Os portugueses estão a fazer mais férias este ano, sobretudo durante o período da Páscoa. E procuram viajar sem gastar muito dinheiro. As escolhas recaem nas promoções, nas viagens low cost e nos destinos de baixo custo. Mas, para já, os empresários do sector estão cautelosos quanto ao futuro.
As agências de viagem procuraram dar resposta às necessidades dos portugueses, não só em termos de promoção de destinos mais acessíveis como de pacotes com uma duração mais pequena da viagem. "Esta Páscoa vendeu- -se tudo o que havia para vender", refere João Passos, da Associação Portuguesa de Agências de Viagens (APVT).
Os dados do primeiro trimestre de 2010 indicam que os consumidores nacionais estão a viajar mais que no ano passado. "Em 2009, as vendas começaram a cair a seguir ao período da Páscoa, que se acentuou com a situação económica de crise mundial e do próprio País, e só agora começaram a recuperar. Há indicadores de que houve um aumento de viagens das transportadoras aéreas em Janeiro, Fevereiro e Março", refere João Passos.
Aquele dirigente é, no entanto, cauteloso sobre o aumento da procura pelas viagens e destinos turísticos: "É uma recuperação lenta e que pode ser vista como um sinal positivo. Acredito que seja um aumento de dois por cento, mas ainda não temos um número definitivo para avaliar."
O DN confirmou aquele aumento junto de algumas agências turísticas. A ES Viagens, do Grupo Espírito Santo, regista uma subida entre 5% e 10%, consoante os destinos, confirmando que os mais baratos são os mais procurados. No País, os portugueses preferem não percorrer muitos quilómetros e demonstram estar mais virados para o descanso em hotéis. As estadas de dois ou três dias lideram as escolhas nacionais.
"Os clientes habituais procuram escapadinhas de fim-de-semana, querem descansar, mas acabam por deixar tudo para a última hora", diz Rafael Silva, técnico de turismo da Capital Tour, em Viseu.
Há quem tenha feito a escolha por motivos solidários e opte pela Madeira. "Os destinos da Madeira e Açores estão esgotados", diz Alberto Machado, responsável pela comunicação da Agência Abreu. Ao acto solidário está, também, subjacente o interesse pelos destinos mais próximos.
"Milhares de portugueses estão a reforçar o turismo de proximidade: o interno, na Espanha e ainda nas cidades europeias", explica Alberto Machado. E este ano a pérola do oceano está a ser Cabo Verde, seguido de destinos como Caraíbas, Brasil, Paris, México e República Dominicana.
"A preocupação das pessoas é aproveitar as promoções para gastar menos dinheiro", explica Marta do Céu Barros, técnica da Sagres Viagens.
Fonte do texto e da imagem: Diário de Notícias Portugal
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