O programa Erasmus é o tema do XII Encontro Internacional de Coros Universitários (EICU), a decorrer em Coimbra, Tábua e Santa Comba Dão entre quarta-feira e domingo. A organização conta com um orçamento de 32 mil euros.
O encontro é organizado pelo Coro Misto da Universidade de Coimbra (CMUC) e o tema surgiu o ano passado, quando havia estudantes Erasmus integrados no grupo. "Os três países que vêm (Reino Unido, Lituânia e Polónia) já tiveram elementos no grupo, e o coro lituano tem mesmo um antigo elemento nosso", conta o presidente do CMUC, João Regêncio.
O evento abre a 7 de Abril com um concerto do CMUC e da Orquestra Clássica do Centro, no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), o único concerto pago do encontro. "Queríamos um evento totalmente gratuito mas não foi possível", sublinha o responsável, completando que todas as despesas dos coros internacionais são suportadas pela organização. Os 32 mil euros do orçamento vêm dos patrocinadores, como a reitoria da Universidade de Coimbra, a Turismo de Coimbra, o In Tocha e a Fundação Gulbenkian. Para além do TAGV, há actuações no Convento de São Francisco (em Santa Clara), em Santa Comba Dão (pelo coro britânico) e em Tábua pelo coro polaco. O coro lituano também deverá fazer uma actuação fora de Coimbra.
Fundado em 1956, o CMUC conta actualmente com cerca de 40 elementos, na maioria estudantes. João Regêncio explica que o coro esteve perto de fechar há dois anos, aquando da saída do maestro de então e de muitos elementos que o integravam. "Agora tem entrado muita gente todos os anos, o que é muito bom", conta.
Fonte: Jornal de Noticias
Sem comentários:
Enviar um comentário