19 março 2010

Guimarães lança concurso para criação da imagem de candidatura a Capital Europeia da Cultura

A Fundação Cidade de Guimarães, em colaboração com o Centro Português de Design enquanto entidade organizadora, promove um concurso público dirigido a designers da área de comunicação/gráfica com o objecto de criar a imagem e respectivas aplicações para a Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura.

Segundo explica em comunicado, com esta iniciativa “a Fundação pretende, através de uma forte dinâmica de envolvimento, criar uma marca que, servindo de suporte à comunicação de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura e transmitindo os seus valores e princípios, reúna todas as condições para ser vivida e facilmente apropriada por todos os vimaranenses e instituições locais”. Além disso, em simultâneo com a criação da imagem gráfica, será criada também a mascote da Capital Europeia da Cultura.

A opção por este formato justifica-se pela experiência e know-how que o Centro Português de Design possui na organização de iniciativas desta natureza, aliados à sua vasta actividade de interface entre os “parceiros do design”, nomeadamente designers, escolas, empresas, e instituições diversas.

O Concurso vai desenvolver-se em três fases, avança a Fundação. “Partindo da análise curricular e portfolio de todos os concorrentes, serão seleccionados no máximo dez designers / gabinetes de design, os quais deverão apresentar no máximo duas propostas de conceito”, conta. “Desta análise serão seleccionados, por uma Comissão Técnica, no máximo cinco concorrentes, os quais deverão apresentar propostas concretas do conceito em diferentes peças de comunicação”. O vencedor do concurso, ao qual será atribuído um prémio liquido no montante de dez mil euros, será seleccionado pelo júri constituído para o efeito e do qual farão parte um elemento em representação do Centro Português de Design, três designers convidados e três elementos da Fundação Cidade de Guimarães, explica a Fundação.

O regulamento estará disponível no sítio do CPD, www.cpd.pt, sendo esta a entidade responsável por todos os esclarecimentos relativos ao Concurso.

De acordo com Cristina de Azevedo, presidente da Fundação Cidade de Guimarães, este concurso “trata-se de um importante passo na concretização da estratégia de desenvolvimento e implementação do projecto Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, para o qual se espera captar o interesse e envolvimento generalizado”. Segundo adianta a responsável “pretende-se que esta marca contribua não só para a consistente e eficaz divulgação desta iniciativa, como venha a alavancar, após o evento, a marca Guimarães, símbolo de uma cidade enquanto importante pólo cultural e económico da região e do país.”

Fonte: Briefing

Sem comentários:

Gambuzinos - O Melhor de Portugal está aqui!