03 maio 2010
Presidente do Turismo de Portugal diz que sector é "a principal indústria nacional"
O presidente do Turismo de Portugal, Luís Patrão, apontou hoje o setor turístico como "a principal indústria nacional", destacando ser "o único" que, ao exportar, cria riqueza e emprego a nível interno.
"O turismo é o único que exporta mandando vir os compradores do exterior para o interior, para consumirem os seus produtos aqui, criando riqueza e emprego no território nacional".
Luís Patrão falava aos jornalistas à margem da conferência internacional "Gastronomia Mediterrânica: Um Tesouro de Gerações", que decorreu hoje em Évora.
Questionado sobre qual o contributo do turismo para ajudar o País a ultrapassar as dificuldades económicas, o responsável lembrou que a área "caminha a passos largos, se é que não pode já reivindicar essa condição", para ser "a principal indústria nacional".
"É talvez aquela área, só por si, identificado sector por sector, em que o ganho para o País é mais evidente e mais sentido", sublinhou.
Segundo Luís Patrão "o volume consolidado de negócios" do turismo em Portugal representa já "cerca de 7 mil milhões de euros anuais", podendo "claramente aumentar" sem requerer "um esforço extraordinário" de todos os envolvidos no sector.
O turismo nacional caracteriza-se por "dois terços de procura externa e um terço de procura interna", o que demonstra "bem o potencial" do sector, ao "trazer divisas, riqueza e desenvolvimento económico" para o País.
Nesse âmbito, afirmou, o produto turístico que engloba a gastronomia e os vinhos ainda pode ser melhor trabalhado, para atingir o profissionalismo já existente na hotelaria.
Quando este "puder ser transferido também para a generalidade da restauração, para que a qualidade média do serviço atinja níveis ainda mais elevados de prestação, estaremos em condições de retirar mais benefícios do turismo", para "atrair mais turistas externos", sustentou.
A conferência em Évora, com especialistas nacionais e internacionais, insere-se na iniciativa "Alentejo das Gastronomias Mediterrânicas", que decorre até domingo na cidade alentejana.
Centrado na promoção das potencialidades da gastronomia tradicional e dos vinhos da região, o evento integra também workshops, conversas temáticas, aulas de culinária, demonstrações e jantares com chefes de cozinha, assim como a Semana das Comidas de Azeite.
O presidente do Turismo de Portugal classificou o Alentejo como "uma das duas regiões do País, juntamente com o Norte, que têm na gastronomia e nos vinhos um dos seus produtos de excelência".
E, para incrementar a sua importância turística, salientou que a região deve, em primeiro lugar, trabalhar para melhorar o produto e, em segundo lugar, na sua promoção.
"Quando nos sentamos à mesa de um restaurante e escolhemos um prato, é desejável que possa estar algo explicado ou desenvolvido nas ementas", exemplificou, defendendo ainda a existência de "interacção entre quem serve e quem é servido" para dar ao produto gastronómico "a dimensão de uma verdadeira experiência cultural".
Fonte: Oje
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