Um grupo de cidades espanholas com catedrais, unidas em rede para promover conjuntamente projectos patrimoniais e de turismo cultural, quer iniciar contactos com congéneres portuguesas para uma eventual associação.
A secretária-geral da Rede de Cidades Catedralícias espanholas, Montaña Dominguez, explica à Lusa que a proposta foi apresentada na semana passada na assembleia-geral da entidade. "Foi uma ideia apresentada na assembleia e que ficou agora nas mãos do presidente arrancar", afirma, sublinhando que haverá contactos com várias cidades portuguesas "especialmente as mais próximas da fronteira".
"Ainda estamos no início desse processo. Os contactos vão ser feitos mas terá de ser uma ideia a madurar, até porque os nossos estatutos nos definem como uma rede nacional, pelo que haverá que encontrar um modelo para a associação com cidades portuguesas", explica.
Formada actualmente por 18 cidades espanholas e financiada pelos seus sócios - normalmente as autarquias - a rede espanhola contribui para a promoção do turismo cultural, com acções de defesa do património urbanístico, arquitectónico, ambiental, histórico e cultural.
Fonte: OJE/Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário