04 abril 2010

ADERE Peneda-Gerês: Cinco portas abertas ao turista

A Associação de Desenvolvimento das Regiões do Parque Nacional da Peneda-Gerês (ADERE Peneda-Gerês) e os seus parceiros locais associam-se às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios que se celebra a 18 de Abril.

Nas cinco portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês, entre elas Lamas de Mouro, Mezio, Lindoso, Campo do Gerês e Montalegre, vão ser promovidas actividades subordinadas ao tema ‘Património Rural/Paisagens Culturais’, cuja participação é gratuita e sujeita a inscrição até ao próximo dia 16 de Abril.

Em Terras de Bouro, na porta de Campo do Gerês, está a ser promovida, pelas 10 horas, uma visita guiada à porta do parque e ao Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna.

Para as 11 horas está marcada a visita a Vilarinho da Furna, uma aldeia comunitária submersa pela construção da barragem.

Em paralelo decorrem dois percursos pedestres - a caminhada na Geira Romana no Campo do Gerês e a caminhada na Geira Romana desde a Bouça da Mó até à Portela do Homem.
Na porta de Montalegre, os forasteiros são convidados a visita r o Ecomuseu do Barroso, a partir das 10 horas. Uma hora mais tarde, o programa prossegue com a visita interpretada à Aldeia de Paredes do Rio.

Também às 11 horas, os participantes no Dia dos Monumentos e Sítios podem optar pelo peddy paper ‘Vi(r) ver o Património Barrosão’.
Pelas 10 horas, em Melgaço, na porta de Lamas de Mouro, os visitantes são convidados a entrar no Núcleo Museológico de Castro Laboreiro.

Segue-se o percurso guiado até ao Castelo de Castro Laboreiro, onde pode ser observada a paisagem organizada em brandas, inverneiras e lugares fixos.
Na porta do Mezio, em Arcos de Valdevez, estão a ser organizadas visitas à Branda de Murço ou à Branda de Bordença para interpretação do modelo e constituição da paisagem humanizada da Serra da Peneda/Soajo. Actividade inicia às 10.45 horas.

Na porta do Lindoso, em Ponte da Barca, é promovida uma visita ao Parque Nacional da Peneda-Gerês.
A partir da porta do Parque Nacional é promovida a visita a um regadio tradicional com a presença de um dos elementos da comissão de regantes.

Fonte texto e imagem: Diário do Minho

Sem comentários:

Gambuzinos - O Melhor de Portugal está aqui!