De acordo com um estudo do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT) que pretende avaliar o grau de satisfação dos turistas internos face ao destino escolhido para as férias do ano passado, os portugueses que ficaram pelo país em 2009 mostraram-se, na grande maioria, satisfeitos com o destino escolhido e oferta de serviços.
A qualidade e diversidade da rede de transportes, a simpatia dos colaboradores do alojamento e a segurança são os atributos mais valorizados pelo turista interno. Numa escala de 0 a 10, a satisfação média destes aspectos varia entre os 8,47 (segurança) e os 8,90 (transportes). No extremo oposto encontra-se a animação nocturna e a qualidade dos serviços prestados pelos restaurantes. Aqui, a avaliação, ainda que francamente positiva, fica-se pelos 7,45 e 7,92, respectivamente.
O estudo abrangeu ainda as intenções para as férias em 2010. A maioria (54,9 por cento) prevê passá-las fora de casa. Cerca de 40 por cento dos turistas que em 2009 “saíram para fora cá dentro” planeia ficar por casa este ano. Os meses de Verão, em especial Agosto (51,4 por cento) e Julho (20,6 por cento), são os que concentram as preferências de quem já decidiu fazer férias em 2010.
Fonte: Jornal i
Sem comentários:
Enviar um comentário