Junta de Freguesia pretende criar um roteiro turístico que envolva a Cascata da Cabreia, a Cascata da Fílveda e a bacia de Romezal
A Junta de Silva Escura, no concelho de Sever do Vouga, quer recuperar nove moinhos de água, localizados em três núcleos distintos da freguesia: Cascata da Cabreia, Cascata da Fílveda e bacia de Romezal.
Os moinhos encontram-se abandonados e assaltados pela vegetação selvagem que cobre o pouco que resta desses exemplares únicos da arquitectura hidráulica. Um cenário que a Junta de Freguesia quer alterar, através da sua reabilitação e posterior colocação em funcionamento, salvaguardando, uma deste modo, importante referência colectiva de uma região, pródiga em recantos de rara beleza como a Cascata da Cabreia, a Quinta do Engenho, em Romezal, e a Cascata da Fílveda que têm vindo a ser objecto de importantes obras de beneficiação.
Para esta recuperação, a Junta de Freguesia, liderada pelo socialista Fernando Oliveira, conta com o apoio da Câmara Municipal de Sever do Vouga e da ADRIMAG, no âmbito do PRODEP. Após a conclusão dos trabalhos de recuperação dos moinhos, a autarquia silvaescurense pretende integrar os antigos engenhos num roteiro que permita um contacto directo e permanente com a ruralidade.
Fonte: Diário de Aveiro
Sem comentários:
Enviar um comentário