20 fevereiro 2010

Tasquinhas Rio Maior 2010

A 25ª edição da Feira das Tasquinhas de Rio Maior irá decorrer de 26 de Fevereiro a 7 de Março, no Pavilhão Multiusos.

As Tasquinhas são um festival gastronómico, promovido pela Câmara Municipal de Rio Maior, desde 1986. Realizam-se, anualmente, no Pavilhão Multiusos, espaço coberto próprio, requalificado em 2001, com cerca de quinze mil metros quadrados.

"O festival deve ser entendido num contexto de revitalização dos costumes e registos históricos, onde a mostra culinária constitui uma forma de perpetuar a identidade e originalidade do concelho, das suas gentes e dos seus elementos próprios", refere a Autarquia.

O certame distingue-se pelo facto de ser constituído pelas colectividades do concelho de Rio Maior, geridas por voluntários, não profissionais do ramo da restauração, o que lhe confere um carácter muito próprio.

Para além das colectividades riomaiorenses, normalmente são convidadas entidades de outros concelhos do país, como é o caso de Cantanhede (concelho geminado), e as Regiões de Turismo do Algarve, Oeste e Marão. Também as regiões autónomas têm marcado presença com uma tasquinha dos Açores.

O festival conta, igualmente, com mostra de artesanato e actividades económicas e com mostra de doçaria e licores artesanais de várias regiões do país (Alentejo, Caldas da Rainha, Bragança, Aveiro, Ovar, Algarve, Setúbal, etc.,).

Como resultado do empenho, criatividade e orgulho que todos os riomaiorenses lhe conferem, a Feira das Tasquinhas obteve em 2006 a "Declaração de Interesse para o Turismo", emitida pela DGT (Direcção Geral de Turismo). A marca "Tasquinhas" é já ela própria uma marca registada.

Na organização do certame, a Câmara Municipal de Rio Maior conta com a colaboração da Associação Empresarial do Concelho.

Fonte: Correio do Ribatejo

Sem comentários:

Gambuzinos - O Melhor de Portugal está aqui!