03 fevereiro 2011

Recorde de candidaturas do Turismo a fundos comunitários para empreendedorismo e inovação

É o maior número de sempre de candidaturas a financiamento comunitário para apoiar o empreendedorismo e a inovação nas empresas turísticas. Os dois concursos do Sistema de Incentivos à Inovação - lançados no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e que terminaram a 24 de Janeiro - acolheram 171 projectos turísticos, a maioria relativos a hotelaria ou alojamento.

No total, o investimento envolvido nestes projectos ascendeu a 555,76 milhões de euros, revelando o dinamismo das empresas e do sector turístico. A maior parte das candidaturas concentra-se em projectos de alojamento - 83% do investimento global -, cabendo o restante a investimentos nas áreas da animação turística. Na sua maioria (72%) as candidaturas identificaram-se inteiramente com os princípios de desenvolvimento estratégico do sector, tendo-se candidatado ao abrigo do Pólo de Competitividade e Tecnologia “Turismo 2015” (que harmoniza os critérios dos concursos do QREN com as prioridades de desenvolvimento do Plano Estratégico Nacional do Turismo - PENT). As empresas da Região Norte (69 candidaturas) e do Centro (44) apresentaram o maior número de candidaturas, correspondendo a cerca de dois terços do total. As empresas sedeadas no Alentejo apresentaram 33 candidaturas, as do Algarve 14 e as de Lisboa 11.

As potencialidades do novo modelo de desenvolvimento regional do Turismo foram também confirmadas nestes concursos, tendo as empresas dos Pólos de Desenvolvimento Turístico promovido um quarto das candidaturas. O Pólo do Douro lidera em candidaturas (16) e investimento (86,4 milhões de euros), seguindo-se os Pólos do Oeste (sete candidaturas), Leiria-Fátima (seis), Serra da Estrela (cinco), Alentejo Litoral (quatro) e Alqueva (três).

A atribuição destes apoios decorre em estreito alinhamento com os objectivos previstos pelo PENT, que prevêem o aumento do peso do Turismo na economia nacional pelo crescimento de turistas e de receitas, aumento e qualificação da capacidade instalada e qualificação da mão-de-obra e da oferta turística e hoteleira. Durante o período de candidaturas o Turismo de Portugal intensificou por todo o País as acções de divulgação dos mecanismos de acesso a fundos comunitários inseridos no Pólo de Competitividade “Turismo 2015”.

Todas as informações sobre novos concursos estarão disponíveis no portal do Turismo de Portugal na internet (www.turismodeportugal.pt),onde as candidaturas podem ser apresentadas em formulário electrónico.

Gamado,aqui

Sem comentários:

Gambuzinos - O Melhor de Portugal está aqui!