A Junta da Extremadura está a promover um estudo naquela região espanhola, no Alentejo e na Beira Interior para criar um plano de desenvolvimento transfronteiriço nas áreas do turismo rural, lazer e gastronomia.
Segundo Javier Sánchez, da Consulting y Gestión, empresa responsável pela coordenação do plano, o objetivo é fazer um diagnóstico dos principais problemas e desafios nos três setores para identificar as melhores medidas de potenciar a economia naquelas regiões.
"Os problemas nestes setores na Extremadura são os mesmos do Alentejo - não há um verdadeiro turismo rural, por exemplo. A única diferença é administrativa (a Extremadura tem um governo autónomo), portanto faz todo o sentido fazer uma promoção conjunta", disse hoje à Lusa.
"Queremos com este estudo ter medidas para ajudar os políticos a tomar as melhores decisões, em função da realidade", acrescentou o responsável.
O trabalho começou há cerca de dois meses, com a distribuição de mais de 600 questionários dos dois lados da fronteira, junto de entidades públicas e agentes que operam no meio rural, nos quais se pergunta, por exemplo, se o turismo rural poderá ser uma mais-valia para as explorações agrícolas e que recursos estão a ser explorados da melhor forma.
Estão também a decorrer entrevistas presenciais e hoje decorre o primeiro de três encontros de profissionais dos setores em causa.
Após este período de recolha de informações e debate, Javier Sánchez espera ter um primeiro documento em meados de junho.
A análise está integrada no Projeto DEMETER, que pertence ao Programa Operativo de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal, no valor de dois milhões de euros e cofinanciado em 75 por cento por fundos comunitários.
Fonte: Jornal i
Sem comentários:
Enviar um comentário