18 fevereiro 2010

Festa das Amendoeiras em Flor

A festa das Amendoeiras em Flor a decorrer no Douro Superior até 14 de Março é um excelente pretexto para visitar Trás-os-Montes, já que, a par do espectáculo proporcionado pela beleza da paisagem, os municípios de Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa apostam numa forte programação cultural.

Os municípios do Douro Superior antecipam a chegada da Primavera com vários eventos que celebram o “Douro em Flor”, como concertos, festivais, feiras temáticas, exposições e mostras regionais, passeios pedestres ou de bicicleta e animações de rua.

Em Mogadouro todos os fins-de-semana de 13 de Fevereiro a 14 de Março, vai realiza-se a XVI Feira Franca dos Produtos da Terra. Um certame que apresenta os produtos típicos do concelho confeccionados segundo os saberes tradicionais. Aqui encontrará os irresistíveis enchidos, doçaria tradicional, mel, azeite, pão, folares e até artesanato. A vila recebe ainda, de 13 a 21 de Fevereiro, o III Festival Gastronómico “Sabores de Mogadouro – Bulho com Cascas”, um famoso prato da gastronomia mirandesa. Uma espécie de enchido com cascas resultantes da secagem das vagens dos feijões cortadas e postas ao sol. Para visualizar o programa em Mogadouro, clique aqui!

Em Vila Nova de Foz Côa, para o próximo sábado, dia 20, estão programadas diversas iniciativas como a Montaria ao Javali em Vale Meão, a concentração de Motards na Pista de Autocross, o torneio de Futebol de Veteranos e ainda o XV Festival de Musica Tradicional na Praça do Município, às 21:30. Já no domingo está prevista uma oficina de arqueologia, o III Passeio de Motos TT & Concentração de Motards, um passeio pedestre em Mós, e a IV Feira de Produtos Regionais de S. Martinho em Seixas. Na Praça do Município realiza-se o Festival de Música Infantil pelas 15:00 e à noite pelas 22:30 sobe ao palco a fadista Ana Moura. Durante esta festa poderá ainda ouvir Rouxinol Faduncho, sábado 27 e Emanuel a 7 de Março.

Em Freixo de Espada à Cinta a partir de 27 Fevereiro realiza-se a XII Feira Transfronteiriça das Arribas do Douro e a V Festa dos Gostos e Saberes. São três três fins-de-semana preenchidos com o melhor do artesanato regional e ibérico.


A CP vai retomar, a partir de 27 de Fevereiro e durante todos os sábados até 27 de Março, a tradicional viagem da Rota das Amendoeiras, que permite viajar por percursos únicos em comboios especiais, no percurso Porto-Campanhã/ Pocinho e volta, sendo o percurso ferroviário complementado com três circuitos rodoviários à escolha.

Já em Moncorvo está em destaque está a XXIV Feira de Artesanato (de 20 a 28 de Fevereiro) e a já conhecida VII Feira dos Produtos da Terra e Stocks, que decorre de 4 a 7 de Março.

Contactos
Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta
Telefone: 00351 279 653 480
E-mail: postoturismo@cm-freixoespadacinta.pt

Câmara Municipal de Torre de Moncorvo
Largo do Castelo
5160-267 Torre de Moncorvo
Telefone: (+351) 279 200 220
Fax: (+351) 279 200 240
E-Mail: geral@cm-moncorvo.pt

Sem comentários:

Gambuzinos - O Melhor de Portugal está aqui!