06 março 2010

Turismo do Algarve: Agência de Energia defende Algarve para região piloto de carros elétricos

 Transformar o Algarve na região piloto para uso de carros elétricos com postos de carregamento nos municípios e hotéis é o desafio que a Agência Regional de Energia do Algarve (AREAL) lança aos autarcas para o futuro.

"Ao fim de tantos anos, o setor dos transportes no Algarve continua pobre", lamentou o diretor da Agência Regional de Energia do Algarve (AREAL), José Martins de Oliveira, durante a Conferência Internacional "Energias Renováveis e Turismo Sustentável", que está a decorrer hoje à tarde no Hotel Santa Eulália em Albufeira.
Segundo o diretor da AREAL, "o Algarve tem todas as condições para ser a região piloto e levar a cabo um ensaio para o uso do carro elétrico, com postos de carregamento", uma experiência ecológica que no futuro poderia ajudar a região a poupar energia e até a captar outros nichos de turistas.

José Martins de Oliveira recorda que o gasto de combustíveis no Algarve é superior à média europeia por não haver transportes públicos alternativos ao automóvel.

Para combater o uso do automóvel privado, o diretor da AREAL desafiou as 16 autarquias algarvias a unirem-se para a construção de uma rede de carregamentos de eletricidade.

"Os problemas que se colocam hoje no carro elétrico são os carregamentos (a rede de carga) e a duração das baterias, já não é a tecnologia que entrava", observou o engenheiro, reiterando que o Algarve tem condições para lançar a experiência piloto, assegurando um determinado número de postos de carregamento, nomeadamente nos hotéis.

Em declarações à Lusa, o autarca de Monchique, Rui André, mostrou-se entusiasmado com a proposta, embora a implementação teria de ser "gradual".

O diretor geral da Agência de Energia Regional do Algarve sublinhou ainda que é sobre os municípios que recai um "papel fulcral na luta para diminuir consumo" e alertou que devem ser as autarquias a dar "exemplo de boas práticas ao nível da utilização de energia" à população.

Para o responsável da AREAL, a experiência piloto do uso de carros elétricos no Algarve teria também "efeitos positivos" no setor turístico.

"Mesmo ao nível do turismo, poderia ser uma bandeira para o setor que poderia trazer retorno financeiro e transmitiria uma imagem de região amiga do ambiente", acrescentou.

O deputado da Assembleia da República, José Eduardo Martins, recordou na conferência internacional que Portugal, até 2020, iria necessitar de mais 20 por cento de energia do que atualmente gasta.

José Eduardo Martins, vice-presidente do grupo parlamentar do PSD, defendeu que para fazer melhores políticas ambientais e para acabar com o desperdício o caminho passaria por dar o "valor justo" à eletricidade, à água ou ao tratamento do lixo, ou seja aumentar o custo das energias.

A conferência internacional "Energias Renováveis e Turismo Sustentável" foi promovida pelo PSD/Algarve, Grupo Europeu do PSD e o Partido Popular Europeu.

Fonte: Jornal i
Fonte da Image: http://areal-energia.pt/site/

Sem comentários:

Gambuzinos - O Melhor de Portugal está aqui!