O Governo atribuiu hoje 435 883 euros à Câmara Municipal de Ourém para beneficiar as infra-estruturas da cidade de Fátima, que o papa Bento XVI visita na próxima semana.
O valor consta de dois acordos de colaboração firmados numa cerimónia que decorreu nos Paços do Concelho de Ourém e na qual estiveram os secretários de Estado do Turismo e da Administração Local.
Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Ourém, Paulo Fonseca, agradeceu o empenho do Governo neste apoio, realçando que a visita do chefe de Estado do Vaticano é importante para o concelho e para o país.
“Sua Santidade vem a Portugal porque vem a Fátima”, disse Paulo Fonseca, referindo que a cidade-santuário é uma “montra do país”, pelo que deve ter “infra-estruturas condignas de uma boa imagem”.
O autarca considerou que a cidade “precisa de uma revolução urbanística para poder evoluir”, para a qual pediu o apoio do Governo, defendendo mesmo “a construção de uma nova cidade que seja uma boa montra do país”.
Além da reconversão urbana de Fátima, Paulo Fonseca referiu que a aldeia de Aljustrel, onde nasceram os videntes, necessita de um “verdadeiro Polis (Programa de Requalificação Urbana e Valorização Ambiental de Cidades)”.
O presidente da Câmara afirmou que Aljustrel deve ser requalificada para que “possa transformar-se na aldeia que era em 1917, dotando-a naturalmente das infra-estruturas e da qualidade de vida que hoje são exigíveis”.
O acordo de colaboração com o Turismo de Portugal hoje assinado prevê um incentivo financeiro não reembolsável de 225 771 euros para beneficiar as infra-estruturas urbanas da cidade.
O segundo protocolo, com a Direcção Geral das Autarquias Locais e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, contempla um apoio até 210 112 euros, também para melhorar as infra-estruturas da cidade de Fátima no âmbito dos trabalhos de preparação da visita do papa.
O secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, destacou que se trata de “um apoio importante na requalificação das infra-estruturas de Fátima, sobretudo numa semana que antecede a visita” de Bento XVI, momento de “singular importância de comunicação” da realidade e identidade turísticas nacionais.
Já o secretário de Estado da Administração Local, José Junqueiro, referiu que o apoio sinaliza o agrado com que o Governo vê a visita do papa e reflecte a realização de “coisas úteis” que ficam para o futuro de Fátima e do concelho de Ourém.
Esta semana, a Câmara Municipal anunciou que prevê gastar meio milhão de euros na cidade de Fátima para a visita do papa.
Alcatroamento e sinalização de ruas, limpeza de terrenos que vão ser parques de estacionamento, num total 24, incluindo os do santuário, e arranjo de árvores que perturbam a iluminação são alguns dos trabalhos em curso.
A estes soma-se o aluguer de grades de protecção para ordenação do tráfego rodoviário - cerca de 4000, metade das quais emprestadas - ou de 58 casas de banho portáteis.
Fonte: O Mirante
Sem comentários:
Enviar um comentário