Ainda há muito para descobrir em Portugal, a um mundo a sua espera cá dentro.
"Em plena crise, os portugueses viram costas às dificuldades e viajam. De acordo com a Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo (APAVT), a procura de viagens para a Páscoa está este ano ligeiramente acima do ano passado.
«É ainda prematuro avançar com números mas o primeiro balanço indica que nesta Páscoa haverá mais portugueses a viajar do que no ano passado», diz a APAVT.
A oferta colocada no mercado é, de uma forma geral, idêntica à do ano passado, em termos de destinos e preços que são, de acordo com a associação, «muito atractivos».
Além de viajarem mais, os portugueses estão a reservar as viagens com maior antecedência, aderindo às «promoções de reservas antecipadas», para «beneficiar dos melhores preços». Por exemplo, já existem no mercado campanhas de promoções para reservas antecipadas para o Verão.
Viajar sim, mas na opção mais económica
Em 2009 notou-se uma maior procura por opções mais económicas e este ano, essa tendência não regrediu. Os portugueses não escolhem os destinos mais baratos mas, dentro de cada destino, optam pela oferta de menor custo.
Quanto a destinos, há dois que se podem considerar as «estrelas» desta Páscoa, pela elevada procura que estão a registar: Cabo Verde e Disney. No caso de Cabo Verde, a justificação está nas ofertas para o Sal e a Boavista, quer em voos charter quer em voos regulares, que estão a ter uma boa resposta. Alguns voos charter estão mesmo esgotados, embora existam ainda alternativas de oferta.
Caraíbas, Brasil, Cabo Verde, Egipto, Tunísia, Disney e Açores entre os mais procurados
No longo curso, Caraíbas (sobretudo República Dominicana e Cuba, mas também México e Jamaica) e Brasil continuam a ser os destinos mais procurados pelos portugueses. A procura pelo Brasil centra-se essencialmente em destinos do Nordeste, «havendo a destacar uma certa retoma de procura por este destino, que apresenta opções também muito atractivas em termos de preço/qualidade».
No médio curso, como referido, Cabo Verde (Sal e Boavista) é claramente o destino a destacar, mas Egipto e Tunísia também revelam «boa procura».
Nos destinos de maior proximidade, a Disney destaca-se, seguida pelas férias em capitais europeias e circuitos europeus.
No que diz respeito ao turismo interno, os Açores registam um «crescimento interessante» e «a Madeira está a registar uma procura que contraria os esperados efeitos dos acontecimentos de 20 de Fevereiro, mostrando haver uma resposta solidária dos portugueses». No Continente, o Algarve continua a ser o destino de maior procura."
Fonte: TVI24
Sem comentários:
Enviar um comentário