pública. A presença de keynote speakers de renome internacional e de comunicações oriundas de outros países, permitirá, ainda, dar a conhecer o estado da arte e as tendências da produção científica realizada na área do turismo noutros países. A conferência incluirá sessões temáticas paralelas, iniciadas por uma apresentação de um keynote speaker.

As linguas oficiais da conferência são o português e o inglês.

A BiT - Bolsa de Inovação em Turismo será uma iniciativa integrada no INVTUR 2010, cujo objectivo é afirmar-se como uma ‘montra de exposição’ de casos de sucesso, boas práticas, concepção e implementação de projectos inovadores por parte de empresas e organizações públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos, e de posters que apresentem projectos de investigação aplicada elaborados por instituições de ensino superior, pelos seus alunos ou por unidades e centros de investigação.

Fonte:  www.ua.pt/event/invtur2010/

Sem comentários:

Gambuzinos - O Melhor de Portugal está aqui!