24 fevereiro 2010

Rotas do azeite e do vinho do Douro aliam-se para conquistar o mundo

Levar o Douro e o património de Trás-os-Montes e Alto Douro além fronteiras é o propósito de um projeto apresentado hoje que junta rotas turísticas do vinho e do azeite numa estratégia comum de promoção.

Na região transmontana e duriense têm surgido várias rotas turísticas em torno dos mais conhecidos produtos, nomeadamente o vinho e o azeite, que decidiram agora unir sinergias com o objectivo da internacionalização.

O projeto conjunto de posicionamento, promoção e internacionalização das rotas do Douro foi hoje apresentado em Freixo de Espada à Cinta, o município raiano que é também parceiro na nova estratégia.

A iniciativa arranca com as rotas do azeite, do vinho do Porto e das vinhas de Cister, num total de 28 concelhos e 170 aderentes, entre instituições e outros parceiros.

Segundo explicou à Lusa Jorge Morais, da Rota do Azeite de Trás-os-Montes, os promotores deste projeto entendem que depois da promoção individual feita no território nacional chegou a altura de avançar para uma estratégia de cooperação.

"O objetivo é a internacionalização das rotas do Douro, levar o Douro e o património de Trás-os-Montes e Alto Douro além fronteiras", disse.
O projeto com o lema "O Douro, as Rotas e Mundo" conta com o apoio institucional da Estrutura de Missão do Douro e recebeu um apoio financeiro de 70 por cento do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) para os 400 mil euros de investimento necessário.

O resto do momento fica a carga dos aderentes que, em breve, deverão estender-se à vizinha Espanha com a adesão já proposta da Rota Internacional do Vinho formada por entidades das zonas espanholas de Salamanca e Zamora e do lado português da fronteira.

De acordo com Jorge morais, os diferentes parceiros vão agora elaborar um plano de marketing e comunicação que passará por vídeos promocionais e deslocações a mercados externos, nomeadamente junto de operadores turísticos internacionais.

Os promotores pretendem também que as rotas do Douro marquem presença na imprensa internacional e têm programados convites a jornalistas estrangeiros para visitarem a região e os diferentes atrativos.

Fonte: Jornal i

Sem comentários:

Gambuzinos - O Melhor de Portugal está aqui!