Um antigo moinho de vento que ainda laborava há mais 50 anos, vai passar a funcionar, no Verão, em Budens, uma das aldeias típicas do Algarve, situada no concelho de Vila do Bispo, como espaço pedagógico, cultural e de multimedia, contando com uma casa de apoio para explicação do fabrico do pão, a que se juntará a venda de produtos agrícolas tradicionais e de artesanato locais.
O projecto, designado Moinho da Torre, aposta na vertente pedagógica e cultural, com o apoio de meios multimedia. Inspirado nos moinhos na Holanda, pretende tornar-se um novo cartão-de-visita deste concelho algarvio do país.
Servirá assim também de pólo de atracção turística e de dinamização económica, além de proporcionar visitas escolares. Mas também está preparado para voltar a produzir pão para venda.
A ideia pertence a Carlos Mesquita, de 45 anos, gestor, e ao seu pai, entretanto falecido, herdeiros daquele imóvel então em ruínas, tendo surgido na sequência de visitas daquele jovem a vários moinhos na Holanda.
De um total de cerca de vinte exemplares que existiam no concelho de Vila do Bispo, outrora considerado o celeiro do Algarve, este é o único moinho que ainda resta naquela zona.
"Aos visitantes será possível seguir no local, com os equipamentos próprios e um conjunto de meios de multimedia, todo o ciclo do pão, do prado até ao prato. Ou seja, neste caso desde o semear do trigo, passando pela colheita até à sua transformação em farinha e ao consumo do produto. Vamos aproveitar também para revitalizar antigos produtos desta região, nomeadamente bolos de torres- mos, de mel, de figo e amêndoa, pão caseiro e com chouriço, vinhos e outras bebidas, bem como peças de artesanato em esparto, palma, vime e barro, sem esquecer rendas tradicionais", explicou ao DN Carlos Mesquita.
E quem quiser poderá até "amassar a farinha e levar a massa ao forno a lenha instalado no exterior e comer o pão produzido por si", acrescentou. Na sequência de um curso para o efeito, o jovem empresário desempenhará ainda a função de moleiro para mostrar ao público como tudo se fez.
O Moinho da Torre, assim se designa o projecto, está implantado num terreno com mais de 5000 metros quadrados, incluindo uma eira, e pretende tornar-se um novo cartão-de-visita daquela zona da costa vicentina, a cerca de duzentos metros da Estrada Nacional 125, em Budens, onde se situa.
Neste momento, decorrem ainda obras de arranjos exteriores, após o velho moinho ter sido reconstruído para voltar a laborar como desde a sua origem, na década de 20 do século passado.
Fonte do texto e da imagem: Diário de Notícias Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário