"Foi o melhor festival de chocolate feito até hoje". Foi desta forma que Vítor Nunes, director artístico do evento se referiu à oitava edição, que decorreu entre os dias 4 e 14 de Março e que, de acordo com a organização, levou cerca de 200 mil pessoas a Óbidos.
O responsável destacou o talento, a criatividade e a elevada qualidade dos participantes e das esculturas de chocolate apresentadas, este ano subordinadas ao tema das "Maravilhas do Mundo". "São seis esculturas do mesmo nível de trabalho. O grupo desenvolveu-se e fez as coisas de forma mais profissional", realçou.
O responsável destacou o talento, a criatividade e a elevada qualidade dos participantes e das esculturas de chocolate apresentadas, este ano subordinadas ao tema das "Maravilhas do Mundo". "São seis esculturas do mesmo nível de trabalho. O grupo desenvolveu-se e fez as coisas de forma mais profissional", realçou.
Vítor Nunes fez ainda notar que "não há em Portugal nenhum outro evento que atraia tanta gente", destacando que a área do chocolate está a ter um crescimento lento em Portugal, mas que Óbidos tem sido um veículo de excelência de divulgação deste produto.
Este ano esteve também em destaque a área da culinária, com a presença de vários chefes de cozinha a trabalhar o chocolate, tanto no evento, como depois nos restaurantes do concelho. "Houve uma variedade de oferta muito maior", disse, realçando ainda o facto deste ano o evento ter extravasado a muralha, ficando valorizado com a vista para a várzea da rainha.
Outra das novidades foi a participação de um estilista de renome a participar na passagem de modelos em chocolate. O espectáculo, que decorreu no passado dia 12 de Março, contou com a presença de Augustus que desenhou quatro fatos com aplicações de flores em chocolate branco e negro.
O estilista mostrou-se "honrado" em participar neste concurso "deveras interessante", que lhe permitiu responder a mais um desafio, trabalhar com chocolate. Depois de já ter feito desfiles em aviões e barcos, Augustus deixou a possibilidade de vir a apresentar as suas colecções em Óbidos.
A passagem de modelos foi apresentada por Carla Matadinho que, no final, desfilou com o fato vencedor do concurso, um vestido comprido de chocolate inspirado na estrutura e nos blocos de pedra da Pirâmide de Gizé. Durante a apresentação a manequim foi também alvo de atenção ao dizer algumas gaffes, como referir-se ao Coliseu do Egipto em vez do Coliseu de Roma, não saber distinguir miligramas de quilos ou dizer que o vestido era composto por "trunfas" em vez de trufas.
O festival de chocolate terminou no domingo, dia em que o presidente da Câmara teve mesmo que pedir às pessoas que pensavam em dirigir-se a Óbidos, que esperassem pelo próximo ano para visitar o evento. "Tivemos cerca de três mil pessoas a entrar, por hora, desde manhã", estimou José Parreira, administrador da Óbidos Patrimonium, empresa municipal que organizou o evento.
Apesar da forte adesão dos últimos dias (em que o tempo melhorou significativamente) o responsável disse que não se justificava alargar o número de dias do evento. Contudo, a organização equaciona repensar o modelo dos eventos, dado que a concentração de público regista-se ao fim-de-semana. "Nos próximos eventos pode haver mais fins-de-semana de duração, mas com menos dias de semana abertos", exemplificou.
José Parreira destacou ainda que os objectivos desta oitava edição foram "claramente atingidos", apesar de um inicio "mais calmo", devido ao mau tempo.
O Festival de Chocolate vai continuar a realizar-se antes da primavera e tem, de acordo com José Parreira "uma função económica muito importante também para a região", destacando o aumento na ocupação dos hotéis.
A equipa já se encontra a trabalhar na edição de 2011, onde além dos concursos, vai continuar a apostar no cake design e na gastronomia criativa. Para além disso, "temos que inventar coisas novas", garante o responsável.
Óbidos vai ter um Chocolate Lounge a partir de Setembro
"Depois do verão vamos ter um local onde se vai comer um dos melhores chocolates do país". Esta a garantia deixada pelo presidente da Câmara de Óbidos, Telmo Faria, no final do festival do chocolate. O Chocolate Lounge deverá abrir em Setembro, no rés-do-chão do museu municipal e pretende ser um espaço onde é possível encontrar diversos tipos de chocolate, mas também as pessoas "podem aprender ou relaxar bebendo um bom chocolate quente", explicou o autarca.
Este projecto visa afirmar o desenvolvimento do chocolate dentro de Óbidos, com a criação de uma marca própria. A autarquia tem vindo a trabalhar a especificidade e qualidade do produto com a marca Valrhrona. "Esta entrada da marca no festival faz parte de um trabalho de cooperação [entre a empresa municipal e a empresa francesa] que achamos muito positivo porque vai ajudar a fortalecer o turismo em Óbidos", defendeu.
A autarquia continua a querer fazer uma fábrica de chocolate, mas antes necessitam de ter alguma investigação e a formação desenvolvida. "Numa primeira fase começamos a ter uma pequena produção local e apoio técnico muito maior para depois irmos, gradualmente, construindo o nosso saber técnico", afirmou Telmo Faria, destacando que têm que ser feitos testes de mercado, para terem uma ideia do que podem construir.
"Acredito que Óbidos vai ser um dos sítios com chocolate mais interessantes do país", disse o autarca, acrescentando que este projecto irá ser mais um pretexto de visita ao centro histórico e permitirá tirar mais partido do trabalho de oito anos no chocolate através do festival.
"Vamos estimular o chocolate o ano inteiro e ter um ponto alto com a realização do festival", concluiu o autarca.
Vencedores dos concursos
Concurso de Esculturas de Chocolate
Elegância da Escultura - Taj Mahal (Chefes: Américo Alexandre, Hélder Silva
e Vítor Amaral)
Harmonia da Escultura - Petra (Chefes Bruno Ferreira, Ricardo Carvalho e
Américo Luís)
Expressão Figural da Escultura - Chichen Itza (Chefes Alice Coelho, Patrício
Concalli e Guilherme Silva)
Rigor Histórico da Escultura - O Coliseu de Roma (Chefes Angelita Pinto,
Vitorino Baptista, Manuel Santos e Rafael Gomes)
Criatividade e Dificuldade da Escultura - Castelo de Guimarães (Chefes
Eurico Ferreira, Paulo Nunes, M. Fátima Sá e Henrique M. Leitão).
Estética da Escultura - A Muralha da China (Chefes Jorge Silva, Alexander
Efimov, Gonçalo Ferreira e André Leandro)
Concurso de Montras de Chocolate
Pastelaria Barca Doce
Concurso Internacional de Receitas de Chocolate
1º Prémio - João Pereira, Portugal
Receita: Creme de Pêra e Foie Gras em Esfera de Chocolate
2º Prémio - Karin Hornberger, Alemanha
Receita: Mil-Folhas de Chocolate com Molho de Manga
3º Prémio - Stephen Evetts, EUA
Receita: Fatia de Chocolate com Caramelo Baunilhado e Geleia de Chocolate Branco em Esfera de Chocolate a 69%
Concurso Chocolatier Português do Ano 2010
Filipe Martins
Concurso Ourives de Chocolate
Alves e Carlos
Fonte do texto e imagem: Gazeta das Caldas
Sem comentários:
Enviar um comentário