A tendência mundial da construção de marca está toda orientada para o lucro e a distancia entre as empresas e os consumidores cada vez é maior, porque só vem números e não pessoas.
Por esta razão, a lealdade pela marca está a morrer, a concorrência é feroz e as empresas para sobreviver esqueceram da parte mais importante da sua empresa, os seus clientes. Podem pensar, isto na teoria é muito bonito mas na pratica isto não acontece....
Pois estão enganados...
Existem empresas no mundo que praticam uma atenção especial aos seus clientes, por exemplo, a Zappos é uma empresa que vende todo o tipo de sapatos online, tem uma politicas de devoluções de 365 dias e se não tiverem o produto que o utilizador procura indica uma solução ao utilizador mesmo que seja num dos seus concorrentes, mas o utilizador fica sempre com uma resposta. Esta como outras estratégias desta empresa, inspiraram milhões de consumidores e algumas empresas em todo mundo estão voltar aos conceitos iniciais do apoio ao consumidor de "mini-mercado" onde toda gente se conhece e os clientes são tratados como pessoas singulares com necessidades próprias e gostos diferentes.
Para conhecerem melhor a Zappos, cliquem aqui.
As empresas tem que ter uma nova abordagem e não podem só se concentrar na parte monetária, sim é importante, mas a mercado cada vez muda mais rapidamente e o consumidor está cansado, zangado e farto de ser iludido com promessas politicas elaboradas por Executivos, só se preocupam com números.
As marcas turísticas são autênticas oportunidades....... Temos que inovar na forma como divulgamos o nosso país... Vamos começar pelas pessoas e partilhar experiências .... Temos que apostar no que de melhor há em Portugal ... Não criamos marcas mas partilhamos dias, eventos, sensações, alegrias, tristezas, derrotas e vitorias,ou seja, um momento de cada vez.
Portugal deveria diferenciar-se não pelas marcas, nem pelo o sol, nem pela serra e nem pela planície mas sim pelas pessoas, pela história dos lugares e pelas partilhas de emoções e experiências de vida, pelo gosto da comida, pela qualidade da bebida e singularidade dos produtos portugueses.
O Consumo vai continuar a subir mas o consumo não vai ser orientado por marcas com consumidores leais a marcas.
Vamos partilhar Portugal e os seus produtos para que sejam reconhecidos, não pelo stand que viram numa feira ou um cartaz que viram numa montra mas pelas experiências..... assim devemos, todos partilhar eventos, informar amigos, criar elos de ligação com a população portuguesa, mostrar como Portugal lá fora mas com origem interna.
Como?
Divulga o que melhor se passa na tua terra, divulga os produtos e eventos da tua terra, faz um tweet, faz um post, partilha nas redes sociais, manda um sms, envia um email, aposta no que conheces melhor.....
Parte para conhecer o País...... e cria valor para ti e para todos que fizestes uma partilha turística.
Sem comentários:
Enviar um comentário