A II edição do festival internacional de folclore do concelho de Almeirim já arrancou oficialmente, depois da recepção aos grupos estrangeiros participantes, realizada hoje à tarde no salão nobre dos paços do concelho.
Bulgária, Escócia, Lituânia, Polónia, Grécia, Turquia e Ucrânia (estes dois ainda com presença confirmada já depois da apresentação oficial) são os sete países participantes “neste grande encontro de culturas e tradições”, conforme sublinhou Ricardo Casebre, presidente do Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo, responsável pela organização deste festival.
As restrições no espaço aéreo europeu impostas pela nuvem islandesa ainda ameaçou provocar a desistência de alguns agrupamentos, mas todos vão estar presentes.
Apesar da ausência na abertura, ucranianos e búlgaros chegam ainda na quinta-feira, ao passo que os gregos são esperados na sexta-feira, ainda a tempo de participar na maioria das actividades do festival, que, a exemplo do que aconteceu na primeira edição, se vai espalhar pelas quatro freguesias do concelho de Almeirim, com muita música, oficinas de dança e espectáculos.
“Este festival é uma marca da defesa da nossa cultura e do nosso folclore, que estava carente de um evento com esta dimensão e este significado”, afirmou Ricardo Casebre, agradecendo o empenho de todos os ranchos folclóricos do concelho de Almeirim, que são parceiros na organização do evento.
Sousa Gomes, presidente da autarquia, aproveitou a oportunidade para, com a ajuda de uma tradutora, dirigir-se em inglês aos agrupamentos participantes para lhes desejar uma óptima estadia e convidá-los a descobrir a gastronomia típica e os produtos regionais, que dão fama ao concelho por todo o país.
Fonte: O Ribatejo
Sem comentários:
Enviar um comentário