02 maio 2011

National Geographic elege Açores como destino para este Verão

National Geographic elege Açores como destino para este Verão A conceituada revista de viagens valoriza o estado puro do arquipélago açoriano. A revista de viagens National Geographic Traveler elegeu os Açores como um dos 10 melhores destinos de férias para este Verão.

O arquipélago português surge em 8º lugar numa lista da qual também fazem parte Muskoka Cottage Country (Canadá), Patagónia (Argentina), Cardiff (Reino Unido), Arquipélago de Estocolmo (Suécia), Roatan (Honduras), Ístria (Croácia), Ilhas de San Juan e Mineápolis (ambas nos EUA).

Os Açores são descritos como um arquipélago "intocado", numa "localização remota", o que ajudou a "limitar o tráfego de turistas e o desenvolvimento". A revista destaca os ex-libris naturais das 9 ilhas que compõem o arquipélago, onde se podem encontrar "verdes montanhas vulcânicas, termas, montes cobertos de hortênsias, vinhas, casas brancas, os moinhos de vento e as estradas de paralelos." As ilhas da Terceira, São Miguel e Faial, as cidades de Ponta Delgada e Horta e o cozido das Furnas merecem ainda destaque especial pelas suas riquezas e tradições culturais.


Em Dezembro do ano passado, o arquipélago dos Açores já tinha sido eleito pela revista norte-americana «Forbes» como um dos destinos de viagem únicos no mundo. A publicação caracteriza os Açores como um dos "poucos destinos do mundo que oferecem verdadeiramente uma experiência única". Turismo de Vulcões é ainda pouco explorado nos Açores Presidente do Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores defende a promoção deste nicho de mercado. Victor Hugo Forjaz afirma que o vulcanismo precisa de ser reconhecido como um nicho de mercado de modo a que o geoturismo se possa desenvolver, à semelhança do que já acontece noutros países europeus, como Itália e Grécia.

O investigador Victor Hugo Forjaz defende que a actividade vulcânica tem de deixar de estar ligada apenas à ideia de terror, e que se deve considerar que este fenómeno geológico também apresenta muitas potencialidades turísticas e económicas como o termalismo, a exploração mineral e energética.

O especialista faz ainda um alerta para as agências de turismo no sentido de considerarem as potencialidades do vulcanismo como fenómeno de lazer. “As agências [de turismo] ainda não se habituaram a inserir um capitulozinho sobre o vulcanismo”, defende. Neste sentido, a Casa dos Vulcões, uma valência do Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores, é um projecto que pretende contribuir para o conhecimento e divulgação das ciências vulcanológicas e geoambientais em São Miguel.

O arquipélago dos Açores possui 270 cavidades vulcânicas únicas a nível mundial, mas apenas cinco estão abertas ao público.

Gamado, aqui.

Sem comentários:

Gambuzinos - O Melhor de Portugal está aqui!