O presidente da Associação Comercial do Porto (ACP), Rui Moreira, acusou, em declarações ao SOL, o presidente do Turismo de Portugal, Luís Patrão, de estar a mentir no caso da transferência da corrida Red Bull Air Race do Porto para Lisboa
A corrida de aviões organizada pela fabricante da bebida energética Red Bull realizou-se em 2007, 2008 e 2009 na cidade do Porto.
No entanto, no próximo ano a corrida vai ser transferida para o rio Tejo, em Lisboa, depois de as autarquias de Lisboa e de Oeiras chegarem a acordo com Red Bull.
«O Dr. Luís Patrão está a mentir quando diz que a passagem da corrida para Lisboa não tem o apoio do Turismo de Portugal.
É mentiroso, não há outra designação», disse Rui Moreira. «O Turismo de Portugal esteve envolvido e negociações com as autarquias que agora vão receber o evento, ao contrário do que o Dr. Luís Patrão tem afirmado».
As declarações do presidente da ACP vêm no seguimento dos esclarecimento que o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, deu hoje de manhã aos jornalistas. «A única instituição pública que patrocinou a prova no ano passado foi o Instituto de Turismo de Portugal (?) que já disse este ano que não vai dar nem mais um cêntimo do que financiou no ano passado, os 500 mil euros.
O que esteve disponível para o Porto é o que vai estar disponível este ano», avançou.
O autarca lisboeta veio desmentir o presidente do Turismo de Portugal, Luís Patrão, que tem dito que não estava ligado à realização da prova em Lisboa. Contactado pelo SOL, Patrão remete para o esclarecimento enviado, há momentos, para as redacções.
«Nesta como em situações similares, cabe unicamente aos promotores (no caso à Red Bull Air Race GmbH, à Câmara Municipal de Lisboa, à Câmara Municipal de Oeiras e à Associação de Turismo de Lisboa) garantir os apoios e patrocínios necessários à realização do evento, não tendo sequer sido colocada ao Turismo de Portugal qualquer pedido de afectação de recursos públicos a esse fim», lê-se no documento.
Luís Patrão já tinha enviado uma carta a Rui Moreira, no início do mês, onde declarava ser «totalmente alheio a quaisquer negociações tendentes a realizar em Lisboa, em vez de no Porto e em Gaia, o evento Red Bull Air Race».
Em Setembro passado, no Porto, cerca de 720 mil espectadores juntaram-se nas margens do Douro para assistir àquela que é considerada a 'Fórmula 1 dos Céus'.
Gamado, aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário