18 março 2010

Estação de Canoagem inaugurada no Rossio ao Sul do Tejo

 A presidente da Câmara de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque inaugurou, sábado, uma Estação de Canoagem no Rossio ao Sul do Tejo, e anunciou que a curto prazo vai nascer na margem Sul do Aquapolis um centro náutico e em Alvega uma segunda estação de canoagem.

No acto de inauguração, Maria do Céu Albuquerque garantiu que “temos um projecto sério para desenvolver o turismo náutico em Abrantes, já temos um espelho de água impar, inauguramos hoje esta estação, já temos em fase de projecto o espaço para o centro náutico na margem Sul do Aquapolis e vai avançar também uma nova estação de canoagem em Alvega, criando também um espaço pedonal de ligação pela margem do Tejo”, referiu.


A aposta da autarquia de Abrantes passa pelo desenvolvimento do turismo náutico em Abrantes. “Queremos trazer pessoas interessadas nos desportos náuticos ao concelho de Abrantes, e aproveito para dar a boa nova de que a Associação de Canoagem de Santarém vai instalar-se em Abrantes a curto prazo”.

A presidente da Câmara de Abrantes, garantiu ainda que a autarquia tudo fará para que a canoagem de Os Patos continue a crescer e a honrar o concelho, “Mas queremos também mais selecções nacionais e internacionais a estagiar em Abrantes”.

O presidente da Junta de Freguesia do Rossio ao Sul do Tejo, José Guilherme Luz, também estava satisfeito e garantiu que a recuperação do edifício é mais um passo na requalificação do degradado centro histórico do Rossio.

A satisfação reinava entre os canoistas e dirigentes do Clube Desportivo Os Patos, do Rossio ao Sul do Tejo, Abrantes, porque acabavam de ver inaugurada a Estação de Canoagem que lhes permite usar um espaço de apoio logístico com muito boas condições.

João Laia, que alia a qualidade de atleta a treinador do clube, era naturalmente um dos presentes mais satisfeito com a inauguração. “A inauguração deste espaço é mais uma grande vitória para o clube, para a secção de canoagem e para os atletas. A partir de agora temos mais condições para continuar o nosso trabalho de engrandecimento do clube e do concelho de Abrantes”, referiu com satisfação.

O edifício, conhecido como antigo matadouro, situado na Rua do Cais, no Rossio ao Sul do Tejo, foi recuperado e requalificado pela junta de freguesia local, adaptando-o a estação de apoio à prática da canoagem. A Câmara de Abrantes colaborou com a atribuição de um subsídio na ordem dos 72 mil euros.

O equipamento, com uma área de 120 metros quadrados, dispõe de uma sala, um pequeno ginásio com zona de acolhimento de embarcações, dois balneários, uma garagem e dois logradouros.

Durante a inauguração foi assinado um acordo que regula a utilização das instalações, entre a câmara, a junta de freguesia e o Clube Desportivo Os Patos. Ao abrigo do acordo, a junta de freguesia cedeu o equipamento aos Patos para aí serem desenvolvidas actividades relacionadas com a sua escola de canoagem. A autarquia assegura os encargos decorrentes da utilização, bem como os encargos com o consumo de água e electricidade.

A secção de canoagem de Os Patos é uma das mais dinâmicas da região, com resultados muito significativos em competições regionais e nacionais. O equipamento ficará, no entanto, disponível para apoio a outros eventos náuticos.

Fonte: O Mirante

Sem comentários:

Gambuzinos - O Melhor de Portugal está aqui!