13 abril 2010

120 mil euros ajudam Apal a promover Albufeira como destino turístico

Aposta da Câmara e da Apal para 2011 será o mercado sueco, por isso Albufeira já tem 50 metros quadrados de espaço reservado para a próxima Feira de Turismo naquele país, onde o objetivo é chegar ao coração do mercado escandinavo.

A receita para vender uma marca como Albufeira tem seguido sempre o mesmo lema: «aparecer para não ficar esquecido».

Tem sido assim que Desidério Silva, presidente da Câmara e da Agência de Promoção de Albufeira (Apal), tem conseguido alcançar alguns dos objetivos traçados para atrair mais turistas ao concelho.

No entanto, para as ideias não caírem em saco roto há que investir. Por isso, os vice-presidentes da Câmara de Albufeira e da Apal assinaram um protocolo, no início desta semana, que prevê a entrega de 120 mil euros àquela entidade, que tem como associados os empresários do concelho para que continuem a ser desenvolvidas estratégias de divulgação turística.

«Esta instituição de turismo tem vindo a dar passos lentos, mas muito seguros. A Apal tem participado e promovido muitas ações de promoção do concelho, seja a nível do mercado interno, como do externo, por isso, este protocolo é uma forma de dar a cara e de fazer mais e melhor por Albufeira», considerou Desidério Silva.

Isto porque a Apal não só tem concentrado forças na promoção nas outras regiões do país, como tem aproveitado a oportunidade de partilhar stands com a Câmara nas feiras de turismo de outros países.

A oferta de recursos pela Câmara «tem demonstrado o entendimento destas duas entidades e já deu frutos até noutros mercados que não o interno. Esta é uma forma de aplicar recursos públicos para o interesse público, pois o objetivo é trazer mais turistas ao concelho, dinamizando-o, tornando-o mais competitivo e atrativo», afirmou José Santos, vice-presidente da Apal.

Não é, contudo, por este esforço dar frutos que se podem pôr de parte as ações de promoção, pois «apesar de Albufeira ser uma referência para os turistas, há que investir para trazer mais visitantes. E isso só se faz com uma presença permanente nos mercados emissores», acrescentou José Santos.

Aliada a essa presença, como Albufeira não dorme em serviço, outra das ações será divulgar com antecedência os eventos que marcarão o concelho este ano. «Em Maio, vamos fazer a apresentação pública da programação prevista para o Verão e, em Agosto, avançaremos com a programação de fim-de-ano», revelou Desidério.

Já com uma promoção sólida no mercado nacional e espanhol, é altura de Albufeira ser relembrada noutros países, como os do Norte da Europa, sendo esta a aposta para 2011. É que, para o edil de Albufeira, a ERTA e o Turismo de Portugal não estão a promover a região algarvia nestes mercados como deviam.

«Na Feira de Turismo da Suécia – Tur 2010, no Pavilhão de Portugal só estavam representados os destinos Açores e Madeira. Não é nada significativo o Turismo de Portugal mostrar apenas duas regiões, quando até já existem novas rotas aéreas entre o Algarve e este mercado escandinavo», reforçou Desidério Silva.

«Nem a Câmara, nem a Apal podem substituir a Entidade Regional de Turismo, mas houve uma época em que este mercado [escandinavo] era o grosso do nosso turismo», afirmou também o vice-presidente da autarquia José Carlos Rolo.

Assim, para reparar esta lacuna, foram já convidados, através da Apal, quatro jornalistas suecos para conhecer Albufeira. O grande passo será dado quando a Câmara e a agência promoverem o concelho no Tur 2011, num espaço próprio com 50 metros quadrados.

Fonte do Texto e imagem: Barlavento

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