06 fevereiro 2010

Turismo em Portugal

 Portugal sempre se mostrou como um dos destinos turísticos mais seguros da Europa. Se apesar de até 1974 o país ter sofrido com o seu regime ditatorial, após esta data o turismo em terras portuguesas cresceu imenso.

Lisboa e Cascais foram os pólos iniciais do turismo, aos quais se juntaram mais tarde a Ilha da Madeira e o Algarve; actualmente todo o país goza de um prestígio em todo o mundo.

Hoje em dia, mais de 16 milhões de turistas anuais percorrem os cerca de 1000 quilómetros de costa, visitam os inúmeros locais considerados Património da Humanidade, cruzam as Planícies do Alentejo, escalam a Serra da Estrela, sobem o Rio Douro, mergulham nas praias do Algarve e da ilha do Porto Santo, encantam-se nos Açores mas Portugal tem mais para mostrar aos seus turistas que os 1000 km de costa, tem o interior, tem o espaço rural, tem Portugal por descobrir.

Actualmente, o Algarve, a região de Lisboa, Cascais e Sintra, a Madeira, e o Porto lideram o ranking de destinos nacionais. Mas a grande aposta passa por melhorar os investimentos no mundo rural. 

O Algarve é um dos principais destinos de férias, durante todo o ano, dos países nórdicos e do Reino Unido. Vilamoura (o maior complexo turístico da Europa), Portimão, Albufeira e Faro são o centro da actividade algarvia.

Ao passo que os portugueses elegem a Espanha, Brasil, Cuba, Tailândia, México, Itália, Marrocos, Moçambique, Tunísia, Cabo Verde ou a República Dominicana como seus destinos principais,  O principal destino para os Portugueses deveria ser Portugal mas os objectivos das campanhas para divulgação turística são quase todas direccionadas para os mercados estrangeiros e o mercado nacional é esquecido, o povo português tem muito para conhecer cá dentro para puder transmitir lá para fora.   

Portugal é escolhido, preferencialmente, por turistas oriundos do Reino Unido, Irlanda, Países Baixos, Dinamarca, Suécia, Noruega, Itália, Bélgica, Alemanha, Suíça, França, Espanha e um número cada vez maior turistas da Rússia, Polónia, Estados Unidos da América, Canadá, Países Bálticos, República Checa, Hungria, Japão e China.

Cultura, sol, praias, diversão, natureza, história e gastronomia eram os pontos fortes do turismo português, mas mais....muito mais mas com o tempo chegamos lá.

O turismo é um dos mais importantes sectores da economia portuguesa, representando cerca de 8% do PIB, vamos lá ver que conseguimos subir isto!!


Sem comentários:

Gambuzinos - O Melhor de Portugal está aqui!